As entregas de e-commerce, de todas as modalidades de frete, têm suas vantagens e desvantagens. O que podemos dizer é que o comércio eletrônico demanda algumas especificidades quando o assunto é entrega, tais como:
Em um mercado tão competitivo quanto o do comércio eletrônico, a excelência no serviço de entrega é capaz de ampliar a vantagem frente aos concorrentes e impulsionar muitas vendas. Definir bem os modos de envio de mercadorias, ou seja, as tão esperadas entregas, é uma estratégia que precisa ser bem planejada em sua loja virtual. Isso porque ela pode ser responsável pelo sucesso ou fracasso do seu negócio.
Quando bem esta ação é bem executada, pode gerar melhores experiências de compra, fidelizar clientes e criar uma imagem positiva, que é tudo o que um e-commerce almeja.
Porém, caso contrário, a entrega pode atrasar, a embalagem ser violada e o produto chegar danificado, causando uma má experiência ao cliente,como consequência ele não compra mais em seu e-commerce e, para piorar, ainda espalha a notícia nas redes sociais, fazendo com que você perca mais clientes e manche o nome do seu negócio.
Diante disso, percebe como as entregas rápidas de e-commerce são importantes?
Acompanhe neste conteúdo qual é a melhor alternativa para seu negócio!
Leia também: O que uma má gestão logística pode causar?
São muitos os desafios do e-commerce quando o assunto são as entregas. Diante de tantos desafios, como estradas que atrasam entregas, uma das opções para a otimização desse quesito está em utilizar os serviços de uma empresa de entregas rápidas, dentro das opção há o “Same Day Delivery” (SDD), que em português significa “Entrega no Mesmo Dia”.
Este conceito, SDD, já é utilizado por grandes lojas norte-americanas como a Amazon e o Walmart, e é uma alternativa para quem tem e-commerce tamanho médio e está em pleno estado de crescimento.
Same Day Delivery - Entrega Rápida - funciona basicamente da seguinte forma:
Por outro lado, a partir do fato de que carrinhos abandonados apontam que um dos principais motivos para que haja desistência da negociação acontece devido ao tempo de entrega previsto pelo e-commerce, a terceirização de logística, que é o serviço de entrega com acompanhamento, gerenciamento e rastreio feito por uma empresa especializada, torna-se a melhor opção para entrega rápida de e-commerce, principalmente em tempos de crise econômica. O principal objetivo da terceirização de logística é aumentar a eficiência e a eficácia das práticas de negócios na cadeia de suprimentos. E assim, os efeitos em todos os âmbitos de logística serão manifestados.
Apesar de ser uma tendência cada vez maior no mercado, ainda está em processo de inserir adeptos no Brasil, trata-se de uma alternativa às mudanças bruscas que ocorreram no mercado globalizado: rapidez nas informações, aumento na demanda e oferta de produtos, entre outras. Ou seja, terceirizar logística representa uma adaptação vantajosa para a empresa que demanda outras atividades que certamente exige maior dedicação. O resultado disso é que ela ganha mais tempo e vantagem competitiva.
Além disso, o processo de logística possui alta relevância no desempenho das vendas online. Afinal, é exatamente o correto controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto que tornam um e-commerce bem avaliado por clientes.
A logística terceirizada consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.
É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).
Dessa forma, para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros logísticos que tenham valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa. Portanto, é uma relação que vai muito além de fornecer serviços. Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.
A entrega rápida de e-commerce deve ser umas das prioridades das empresas que almejam conquistar seus consumidores, além de, claro, desenvolverem um diferencial competitivo relevante diante do mercado virtual. Diante disso, reavalie suas estratégias logísticas e muito sucesso.
Uma coisa é certa: as ambições do seu negócio e suas competências internas vão determinar o tipo de solução que deve ser buscada no mercado. O uso inteligente da tecnologia e operação logística são os principais motivos críticos de sucesso para o e-commerce.
A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :)