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Qual a Logística para E-commerce eficiente para meu negócio

10.1.2020 16:05

Logística para ecommerce atua de modo a auxiliar no planejamento das melhores estratégias para entrega da mercadoria, controlar o estoque, armazenar e entregar dentro do prazo o produto de modo seguro. 


Antes de qualquer coisa, de novo queremos ressaltar que o processo de logística para e-commerce possui alta relevância no desempenho das vendas online. Afinal, é exatamente o controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto que tornam um e-commerce bem avaliado por clientes. 


Fazer compras online já é uma realidade que faz parte do cotidiano dos brasileiros, seja na aquisição de medicamentos, roupas ou até mesmo, mensalmente, os alimentos. Esses exemplos mostram que cada vez mais, as lojas físicas estão perdendo o público.


Porém, um novo problema se abre para os empresários de e-commerce, e ele está na dificuldade de entregar todas as demandas no tempo correto, sem causar prejuízos ou má experiências aos clientes, e ainda fidelizar aquele consumidor.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é que o e-commerce cresça cerca de 16% em 2019 e as vendas cheguem até R$ 79,9 bilhões no ano. Este dado é suficientemente importante para os pequenos e médios empreendedores, isso porque todos poderão ser atingidos por essa onda de crescimento. 


Vamos te mostrar como a logística para ecommerce como estratégia de marketing digital pode ser um caminho sólido para o sucesso de seu negócio. 


Leia também: Logística para E-commerce: Reduza Custos com Frete


Sabemos que atualmente, o consumidor, além de estar atento à entrega dos seus pedidos, também se preocupa com o estado que a encomenda chegou até à sua residência e sem dúvidas o tempo, ou seja, quantos dias levou para sair da empresa enviada. 


Caso a logística tenha atendido às suas expectativas, é possível que ele irá comprar novamente e é nesse momento que a terceirização da logística do seu e-commerce pode entrar como uma ótima opção. Os empresários, neste cenário, poderão focar no melhor gerenciamento das empresas, não precisando ficar centralmente responsáveis pelo armazenamento do produto, embalagem e entrega, funções que ficarão à cargo de empresa qualificada e especialista no ramo. Entenda a seguir mais como funciona esse novo recurso.

Logística para E-commerce: como criar um processo de entregas 

Tenha cuidado com a embalagem

Qual a Logística para E-commerce eficiente para meu negócio

O produto que seu e-commerce vender poderá percorrer um longo caminho até chegar às mãos do seu cliente. Nesse trajeto, passará por inúmeras pessoas nem sempre cuidadosas e será armazenado e transportado junto a outros objetos ‘’pesados’’.


Nesse sentido, tenha cuidado com a embalagem, pois essa terá a árdua missão de proteger a mercadoria até chegar ao cliente. Faça uso de plástico-bolha ou pedaços de isopor para preencher espaços vazios e use caixas reforçadas. Para lacrar, utilize fitas adesivas de boa qualidade. Muitos empreendedores querem economizar nesse processo e acabam falhando grave. 


Há o apelo ecológico, entretanto, evite reutilizar caixas, ainda mais se já estiverem gastas, pois vai prejudicar a imagem da empresa. Caso queira ser ecologicamente correto, prefira utilizar as que são feitas de fontes renováveis ou recicladas. Mas a dica é conscientizar seus clientes acerca do que está acontecendo com nosso planeta, que tal criar tutoriais na caixa de reutilização? 


Aproveite a compra de caixas e invista em uma personalização que vá aumentar a expectativa do cliente ao abrir o embrulho e as chances de compartilhar a sua experiência de compra. Não se esqueça que as redes sociais são os principais fóruns dos clientes modernos, onde eles trocam experiências de compra.

Jamais prometa o que não poderá cumprir

Prazos de entrega curtos tendem a ser mais atrativos e ajudam o cliente na tomada de decisão de finalizar a compra, porém tenha certeza de que conseguirá cumprir o prazo. O ideal é ter uma margem de segurança, caso ocorra um imprevisto.


Se atente às datas comemorativas — quando os sistemas de entrega ficam saturados — e ajuste os seus prazos, como no final do ano ou em caso de greve dos Correios. Nesse sentido, é melhor informar um prazo de entrega mais longo e surpreender de forma positiva o cliente do que não cumprir o prometido e gerar insatisfação.

Seja transparente

Se há algo pior do que a ocorrência de atrasos, aqui está a falta de transparência. A tentativa de inventar desculpas é péssima, pior ainda quando o cliente percebe isso. Portanto, caso tenha problemas no processo de entrega, mantenha o cliente informado dos motivos e das providências que estão sendo tomadas para que o impacto seja menor.


Com essa atitude, são grandes as chances de o cliente ficar satisfeito, mesmo com a ocorrência de problemas. O importante é fazer com que o cliente se coloque no seu lugar, de pessoa que erra. 


Não deixe de ler: Descubra quais são as melhores transportadoras para E-commerce

Logística para Ecommerce terceirizada

Como funciona a terceirização de logística

O trabalho em conjunto com uma empresa que possui profissionais com amplo conhecimento no seu negócio é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele.

A terceirização de logística para e-commerce está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque.  

Caso você seja dono de um e-commerce, de pequeno a grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito de buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora! 


Como já dissemos, uma empresa de logística de e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

Seria a terceirização a solução para o e-commerce?

Qual a Logística para E-commerce eficiente para meu negócio

Quando as demandas de um e-commerce aumentam isso significa que a empresa está indo bem na confiabilidade dos clientes e possivelmente na sua saúde financeira. Apostar na terceirização da logística do e-commerce é uma solução para as empresas que buscam em se concentrar mais no seu sucesso (algo cada vez mais importante) e também que se preocupam no cuidado do começo ao fim, da entrada do pedido à sua entrega. 

Nesse sentido, o e-commerce poderá ganhar muito mais prestígio, valor, com os seus clientes que já estão fidelizados e futuros,afinal, a tendência de um consumidor satisfeito é indicar a empresa para os seus amigos e familiares. Não se esqueça que com cada vez mais pessoas inseridas nas redes sociais, fica mais relevante estar alinhado com sua equipe para evitar e solucionar rapidamente os problemas. 


Esse pensamento constantemente é mais um segredo revelado por nós para o crescimento de seu negócio!


Pode até não parecer diretamente conectado, entretanto, oferecer ao seu cliente o máximo de informações possíveis, incluindo a localização e identificação do produto, comentários de outros clientes, informações sobre preço, frete e tempo de entrega, é digno de influenciar positivamente na cadeia logística do comércio eletrônico.


Não deixe de ler: Quer facilitar suas entregas de e-commerce? Esse conteúdo é seu!


O consumidor satisfeito tende a aumentar, por exemplo, as chances de que volte a comprar no seu e-commerce. Levando em consideração todos os históricos que já analisamos, a parte estrutural de um comércio eletrônico é um dos principais problemas enfrentados pelas empresas nacionais e internacionais.

Diante disso, antes de montar o seu e-commerce você deve estar atento com a estrutura de logística para que ligue-a à sua estratégia de marketing. Afinal, uma vez que haja uma falha nesse processo, o que pode ocorrer são atrasos na entrega, falta de controle do estoque e muitas reclamações dos clientes.

Logística para e-commerce com Pier 8

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão no e-commerce.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.


Portanto, estruture todo o processo de envio, mantenha um bom controle de estoque, faça parceria com os transportadores e crie embalagens resistentes, e você pode concentrar tudo isso com a gente!  


A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! 


Abraços :) 

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