Todos profissionais que lidam com gestão de marketing, certamente, ouvem muito sobre a importância da experiência do usuário (em inglês, User Experience – UX) para o sucesso de um negócio. No entanto, na logística, ela é tão importante quanto em outras seções de um negócio, como marketing e vendas. Um dos principais objetivos de qualquer gestor de negócio é a fidelização de um cliente. Isso porque a estratégia de fidelizar cliente gera muito mais resultados do que a de atrair um grande número de consumidores. Os clientes que são fiéis à marca, além de recorrerem sempre aos seus serviços, ainda os divulgam pelo mercado. Fidelizar clientes se torna ainda mais importante para as marcas. Poucas pessoas sabem, mas sim, é possível atingir esse objetivo por meio de um bom serviço logístico.
Percebendo a atenção que o negócio dá ao processo logístico (embalagem, entrega, etc.), os consumidores irão criar uma relação mais sólida e fidelizada com a marca, o que pode ajudá-la a se destacar no mercado.
Proporcionar uma experiência positiva e diferenciada aos clientes é uma das melhores e mais assertivas estratégias para fidelizá-los e promover o “marketing boca a boca”, que é aquele onde seu negócio ganha notoriedade pelo bom serviço e qualidade de produto. Nesse sentido, crescem as chances das pessoas falarem do atendimento e indicarem seu serviço, isso consequentemente aumenta as vendas e a credibilidade da sua marca, sobretudo diante do acesso a sua marca através das redes sociais, que visibiliza as opiniões de compra dos consumidores de seu negócio.
Os consumidores estão cada vez mais críticos e informados. Não adquirem produtos ou serviços sem antes pesquisar sobre a empresa fornecedora. Comentários de clientes sobre experiências negativas e problemas mal resolvidos interferem na decisão de compra. Segundo um estudo feito pela Accenture, 60% dos consumidores brasileiros recomendam as marcas e empresas que lhe deram um bom atendimento.
O desenvolvimento dos recursos tecnológicos interfere diretamente na forma como a experiência de compra e a logística são vistas na atualidade. O cliente precisa ser guiado dentro da plataforma, e estamos falando desde o momento em que ele acessa o e-commerce até o checkout. Diante disso, gerenciar dados é o caminho para entender o consumidor, suas preferências e seus hábitos.
Qualquer atividade que é realizada em plataformas e recursos tecnológicos deixa rastros, isso não é novidade. Essas informações são preciosas para melhor compreensão do comportamento do consumidor. Desde a sua localização até o tipo de frete que ele escolher podem ser registrados. Com esses dados em mãos, os varejistas conseguem obter informações essenciais para definir o perfil de seus consumidores.
Entretanto, esses dados gerados só serão úteis se analisados com profundidade. Eles auxiliam os e-commerces a criar estratégias de marketing para desenvolver as oportunidades de compras. Isso pode ser expressado em opções de frete mais baratas ou a retirada em pontos específicos, de acordo com a preferência do cliente.
Ter essa ampla base de informações é essencial para o surgimento de novos insights de melhorias na experiência de compra do consumidor. O trabalho de captação e análise permite que as empresas atuem de maneira mais estratégica, com foco no cliente. Ou seja, a tendência é o desenvolvimento do negócio, o aumento das vendas e, principalmente, o engajamento com o público.
Entre as inúmeras questões que o consumidor avalia ao efetuar compras na internet, certamente a entrega é uma delas, quiçá a mais importante. Fretes com alto custo, demorados e sem opções relevantes de rastreamento são inimigos reconhecidos dos e-commerces.
A logística trata-se de uma etapa muito relevante do trabalho e tem grande influência na decisão do consumidor por comprar ou não em um e-commerce ao invés de ser em uma loja física.
É necessário desenvolver boas práticas que estejam de acordo com os desafios enfrentados no Brasil, como falta de investimento do governo, péssimas condições do principal modelo de transporte do país, rodoviário, e também o excesso de burocracias, e esses são apenas alguns problemas. Estando nesse cenário, definir estratégias logísticas fortalecidas e que conquistem o consumidor é muito importante.
O consumidor exige informações acerca do status de seus pedidos. Ele quer entender passo a passo a logística da empresa, desde o momento que a compra é confirmada até quando o produto está no bairro para a entrega. Desse modo, podemos dizer que é indispensável fornecer informações claras e atualizadas em tempo real sobre esse status de compra.
É necessário monitorar a navegação do usuário durante a visita em seu site. De acordo com as páginas que ele abre e os produtos que visita, é possível propor uma logística diferenciada e que seja mais vantajosa. Se ele busca por celulares, por exemplo, uma boa oferta pode ser um frete expresso, como entrega same day nesse produto. O interesse em um item e uma vantagem oferecida, torna mais possível a conversão.
Experiência de compra e logística vão de encontro a um caminho muito importante: diferentes modalidades de entrega. O cliente precisa escolher, considerando valores e prazos diferentes. É um recurso que enriquece as alternativas e dá a ele autonomia no momento do checkout.
Terceirizar a logística pode aumentar em 60% a produtividade de seu e-commerce. Na logística, por exemplo, os gastos avançaram 30%. Isso acirra o mercado deste setor. Então, a forma de aumentar a competitividade neste meio é terceirizar a logística.
Por mais simples que seja, a tecnologia está presente, através de um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor. Tecnologia logística tem repercutido na diminuição de falhas no processos logísticos e na fidelização do cliente. Afinal, a matemática é simples: investir para lucrar mais.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:
Entre em contato, temos soluções em logística para seu negócio.
Todos profissionais que lidam com gestão de marketing, certamente, ouvem muito sobre a importância da experiência do usuário (em inglês, User Experience – UX) para o sucesso de um negócio. No entanto, na logística, ela é tão importante quanto em outras seções de um negócio, como marketing e vendas. Um dos principais objetivos de qualquer gestor de negócio é a fidelização de um cliente. Isso porque a estratégia de fidelizar cliente gera muito mais resultados do que a de atrair um grande número de consumidores. Os clientes que são fiéis à marca, além de recorrerem sempre aos seus serviços, ainda os divulgam pelo mercado. Fidelizar clientes se torna ainda mais importante para as marcas. Poucas pessoas sabem, mas sim, é possível atingir esse objetivo por meio de um bom serviço logístico.
Percebendo a atenção que o negócio dá ao processo logístico (embalagem, entrega, etc.), os consumidores irão criar uma relação mais sólida e fidelizada com a marca, o que pode ajudá-la a se destacar no mercado.
Proporcionar uma experiência positiva e diferenciada aos clientes é uma das melhores e mais assertivas estratégias para fidelizá-los e promover o “marketing boca a boca”, que é aquele onde seu negócio ganha notoriedade pelo bom serviço e qualidade de produto. Nesse sentido, crescem as chances das pessoas falarem do atendimento e indicarem seu serviço, isso consequentemente aumenta as vendas e a credibilidade da sua marca, sobretudo diante do acesso a sua marca através das redes sociais, que visibiliza as opiniões de compra dos consumidores de seu negócio.
Os consumidores estão cada vez mais críticos e informados. Não adquirem produtos ou serviços sem antes pesquisar sobre a empresa fornecedora. Comentários de clientes sobre experiências negativas e problemas mal resolvidos interferem na decisão de compra. Segundo um estudo feito pela Accenture, 60% dos consumidores brasileiros recomendam as marcas e empresas que lhe deram um bom atendimento.
O desenvolvimento dos recursos tecnológicos interfere diretamente na forma como a experiência de compra e a logística são vistas na atualidade. O cliente precisa ser guiado dentro da plataforma, e estamos falando desde o momento em que ele acessa o e-commerce até o checkout. Diante disso, gerenciar dados é o caminho para entender o consumidor, suas preferências e seus hábitos.
Qualquer atividade que é realizada em plataformas e recursos tecnológicos deixa rastros, isso não é novidade. Essas informações são preciosas para melhor compreensão do comportamento do consumidor. Desde a sua localização até o tipo de frete que ele escolher podem ser registrados. Com esses dados em mãos, os varejistas conseguem obter informações essenciais para definir o perfil de seus consumidores.
Entretanto, esses dados gerados só serão úteis se analisados com profundidade. Eles auxiliam os e-commerces a criar estratégias de marketing para desenvolver as oportunidades de compras. Isso pode ser expressado em opções de frete mais baratas ou a retirada em pontos específicos, de acordo com a preferência do cliente.
Ter essa ampla base de informações é essencial para o surgimento de novos insights de melhorias na experiência de compra do consumidor. O trabalho de captação e análise permite que as empresas atuem de maneira mais estratégica, com foco no cliente. Ou seja, a tendência é o desenvolvimento do negócio, o aumento das vendas e, principalmente, o engajamento com o público.
Entre as inúmeras questões que o consumidor avalia ao efetuar compras na internet, certamente a entrega é uma delas, quiçá a mais importante. Fretes com alto custo, demorados e sem opções relevantes de rastreamento são inimigos reconhecidos dos e-commerces.
A logística trata-se de uma etapa muito relevante do trabalho e tem grande influência na decisão do consumidor por comprar ou não em um e-commerce ao invés de ser em uma loja física.
É necessário desenvolver boas práticas que estejam de acordo com os desafios enfrentados no Brasil, como falta de investimento do governo, péssimas condições do principal modelo de transporte do país, rodoviário, e também o excesso de burocracias, e esses são apenas alguns problemas. Estando nesse cenário, definir estratégias logísticas fortalecidas e que conquistem o consumidor é muito importante.
O consumidor exige informações acerca do status de seus pedidos. Ele quer entender passo a passo a logística da empresa, desde o momento que a compra é confirmada até quando o produto está no bairro para a entrega. Desse modo, podemos dizer que é indispensável fornecer informações claras e atualizadas em tempo real sobre esse status de compra.
É necessário monitorar a navegação do usuário durante a visita em seu site. De acordo com as páginas que ele abre e os produtos que visita, é possível propor uma logística diferenciada e que seja mais vantajosa. Se ele busca por celulares, por exemplo, uma boa oferta pode ser um frete expresso, como entrega same day nesse produto. O interesse em um item e uma vantagem oferecida, torna mais possível a conversão.
Experiência de compra e logística vão de encontro a um caminho muito importante: diferentes modalidades de entrega. O cliente precisa escolher, considerando valores e prazos diferentes. É um recurso que enriquece as alternativas e dá a ele autonomia no momento do checkout.
Terceirizar a logística pode aumentar em 60% a produtividade de seu e-commerce. Na logística, por exemplo, os gastos avançaram 30%. Isso acirra o mercado deste setor. Então, a forma de aumentar a competitividade neste meio é terceirizar a logística.
Por mais simples que seja, a tecnologia está presente, através de um simples smartphone ou planilha no notebook. Porém, o mercado está evoluindo, e cada vez mais depressa, se você deseja levar a sua operação logística a novos patamares, você deve ficar atento às novas tendências do setor. Tecnologia logística tem repercutido na diminuição de falhas no processos logísticos e na fidelização do cliente. Afinal, a matemática é simples: investir para lucrar mais.
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