Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
18
07
2020

Quais são os principais desafios da logística na Região Nordeste

logística
logística para e-commerce
processo logistico

Conhecer o cenário atual da logística na região nordeste para saber a melhor forma de planejar os  processos de estocagem e distribuição com foco nessa área. Além disso, isso permite conhecer os desafios de transporte enfrentados nesse local para poder vencê-los com uma gestão estratégica e eficiente.


Tendo esse conhecimento, além de algumas boas práticas, é possível montar um planejamento logístico otimizado. Além do mais, há empresas que contribuem para a superação de desafios de transporte e armazenagem.


Acompanhe este conteúdo e fique por dentro do assunto! 

Quais são os principais desafios da logística na região do Nordeste?

Quais são os principais desafios da logística na Região Nordeste

O desenvolvimento das cidades trazem à tona a realidade da logística no Nordeste, que continua em franca ascensão, exigindo cada vez mais intervenções em infraestrutura para que se possa garantir um sistema de transporte e logística moderno e eficiente. 


Se tratando da infraestrutura de transportes, há um grande desafio a ser superado na região: a necessidade de investimento. Apenas no ano de 2018, estimava-se uma carência de R$ 257,9 bilhões em infraestrutura de transporte na região Nordeste, sendo necessária a realização de 675 projetos para tratar dessa deficiente situação. As informações vão de acordo com as divulgações no Plano CNT de Transporte e Logística, da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Como superar os desafios da logística no Nordeste

Os objetivos em torno dos projetos de infraestrutura no Nordeste  existem a fim de resolver problemas atuais e modernizar o segmento de transporte na região. Além disso, as empresas podem adotar ou implementar medidas  para otimizar suas operações logísticas, compensando e até mesmo superando alguns dos desafios locais logísticos.

Escolher uma localização próxima a modais de transporte

Montar ou buscar uma instalação para a sua empresa armazenar seus produtos que seja próxima de rodovias, ferrovias, portos, entre outros equipamento infraestruturais, faz parte da inteligência logística do negócio. Afinal, uma boa localização pode amenizar eventuais problemas dos modais usados e gerar muitos ganhos logísticos, como maior agilidade na distribuição de cargas e encomendas.

Adotar medidas de segurança

Estabelecer medidas de segurança, cuja ação assegura as mercadorias durante o transporte, é fundamental. Isso vale tanto para tratar da prevenção de roubos quanto para preservar a qualidade dos materiais, evitando assim quebras e avarias causadas por trepidações justificadas pelas más condições das vias.

Além disso, sabemos também que mesmo a demora em carregar e descarregar mercadorias por causa de uma infraestrutura precária pode comprometer a segurança dos produtos e dos profissionais envolvidos, entretanto, é essencial solucionar esse tipo de desafio com medidas de segurança e eficiência logística.

Escolher condomínios logísticos planejados e estruturados

Quais são os principais desafios da logística na Região Nordeste

A fim de solucionar os desafios da logística, foram criados condomínios de galpões, tornando os processos logísticos mais eficientes


São empreendimentos que ajudam a superar desafios logísticos das empresas. Muitas vezes, com estruturas e serviços compartilhados que reduzem o custo das operações. Isso permite testar novas configurações espaciais dentro dos galpões e novas formas de impulsionar a operação logística da empresa, uma vez que há locais e estruturas amplas que facilitam a locomoção e a organização de equipamentos, mercadorias, estantes etc. em seus interiores.

Terceirização de Logística com a Pier 8

A terceirização de logística, assim como em outras modalidades de terceirização, trata-se de delegar operações para uma determinada empresa especializada. Em logística, esta operação está associada a armazenagem, transporte, montagem de pedidos, limpeza, segurança e outras questões importantes de logística.  


Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Como funciona o cálculo de ICMS sobre frete sem segredos!

Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Até a próxima!

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?