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Quais são os benefícios da Inteligência Artificial para o setor de logística

10.3.2020 11:23

Uma coisa é certa, toda a inovação possui custos, principalmente quando falamos de mudanças tecnológicas, que é exatamente o que que a inteligência artificial propõe. Dessa forma, é necessário estudar e pesquisar para ver se as melhorias irão trazer retorno para o negócio.


A Inteligência Artificial trabalha a favor da otimização de recursos e automatização dos processos. Listamos algumas vantagens dessa ferramenta.

Leia também: Inteligência Artificial e Logística: o que está por trás de uma boa gestão

Quais são os benefícios da Inteligência Artificial para o setor da logística 

 Quais são os benefícios da Inteligência Artificial para o setor de logística

Diminui falhas

Inteligência Artificial envolve a premissa de que quanto menor é a ocorrência do trabalho manual, menor o número de falhas que aparecerão no seu processo. Ao trabalhar com a inteligência artificial, diversos processos são automatizados, possibilitando que os parâmetros sejam ajustados de modo deixar a atividade à prova de erros.

Reduz as perdas

Pense na seguinte situação: um cliente de e-commerce faz uma compra que deve ser entregue em sete dias. Quando chega a data de entrega, ele reclama que não recebeu a mercadoria que estava esperando e, ao averiguar a situação, é possível identificar que essa carga foi extraviada.


Com um sistema inteligente de gestão de frotas, você localiza a carga de maneira fácil, descobre em qual processo ela foi extraviada e ainda consegue identificar o motivo da falha, tendo a possibilidade de corrigir o erro para que não aconteça de novo.


No caso acima, a empresa responsável pela venda precisaria ressarcir o cliente ou pagar por um novo produto. Além do ônus monetário, a empresa fica com a imagem suja diante do mercado. Com processos mais precisos a partir do uso de inteligência artificial, erros como esse são reduzidos.

Aumenta a produtividade

Para atuar no mercado com um alto nível de qualidade e uma boa vantagem competitiva, os processos demandam ser robustos e, simultaneamente a isso, tempo enxutos. O que significa que sua operação logística precisa custar pouco e oferecer bons resultados.


A partir do uso da inteligência artificial, os processos são otimizados, deixando a operação mais ágil para melhorar os tempos de entrega e aumentar a experiência do cliente. No restante, ela faz com que as tarefas sejam executadas com parâmetros à prova de erros, o que diminui o número de retrabalhos, também auxiliando na produtividade.

Reduz custos

O significado de ser enxuto é ter uma operação que trabalha no máximo de sua produtividade. Nesse sentido, uma movimentação extra que faz com que um operador perca mais tempo, por exemplo, esse é um fator de diminuição de produtividade.


A otimização dos processos logísticos, que foi citada anteriormente, também auxilia na redução de custos. A mão de obra será melhor aproveitada, fazendo com que os funcionários gastem maior tempo em atividades de valor agregado.


As inovações tecnológicas que a logística 4.0 traz por meio da inteligência artificial estão cada vez mais presentes nas empresas. Cada inovação implementada significa maior vantagem competitiva no mercado e o aumento da capacidade de oferecer ao cliente um serviço de alta qualidade e por um preço justo. Exemplos como esses: otimizar os processos, reduzir os custos e criar sistemas à prova de erros são segredos para deixar o cliente satisfeito e para melhorar os resultados da sua empresa.

Como a inteligência artificial pode ser aplicada na logística?

 Quais são os benefícios da Inteligência Artificial para o setor de logística

A área da logística é o ponto de encontro entre o produto e o cliente. Todas as suas divisões, desde o recebimento da matéria-prima até a expedição do produto acabado, precisam da máxima precisão para impactar positivamente na experiência do cliente


Qualquer falha que ocorra nos processos logísticos pode ser responsável por causar atrasos e divergências de informação, que têm como consequência atrasos que interferiram no resultado da empresa, afetando o cliente e o deixando insatisfeito.


Diante disso, a logística 4.0 traz soluções que buscam reduzir essas falhas, do mesmo modo que o trabalho manual, automatizando algumas tarefas-chave. Listamos abaixo como a IA pode ser aplicada no setor logístico

Aperfeiçoamento das tarefas

Já ouviu falar sobre Divergência de Estoque


Se você trabalha na área logística sabe que a gestão do estoque é um excelente exemplo de tarefa que necessita do máximo de precisão e que normalmente é feita manualmente.


A inteligência artificial surge com o objetivo de aperfeiçoar atividades como essa, que tem um alto nível de complexidade. Tornar automático um ajuste de estoque, os pedidos de compra e, inclusive, detalhes como um cálculo de frete aumentam a produtividade no dia a dia das empresas.

Uso do big data na logística

O big data é considerado hoje principal integrador de informações. Para a logística, a aplicação se refere a conectar de forma automática as informações de venda para que o processo de separação de materiais e expedição dos pedidos seja mais rápido.


E mais, com o registro de todo o processo, estatísticas podem ser criadas, possibilitando assim verificar, por exemplo, qual produto mais saiu do estoque em determinado período, o que ajuda no planejamento de compra de matéria-prima.

Gestão de frotas

 Quais são os benefícios da Inteligência Artificial para o setor de logística

A inteligência artificial é capaz de influenciar os processos de gestão de frotas com o intuito de gerar mais informações que possam ser gerenciadas de maneira mais organizada, desde a documentação até as informações sobre entregas.


No momento, é possível ter o controle de todas as informações sobre o veículo. Com isso, o gestor de transportes pode, por exemplo, compreender se a conduta do motorista está de acordo com o esperado e verificar o status de entrega da carga em tempo real.


Além disso, já estão sendo feitos estudos para a aplicação de veículos autônomos no mercado. A ideia é a total otimização de recursos e a redução de riscos de acidentes, da mesma forma que impactar em entregas mais rápidas.

Relatórios para tomadas de decisão

A partir do auxílio da inteligência artificial, todas as informações são levantadas, organizadas e os dados compilados para gerar relatórios com o objetivo de auxiliar e fundamentar as tomadas de decisão.


Desse modo, os gestores conseguem verificar quais são as principais de uma operação logística e trabalhar para resolvê-los antes de gerar problemas que irão afetar os clientes, além de entender os impactos das falhas nos resultados da empresa.


Ao aproveitar que estamos falando de tecnologia, não deixe de conhecer nossas soluções em tecnologia logística


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Até a próxima!

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