A logística é uma das práticas mais antigas da sociedade, você consegue imaginar um mundo sem movimentação? Impossível, né?
Apesar de ser uma atividade milenar ainda é possível inovar e se destacar quando o que estamos falando é processamento de pedidos (fulfillment) e entrega.
Diversas coisas mudaram em toda a história da humanidade, porém, não precisamos retroagir por um longo período no tempo para perceber alguns impactos. Não é dúvida que o comércio eletrônico é uma das mudanças mais significativas dos últimos tempos.
Vamos conversar sobre isso!
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Com o comércio eletrônico surgiram novas necessidades e expectativas, causadas sobretudo pelo aumento da capilaridade das coletas e entregas e o fracionamento dos pedidos. Conforme esta modalidade de comércio foi evoluindo, operações logísticas e frete passaram a demandar baixo custo, velocidade e qualidade. Tudo isso num modelo operacional bastante distinto do que está presente agora.
O custo baixo das operações logísticas e do frete se tornaram requisitos para viabilizar novos e-commerces e gerar competitividade entre as que já estão com tudo no mercado. Produto com preço baixo e com frete caro, não funciona. Por outro lado, o fator tempo ficou ainda mais valorizado.
Considerando que uma das principais diferenças entre as lojas físicas e as virtuais é o prazo de entrega, a demanda por frete rápido aumentou. Mas aí surge outro ponto de atenção: de nada adianta um frete rápido se houverem erros, que podem surgir desde o processamento do pedido até a entrega na casa do e-consumidor. Por este motivo os indicadores logísticos ganharam ainda mais importância, afinal, os consumidores modernos não têm mais a mesma paciência e tolerância de décadas passadas.
Os diferenciais logísticos podem atuar como excelentes fomentadores de competitividade e não somente no aspecto preço, confira algumas outras alternativas:
Entregar mais rápido pode ser um diferencial importnate ao se comparar o mesmo produto vendido por um e-commerce que entrega em 20 dias e outra em 5 dias. Nem todos os clientes possuem a mesma rotina, entretanto uma modalidade de entrega pode ser interessante para um, mas não para outro. Disponibilizar diferentes opções de frete, como: normal, expresso e same day delivery (entrega no mesmo dia) atende a todas as necessidades.
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Oferecer ao cliente um modelo único e engessado é um grande erro. É possível conquistá-lo e até fidelizá-lo ao resolver o problema do cliente. Esse é o caso de quem compra pela internet, mas que reside em condomínio sem portaria e não dispõe de alguém para receber o pedido durante o horário comercial. A opção de retirar na loja pode ser interessante, apesar de não ser de fato uma completa conveniência, já que o cliente terá que se locomover até uma loja física retirar seu produto.
Um pacote diferenciado impacta o cliente e diferencia o pedido de uma loja da outra. Portanto, oferecer embalagem especial, ou mesmo pensar em ações que sejam especialmente datas comemorativas, pode resultar em maior destaque e compras recorrentes. É possível trabalhar essa diferenciação aplicando um pacote padrão para datas comerciais, como o natal e/ou de forma opcional ao cliente, de acordo com seu interesse.
A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :)
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Até a próxima!