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07
01
2020

Processos logísticos: diferenciais logísticos no e-commerce de sucesso!

logística
e-commerce

A logística é uma das práticas mais antigas da sociedade, você consegue imaginar um mundo sem movimentação? Impossível, né? 


Apesar de ser uma atividade milenar ainda é possível inovar e se destacar quando o que estamos falando é processamento de pedidos (fulfillment) e entrega.


Diversas coisas mudaram em toda a história da humanidade, porém, não precisamos retroagir por um longo período no tempo para perceber alguns impactos. Não é dúvida que o comércio eletrônico é uma das mudanças mais significativas dos últimos tempos. 


Vamos conversar sobre isso!

Leia também: Como a terceirização de logística ajuda no e-commerce

Evolução dos Processos logísticos 

Com o comércio eletrônico surgiram novas necessidades e expectativas, causadas sobretudo pelo aumento da capilaridade das coletas e entregas e o fracionamento dos pedidos.  Conforme esta modalidade de comércio foi evoluindo, operações logísticas e frete passaram a demandar baixo custo, velocidade e qualidade. Tudo isso num modelo operacional bastante distinto do que está presente agora.


O custo baixo das operações logísticas e do frete se tornaram requisitos para viabilizar novos e-commerces e gerar competitividade entre as que já estão com tudo no mercado. Produto com preço baixo e com frete caro, não funciona. Por outro lado, o fator tempo ficou ainda mais valorizado. 


Considerando que uma das principais diferenças entre as lojas físicas e as virtuais é o prazo de entrega, a demanda por frete rápido aumentou. Mas aí surge outro ponto de atenção: de nada adianta um frete rápido se houverem erros, que podem surgir desde o processamento do pedido até a entrega na casa do e-consumidor. Por este motivo os indicadores logísticos ganharam ainda mais importância, afinal, os consumidores modernos não têm mais a mesma paciência e tolerância de décadas passadas.

Diferenciais Logísticos no E-commerce de Sucesso 

Os diferenciais logísticos podem atuar como excelentes fomentadores de competitividade e não somente no aspecto preço, confira algumas outras alternativas:

Prazo de entrega

Entregar mais rápido pode ser um diferencial importnate ao se comparar o mesmo produto vendido por um e-commerce que entrega em 20 dias e outra em 5 dias. Nem todos os clientes possuem a mesma rotina, entretanto uma modalidade de entrega pode ser interessante para um, mas não para outro. Disponibilizar diferentes opções de frete, como: normal, expresso e same day delivery (entrega no mesmo dia) atende a todas as necessidades.


Leia também: O que você precisa saber sobre Same day Delivery 

Conveniência

Oferecer ao cliente um modelo único e engessado é um grande erro.  É possível conquistá-lo e até fidelizá-lo ao resolver o problema do cliente. Esse é o caso de quem compra pela internet, mas que reside em condomínio sem portaria e não dispõe de alguém para receber o pedido durante o horário comercial. A opção de retirar na loja pode ser interessante, apesar de não ser de fato uma completa conveniência, já que o cliente terá que se locomover até uma loja física retirar seu produto. 

Embalagem

Um pacote diferenciado impacta o cliente e diferencia o pedido de uma loja da outra. Portanto, oferecer embalagem especial, ou mesmo pensar em ações que sejam especialmente datas comemorativas,  pode resultar em maior destaque e compras recorrentes. É possível trabalhar essa diferenciação aplicando um pacote padrão para datas comerciais, como o natal e/ou de forma opcional ao cliente, de acordo com seu interesse.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :) 


Esperamos que tenha gostado deste conteúdo!

Até a próxima!

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