O recebimento de mercadorias é uma etapa logística que inicia uma série de processos de uma empresa. Através dele, o ciclo de venda é iniciado, no qual finaliza-se com o recebimento do produto no lar do cliente.
Em consideração a isso, esta é uma área bastante importante dentro de uma empresa e, infelizmente, muitas vezes negligenciada.
Neste artigo, confira os principais desafios enfrentados no recebimento de mercadorias e como otimizar este processo.
Boa leitura!
Ter uma gestão eficaz do processo de recebimento de mercadorias é fundamental para alcançar sucesso na experiência do consumidor com o seu negócio.
Neste processo, a fase inicial é onde são conferidos os itens da nota fiscal recebida: tanto as suas quantidades e tipos corretos, quanto a qualidade da mercadoria. Aqui, são removidos produtos avariados ou que apresentam possibilidades de falhas no futuro.
A geração de informações é outra consequência desta etapa e, hoje, tudo é informação. No recebimento de mercadorias existe a alimentação da informação de estoque e também a respeito da inclusão de informações da compra do produto.
Diante disso, é essencial que este setor esteja bem alinhado com as políticas e processos da empresa, por isso, uma das soluções de maior impacto (positivo) no recebimento de mercadorias é a integração dos processos. Confira os principais problemas enfrentados nesta etapa:
A falta de planejamento para desdobrar em ações positivas no recebimento de mercadorias é um dos principais problemas enfrentados nesta etapa. Na prática, muitas vezes os próprios funcionários não sabem como esse processo é feito.
No mercado atual, agir sem um planejamento logístico é perda de tempo. Afinal, é necessário ter todo o processo bem delineado e prever como cada etapa deve ser executada, evitando que a equipe cometa erros de principiantes e que o tempo necessário para finalização do processo seja excessivo.
Uma coisa é certa: quanto mais organizado e detalhado for o seu planejamento, melhor será a atuação de seus funcionários. Com isso, é possível ganhar mais produtividade e eficiência, sem que seja deixado de lado a segurança do procedimento.
Para cumprir corretamente com o Recebimento de Mercadorias é fundamental ter uma equipe capacitada, essa é uma das premissas mais importantes para aumentar a produtividade desse processo. Isso porque, um profissional treinado é mais crítico e estratégico diante de problemas e consegue executar suas funções com mais precisão.
Dessa forma, o mais recomendado é conscientizar e treinar o grupo para realizar o confronto entre o pedido e a nota e a conferência do estado geral da carga recebida.
Uma empresa está relacionada a diversos outros setores, não é mesmo?
Diante disso, cada um possui uma função específica. O sucesso, dessa forma, depende de uma atuação harmônica entre eles.
É importante a comunicação entre a logística com outros setores, em especial com o setor de compras, o de transporte e o de vendas. Quando isso acontece, o recebimento de mercadorias é mais rápido e coerente, colaborando para que a empresa consiga manter seus gargalos longe e seus clientes satisfeitos.
Conferir os itens é fundamental para evitar gargalos logísticos. Muitas vezes, a pressa ou a falta de conhecimento pode pôr em risco todo o processo de vendas ou produção de uma empresa.
Por isso, é fundamental que haja contagem e verificação de itens de uma nota fiscal de compra que devem ser realizadas por alguém que conheça o que está sendo comprado. Todo o procedimento deve ser criado a partir de um passo a passo eficiente, capaz de ser executável para analisar para analisar um produto que acaba de chegar à empresa.
O uso de sistemas de informação (ERP) pelas empresas é o que viabiliza inúmeros setores que fazem parte das inovações apresentadas neste conteúdo. Afinal, por meio deles é possível centralizar a gestão da informação de toda a empresa, integrando a logística de variadas filiais em diferentes localidades, por exemplo, e permitindo uma tomada de decisão muito mais conjunta, que podemos chamar também de alinhada.
Por outro lado, esses sistemas permitem a análise dos dados de modo a antecipar futuras demandas e/ou possíveis inconsistências nos processos, dando permissão a empresa que se adapte para um aumento ou diminuição no fluxo de entregas, este é um exemplo, ou corrija falhas antes que elas tenham o poder de ocasionar prejuízos.
Este é um conceito bastante utilizado em inúmeros setores da empresa, a exemplo da logística. A partir dele é possível tornar a rotina de operações muito mais rápida, autônoma e menos vulnerável a falhas, além disso, diminui o retrabalho, poupando tempo e dinheiro (assuntos extremamente valiosos quando o assunto é logística).
Para se ter ideia de como a automação está presente no nosso cotidiano e no das empresas, basta imaginarmos a seguinte situação: o consumidor entra no site e busca pelo produto que deseja; uma vez encontrado, já é informado da sua disponibilidade em estoque; após isso ele fecha a compra e realiza o pagamento; uma vez aprovado, o produto agora será separado para o envio à transportadora. De modo bem simples, resumimos alguns processos logísticos que ocorrem de forma rápida em uma compra, graças à automação.
A Pier 8 já está no tempo real! Conheça nossas soluções em logísticas alinhadas com tecnologia! Entre em contato conosco através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas!
O recebimento de mercadorias é uma etapa logística que inicia uma série de processos de uma empresa. Através dele, o ciclo de venda é iniciado, no qual finaliza-se com o recebimento do produto no lar do cliente.
Em consideração a isso, esta é uma área bastante importante dentro de uma empresa e, infelizmente, muitas vezes negligenciada.
Neste artigo, confira os principais desafios enfrentados no recebimento de mercadorias e como otimizar este processo.
Boa leitura!
Ter uma gestão eficaz do processo de recebimento de mercadorias é fundamental para alcançar sucesso na experiência do consumidor com o seu negócio.
Neste processo, a fase inicial é onde são conferidos os itens da nota fiscal recebida: tanto as suas quantidades e tipos corretos, quanto a qualidade da mercadoria. Aqui, são removidos produtos avariados ou que apresentam possibilidades de falhas no futuro.
A geração de informações é outra consequência desta etapa e, hoje, tudo é informação. No recebimento de mercadorias existe a alimentação da informação de estoque e também a respeito da inclusão de informações da compra do produto.
Diante disso, é essencial que este setor esteja bem alinhado com as políticas e processos da empresa, por isso, uma das soluções de maior impacto (positivo) no recebimento de mercadorias é a integração dos processos. Confira os principais problemas enfrentados nesta etapa:
A falta de planejamento para desdobrar em ações positivas no recebimento de mercadorias é um dos principais problemas enfrentados nesta etapa. Na prática, muitas vezes os próprios funcionários não sabem como esse processo é feito.
No mercado atual, agir sem um planejamento logístico é perda de tempo. Afinal, é necessário ter todo o processo bem delineado e prever como cada etapa deve ser executada, evitando que a equipe cometa erros de principiantes e que o tempo necessário para finalização do processo seja excessivo.
Uma coisa é certa: quanto mais organizado e detalhado for o seu planejamento, melhor será a atuação de seus funcionários. Com isso, é possível ganhar mais produtividade e eficiência, sem que seja deixado de lado a segurança do procedimento.
Para cumprir corretamente com o Recebimento de Mercadorias é fundamental ter uma equipe capacitada, essa é uma das premissas mais importantes para aumentar a produtividade desse processo. Isso porque, um profissional treinado é mais crítico e estratégico diante de problemas e consegue executar suas funções com mais precisão.
Dessa forma, o mais recomendado é conscientizar e treinar o grupo para realizar o confronto entre o pedido e a nota e a conferência do estado geral da carga recebida.
Uma empresa está relacionada a diversos outros setores, não é mesmo?
Diante disso, cada um possui uma função específica. O sucesso, dessa forma, depende de uma atuação harmônica entre eles.
É importante a comunicação entre a logística com outros setores, em especial com o setor de compras, o de transporte e o de vendas. Quando isso acontece, o recebimento de mercadorias é mais rápido e coerente, colaborando para que a empresa consiga manter seus gargalos longe e seus clientes satisfeitos.
Conferir os itens é fundamental para evitar gargalos logísticos. Muitas vezes, a pressa ou a falta de conhecimento pode pôr em risco todo o processo de vendas ou produção de uma empresa.
Por isso, é fundamental que haja contagem e verificação de itens de uma nota fiscal de compra que devem ser realizadas por alguém que conheça o que está sendo comprado. Todo o procedimento deve ser criado a partir de um passo a passo eficiente, capaz de ser executável para analisar para analisar um produto que acaba de chegar à empresa.
O uso de sistemas de informação (ERP) pelas empresas é o que viabiliza inúmeros setores que fazem parte das inovações apresentadas neste conteúdo. Afinal, por meio deles é possível centralizar a gestão da informação de toda a empresa, integrando a logística de variadas filiais em diferentes localidades, por exemplo, e permitindo uma tomada de decisão muito mais conjunta, que podemos chamar também de alinhada.
Por outro lado, esses sistemas permitem a análise dos dados de modo a antecipar futuras demandas e/ou possíveis inconsistências nos processos, dando permissão a empresa que se adapte para um aumento ou diminuição no fluxo de entregas, este é um exemplo, ou corrija falhas antes que elas tenham o poder de ocasionar prejuízos.
Este é um conceito bastante utilizado em inúmeros setores da empresa, a exemplo da logística. A partir dele é possível tornar a rotina de operações muito mais rápida, autônoma e menos vulnerável a falhas, além disso, diminui o retrabalho, poupando tempo e dinheiro (assuntos extremamente valiosos quando o assunto é logística).
Para se ter ideia de como a automação está presente no nosso cotidiano e no das empresas, basta imaginarmos a seguinte situação: o consumidor entra no site e busca pelo produto que deseja; uma vez encontrado, já é informado da sua disponibilidade em estoque; após isso ele fecha a compra e realiza o pagamento; uma vez aprovado, o produto agora será separado para o envio à transportadora. De modo bem simples, resumimos alguns processos logísticos que ocorrem de forma rápida em uma compra, graças à automação.
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