Terceirização de Logística é uma tendência cada vez maior no mercado. Aliás, em grande parte isso se deve às vantagens que essa relação comercial proporciona para as empresas e os consumidores. A terceirização de logística atua de modo a auxiliar no planejamento das melhores estratégias para entrega da mercadoria, controlar o estoque, armazenar e entregar dentro do prazo o produto de modo seguro.
O processo de logística possui alta relevância no desempenho das vendas online. Afinal, é exatamente o correto controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto que tornam um e-commerce bem avaliado por clientes.
Fazer compras online já é uma realidade que faz parte do cotidiano dos brasileiros, seja na aquisição de medicamentos, roupas ou até mesmo, mensalmente, os alimentos. Esses exemplos mostram que cada vez mais, as lojas físicas estão perdendo o público.
Porém, um novo problema se abre para os empresários de e-commerce, e ele está na dificuldade de entregar todas as demandas no tempo correto, sem causar prejuízos ou má experiências aos clientes, e ainda fidelizar aquele consumidor.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é que o e-commerce cresça cerca de 16% em 2019 e as vendas cheguem até R$ 79,9 bilhões no ano. Este dado é suficientemente importante para os pequenos e médios empreendedores, isso porque todos poderão ser atingidos por essa onda de crescimento.
O maior questionamento do setor, é se todos estão preparados para suprir as necessidades logísticas de suas vendas. Essa é a grande dúvida.
Leia também: Logística para E-commerce: Reduza Custos com Frete
A logística terceirizada consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.
É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).
Dessa forma, para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros de negócio que possuem valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa. Portanto, é uma relação que vai muito além de fornecer serviços. Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos.
Por outro lado, do ponto de vista do seu negócio, é preciso ter em mente que a gestão das áreas tende a ficar descentralizada, fazendo com que o trabalho do gestor passe a ser somente o de acompanhar os resultados dos serviços prestados pelas terceirizadas e facilitar seu trabalho.
A redução de custos é, podemos dizer, o principal motivo que leva as empresas a adotarem a logística terceirizada. Ela se dá por meio da diminuição da folha de pagamento e os encargos referentes a elas e pela troca de alguns custos fixos por variáveis. O que significa que, com a gestão terceirizada, seu negócio só absorve os gastos referentes ao trabalho que foi realizado.
Esse é um grande benefício que a logística terceirizada para e-commerce proporciona para as empresas, a execução dos processos por equipes que possuem conhecimento das melhores práticas de mercado.
Logo, como as empresas são especializadas nas atividades em que atuam, pode-se esperar resultados ainda melhores do que na gestão própria.
Leia mais: Qual sua ferramenta de gerenciamento logístico hoje?
Uma coisa é ótima e um fato, como a gestão passa a ser de responsabilidade do parceiro de negócio, o papel do gestor de logística passa a ser analisar os resultados, compará-los aos objetivos que foram definidos e verificar os motivos que possam ter levado ao não cumprimento das metas, e até ajudar na identificação de soluções.
Mas o que diz respeito à parte operacional, execução dos processos e métodos de trabalho, desde que o desempenho esteja dentro do esperado, passa a não ser obrigação da sua empresa. Ou seja, há mais tempo para outras tarefas.
Muito além do conhecimento sobre as atividades que as empresas terceirizadas possuem, elas também contam com equipamentos específicos para o trabalho que será realizado.
Portanto, sua empresa não precisa arcar com os custos de aquisição e manutenção dessas ferramentas.
Com terceirização de logística, é possível focar na sua atividade-final. Ou seja, ao mesmo tempo em que a sua equipe pode direcionar os esforços em melhorar suas atividades, você possui a segurança de que as demais também estão sendo executadas por equipes que possuem total capacidade.
Nesse sentido, é possível alcançar um aumento na qualidade dos produtos que são oferecidos ao mesmo tempo em que os serviços também proporcionam resultados satisfatórios.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.
Leia mais: Como funciona o cálculo de ICMS sobre frete sem segredos!
Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!
Até a próxima!
Terceirização de Logística é uma tendência cada vez maior no mercado. Aliás, em grande parte isso se deve às vantagens que essa relação comercial proporciona para as empresas e os consumidores. A terceirização de logística atua de modo a auxiliar no planejamento das melhores estratégias para entrega da mercadoria, controlar o estoque, armazenar e entregar dentro do prazo o produto de modo seguro.
O processo de logística possui alta relevância no desempenho das vendas online. Afinal, é exatamente o correto controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto que tornam um e-commerce bem avaliado por clientes.
Fazer compras online já é uma realidade que faz parte do cotidiano dos brasileiros, seja na aquisição de medicamentos, roupas ou até mesmo, mensalmente, os alimentos. Esses exemplos mostram que cada vez mais, as lojas físicas estão perdendo o público.
Porém, um novo problema se abre para os empresários de e-commerce, e ele está na dificuldade de entregar todas as demandas no tempo correto, sem causar prejuízos ou má experiências aos clientes, e ainda fidelizar aquele consumidor.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é que o e-commerce cresça cerca de 16% em 2019 e as vendas cheguem até R$ 79,9 bilhões no ano. Este dado é suficientemente importante para os pequenos e médios empreendedores, isso porque todos poderão ser atingidos por essa onda de crescimento.
O maior questionamento do setor, é se todos estão preparados para suprir as necessidades logísticas de suas vendas. Essa é a grande dúvida.
Leia também: Logística para E-commerce: Reduza Custos com Frete
A logística terceirizada consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.
É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).
Dessa forma, para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros de negócio que possuem valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa. Portanto, é uma relação que vai muito além de fornecer serviços. Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos.
Por outro lado, do ponto de vista do seu negócio, é preciso ter em mente que a gestão das áreas tende a ficar descentralizada, fazendo com que o trabalho do gestor passe a ser somente o de acompanhar os resultados dos serviços prestados pelas terceirizadas e facilitar seu trabalho.
A redução de custos é, podemos dizer, o principal motivo que leva as empresas a adotarem a logística terceirizada. Ela se dá por meio da diminuição da folha de pagamento e os encargos referentes a elas e pela troca de alguns custos fixos por variáveis. O que significa que, com a gestão terceirizada, seu negócio só absorve os gastos referentes ao trabalho que foi realizado.
Esse é um grande benefício que a logística terceirizada para e-commerce proporciona para as empresas, a execução dos processos por equipes que possuem conhecimento das melhores práticas de mercado.
Logo, como as empresas são especializadas nas atividades em que atuam, pode-se esperar resultados ainda melhores do que na gestão própria.
Leia mais: Qual sua ferramenta de gerenciamento logístico hoje?
Uma coisa é ótima e um fato, como a gestão passa a ser de responsabilidade do parceiro de negócio, o papel do gestor de logística passa a ser analisar os resultados, compará-los aos objetivos que foram definidos e verificar os motivos que possam ter levado ao não cumprimento das metas, e até ajudar na identificação de soluções.
Mas o que diz respeito à parte operacional, execução dos processos e métodos de trabalho, desde que o desempenho esteja dentro do esperado, passa a não ser obrigação da sua empresa. Ou seja, há mais tempo para outras tarefas.
Muito além do conhecimento sobre as atividades que as empresas terceirizadas possuem, elas também contam com equipamentos específicos para o trabalho que será realizado.
Portanto, sua empresa não precisa arcar com os custos de aquisição e manutenção dessas ferramentas.
Com terceirização de logística, é possível focar na sua atividade-final. Ou seja, ao mesmo tempo em que a sua equipe pode direcionar os esforços em melhorar suas atividades, você possui a segurança de que as demais também estão sendo executadas por equipes que possuem total capacidade.
Nesse sentido, é possível alcançar um aumento na qualidade dos produtos que são oferecidos ao mesmo tempo em que os serviços também proporcionam resultados satisfatórios.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.
Leia mais: Como funciona o cálculo de ICMS sobre frete sem segredos!
Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!
Até a próxima!