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Principais Problemas que os gestores de Logística enfrentam

2.10.2019 10:38

As funções dos gestores de logística não estão relacionadas somente a concretização das entregas dos produtos, mas também a relação entre marca e cliente. Diante disso, essa não é uma tarefa muito fácil, ainda mais em tempos de crise, como a que estamos no Brasil, em que a gestão inadequada pode significar a diferença entre lucro e prejuízo de um negócio.
Como esses profissionais enfrentam problemas logísticos, cabe a eles encontrar a melhor solução para não afetar a entrega e despacho dos produtos.
É por esse motivo que vamos abordar neste conteúdos os principais problemas para os gestores de logística.

Leia também: Você sabe o que é logística? Entenda como o conceito de logística vai te ajudar e trazer sucesso em vendas

Problemas que os gestores de logística enfrentam

1. Atenção Gestores de Logística com: Falta de planejamento

A implantação de gestão da qualidade é importante, entretanto ela precisa ser estruturada de forma correta para não se tornar ineficiente e ocasionar perda de tempo e dinheiro, pontos importante quando o assunto são os negócios. Portanto, para que ela dê certo, é essencial estabelecer um planejamento detalhado de todos os processos e acompanhar, permanentemente, se esse planejamento está sendo cumprido.

Para iniciar com o pé direito, é preciso deixar claro que um planejamento de sucesso começa a partir da alta direção, sendo necessário a aplicação de mudanças internas que irão possibilitar elevar a corporação a outro patamar. Os gestores de logística precisam ter em mente quais metas, objetivos e índices de qualidade esperam. São fatores que irão constituir o planejamento estratégico.

Se guiando por essa premissa, chegamos à etapa de alinhamento entre as equipes, as quais precisam ter uma definição esclarecida das metas e caminhos que serão percorridos.

Elas podem participar desse processo de definição para otimizar as diretrizes, que em sequência permite o estabelecimento de indicadores robustos e controles. Esses irão servir para demonstrar a direção, as metas e as correções em casos de desvios dos focos principais definidos de forma prévia.

Para além do planejamento estratégico da alta direção, em que se define o modo geral da organização, é importante ter planejamentos estratégicos em setores, pois auxiliam a diagnosticar a necessidade de mercado, sendo importante possuírem metas, tempo de execução e acompanhamentos esperados para fomentar e manter o sucesso da empresa e dos seus clientes.

problemas dos gestores de logistica

2. Atenção Gestores de Logística com: Falta de indicadores de desempenho

É muito importante ter indicadores de desempenho que reflitam os processos da empresa, o que demanda um amplo conhecimento dos processos internos.

Os principais KPIs, ou indicadores chaves de desempenho, têm como responsabilidade refletir os valores estratégicos da empresa, garantindo o sucesso futuro da organização. Nesse sentido, precisam ter por base pilares que envolvam qualidade, nível de serviço e custos operacionais.

Você pode estabelecer alguns indicadores como os principais para abarcar as metas estratégicas da empresa, como:

  • índices de prazos de entrega;
  • níveis de satisfação dos clientes;
  • taxas de rupturas operacionais;
  • índices e controles de ociosidade;
  • níveis de custos operacionais.

3. Atenção Gestores de Logística com: Ausência de profissionais de supply chain qualificados

A cadeia logística possui como foco a integração ou junção das etapas logísticas — e o transporte é somente uma delas. Entretanto, ele é tão fundamental quanto o desenvolvimento e produção de um produto, sua estratégia comercial e sua disponibilidade no mercado.

A equipe de supply chain qualificada é essencial para garantir uma integração excelente, exemplar e magnífica entre esses elos e a todos os membros e processos de suprimento, dando a devida importância ao transporte e armazenagem. Isso irá proporcionar o equilíbrio e qualidade entre fornecedores e clientes.

É justamente por esse motivo que é fundamental a contratação de profissionais especializados que possam contribuir com a gestão da qualidade.

Por outro lado, é necessário fazer com que a equipe absorva a cultura empresarial e conheça o modo mais adequado de realizar os processos. Ela também necessita ter consciência dos resultados que as perdas causam para o empreendimento, é o que irá colaborar para a excelência nas rotinas logísticas, afinal, serão colaboradores capacitados e conscientes que irão realizá-las.

Leia mais: Terceirizar logística para o seu negócio online ou não? Eis a questão

4. Atenção Gestores de Logística com: Falta de agilidade no transporte de cargas

O transporte de cargas é um dos fatores mais importantes na cadeia de suprimentos, e merece atenção especial. A gestão da qualidade precisa definir instrumentos que permitam otimizar essa área, sob risco de impactar e tornar menos eficientes os outros processos logísticos que com ela interagem ou dela dependem.

Nesse sentido, para otimizar esse setor e conseguir aumentar os níveis de satisfação dos clientes, o interessante é contratar uma transportadora de cargas que seja qualificada, apta a assegurar agilidade e segurança na entrega dos produtos. O indicado é que ela tenha capacidade de atender, de forma efetiva, as demandas dos clientes, sobretudo em épocas de maior sazonalidade de vendas.

Outra questão importante é o fator tecnológico. Isso ocorre porque, em um mundo globalizado, as exigências impõem que as relações de consumo sejam cada vez mais competitivas, o que faz com que o investimento em tecnologia seja primordial para o sucesso das entregas.

Portanto, contrate uma transportadora que realize investimentos altos em ferramentas tecnológicas que vão além de inovações, mas que também entregam informações rápidas, precisas e seguras, bem como constantes atualizações e cumprimentos legais.

Não podemos deixar de falar sobre outro recurso importante, que é o rastreamento logístico, operacional e também de processos, que garante a perenização da empresa e, principalmente, irá proporcionar soluções diferenciadas aos clientes.

5. Atenção Gestores de Logística com: Falta de tecnologia especializada

Você deve contar com uma transportadora que invista em tecnologia para agilizar o transporte, mas também é vital que a própria organização dê atenção especial para a tecnologia.

Dessa forma, é essencial contar com sistemas de automação e outras ferramentas tecnológicas voltadas para a gestão da qualidade na logística.

Por exemplo, um sistema/software robusto (ERP), que permite a gestão integrada e confere maior confiabilidade ao negócio da empresa, podendo entregar informações em tempo real e melhorar o controle e gerenciamento de dados. Além disso, colabora para tomadas de decisões rápidas, otimização de desperdícios e aumento do aproveitamento do tempo, o qual é obtido em resposta a uma padronização dos serviços.

Leia mais: 7 Dicas para Evitar Problemas com Entrega de Mercadorias

Existem ainda mais programas de inteligência de dados, que colaboram para decisões mais acertadas dos gestores, e regras de negócio seguindo parâmetros, ambos com foco também no mercado.

Programas que permitem a redução de riscos, mitigação de falhas e controle na busca contínua de melhorias também são importantes para diminuir problemas internos. 

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