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23
01
2021

Estratégias logísticas para melhorar o desempenho do seu negócio

Tag
logística

Atualmente, ter um planejamento logístico diferenciado faz toda a diferença. Basta olhar à sua volta para perceber que o mercado está mais competitivo, além disso, o comportamento do consumidor mudou (e muito). É preciso contar com estratégias logísticas a fim de controlar o estoque, calcular o frete e cuidar do transporte, essas são atividades que permitem atender as necessidades dos consumidores e promover uma gestão de negócio que seja de fato eficiente.

Se você está pensando em aprimorar o fluxo operacional do seu negócio, está no lugar certo! Listamos as principais estratégias de logística para você ver mudanças positivas daqui pra frente! 

Boa leitura! 

Estratégias de logística para melhorar o desempenho do seu negócio 

1. Estruture o fluxo logístico

O primeiro passo é identificar quais são suas principais ações hoje, ou seja, o que está sendo feito? 

Para uma logística eficiente, é essencial cuidar do processo de armazenagem, expedição e entrega de mercadorias. Associado a isso, está o estudo das tendências atuais do mercado, da mesma maneira que as vendas realizadas pela empresa. O resultado dessas informações irá permitir escolher o que traz mais benefícios para o fluxo logístico da empresa, como a demanda, os níveis de estoque e o transporte da mercadoria.

2. Avalie usar operadores de Fulfillment

Se você não está tão animado para trabalhar com transportadoras, pode optar pela operação logística a partir do Fulfillment. Nada mais é que um processo especializado em logística de comércios físicos e digitais. De forma resumida, o Fulfillment se responsabiliza por preparar os itens a serem enviados, incluindo armazenamento em grandes depósitos, embalagem, emissão de etiquetas de postagens e transporte até o cliente.

O serviço de e-fulfillment tem sido uma questão de sobrevivência para muitos negócios. Empresas como o Mercado Livre e os Correios disponibilizam uma grande estrutura em logística, servindo como armazenagem, onde os clientes fazem a gestão online do estoque, com toda a responsabilidade de embalagem, preparo, até a entrega para o consumidor.

A Pier 8 possui integração com o Fulfillment dos Correios, onde é possível fazer gestão online do estoque e solicitar atendimento aos pedidos de vendas virtuais. Além de aprimorar a gestão de estoque, você tem a oportunidade de aproveitar as ferramentas oferecidas pelo sistema de gestão, como verificação de recebimento de pedidos, confirmação de pagamentos e emissão de notas fiscais. Além de comodidade, o Fulfillment oferece redução de custos para negócios brasileiros.

3. Faça monitoramento dos produtos enviados

O rastreamento de mercadorias pode ser um grande diferencial,aproveite as tecnologias de geolocalização para melhorar o desempenho do seu negócio. Isso porque o monitoramento beneficia tanto o comprador quanto o próprio comércio – ambas as partes podem conferir se está tudo certo com a mercadoria que está em transporte.

Lembre-se: é sua responsabilidade fazer com que o produto chegue ao seu local de destino. Além disso, o consumidor ficará satisfeito com os serviços prestados pelo seu comércio, podendo voltar a fazer outras compras.

4. Tenha uma logística reversa

A logística reversa é outro ponto que o empreendedor deve se atentar ao fazer a logística eficiente. Ela está ligada à boas práticas com o meio ambiente e a sociedade, com o mundo como está hoje, certamente você já inseriu práticas de logística reversa em seu negócio, certo? 

Ela também está relacionada à troca ou devolução de mercadorias adquiridas pela internet. É quando um produto volta para o lugar que ele saiu, nisso, práticas de estímulo à reciclagem, podem trazer novos consumidores para perto de você. Uma marca precisa estar bem posicionada, moralmente. 

Adotar esse processo é uma excelente oportunidade para gerar vantagem competitiva entre os concorrentes. Afinal, o consumidor irá perceber o atendimento eficiente da empresa mesmo no pós-venda. Além de atender os problemas dos clientes, a troca e devolução de mercadorias são direitos previstos em lei no Código de Defesa do Consumidor. Portanto, é essencial pensar em cada etapa desse procedimento.

5. Conte com o auxílio da tecnologia

Você já pensou em fazer logística com o apoio da tecnologia? Sistemas de gestão empresarial estão chamando cada vez mais a atenção por suas inúmeras funcionalidades, capazes de otimizar uma série de processos e departamentos, inclusive o estoque e transporte de mercadorias. Por exemplo: o WMS. 

Qual a função do WMS (Warehouse Management System) na logística?

O WMS nada mais é que um sistema de logística que integra a cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), e seu principal objetivo é o gerenciamento e a automatização de todos os processos logísticos que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição.

Com isso, houve uma revolução nos setores que demandam logística eficiente. Se antes o controle era feito manualmente, a partir dessa solução o próprio software assume total controle do estoque, desde o momento da chegada de um produto, até a etapa de expedição. O resultado? Diminuição de falhas nos processos logísticos e redução de custos, mas a lista não para por aí, além disso:

  • Otimização do tempo gasto;
  • Organização de todos os processos internos;
  • Controle da entrada e saída de produtos;
  • Planejamento de recursos;
  • Melhoria na comunicação;
  • Controle e abastecimento da linha de produção;

O sistema WMS na logística se conecta a um banco de dados, ali são registrados toda e qualquer movimentação que acontece dentro do armazém, tudo é mediado a partir do uso de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos. Algumas atividades realizadas pelo software, capaz de reduzir falhas importantes na logística:


  • Registra entrada e saída de mercadorias;
  • Atualizar o inventário com informações gerais sobre os produtos, como data de validade, peso, dimensões e número de lote;
  • Impulsiona a organização do estoque, com base na demanda, otimizando o espaço disponível;
  • Fornece relatórios atualizados sobre o status dos produtos no armazém.

A Pier 8 tem soluções em logística a partir de tecnologias consistentes, como o sistema WMS. Entre em contato conosco!


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logística

Estratégias logísticas para melhorar o desempenho do seu negócio

Atualmente, ter um planejamento logístico diferenciado faz toda a diferença. Basta olhar à sua volta para perceber que o mercado está mais competitivo, além disso, o comportamento do consumidor mudou (e muito). É preciso contar com estratégias logísticas a fim de controlar o estoque, calcular o frete e cuidar do transporte, essas são atividades que permitem atender as necessidades dos consumidores e promover uma gestão de negócio que seja de fato eficiente.

Se você está pensando em aprimorar o fluxo operacional do seu negócio, está no lugar certo! Listamos as principais estratégias de logística para você ver mudanças positivas daqui pra frente! 

Boa leitura! 

Estratégias de logística para melhorar o desempenho do seu negócio 

1. Estruture o fluxo logístico

O primeiro passo é identificar quais são suas principais ações hoje, ou seja, o que está sendo feito? 

Para uma logística eficiente, é essencial cuidar do processo de armazenagem, expedição e entrega de mercadorias. Associado a isso, está o estudo das tendências atuais do mercado, da mesma maneira que as vendas realizadas pela empresa. O resultado dessas informações irá permitir escolher o que traz mais benefícios para o fluxo logístico da empresa, como a demanda, os níveis de estoque e o transporte da mercadoria.

2. Avalie usar operadores de Fulfillment

Se você não está tão animado para trabalhar com transportadoras, pode optar pela operação logística a partir do Fulfillment. Nada mais é que um processo especializado em logística de comércios físicos e digitais. De forma resumida, o Fulfillment se responsabiliza por preparar os itens a serem enviados, incluindo armazenamento em grandes depósitos, embalagem, emissão de etiquetas de postagens e transporte até o cliente.

O serviço de e-fulfillment tem sido uma questão de sobrevivência para muitos negócios. Empresas como o Mercado Livre e os Correios disponibilizam uma grande estrutura em logística, servindo como armazenagem, onde os clientes fazem a gestão online do estoque, com toda a responsabilidade de embalagem, preparo, até a entrega para o consumidor.

A Pier 8 possui integração com o Fulfillment dos Correios, onde é possível fazer gestão online do estoque e solicitar atendimento aos pedidos de vendas virtuais. Além de aprimorar a gestão de estoque, você tem a oportunidade de aproveitar as ferramentas oferecidas pelo sistema de gestão, como verificação de recebimento de pedidos, confirmação de pagamentos e emissão de notas fiscais. Além de comodidade, o Fulfillment oferece redução de custos para negócios brasileiros.

3. Faça monitoramento dos produtos enviados

O rastreamento de mercadorias pode ser um grande diferencial,aproveite as tecnologias de geolocalização para melhorar o desempenho do seu negócio. Isso porque o monitoramento beneficia tanto o comprador quanto o próprio comércio – ambas as partes podem conferir se está tudo certo com a mercadoria que está em transporte.

Lembre-se: é sua responsabilidade fazer com que o produto chegue ao seu local de destino. Além disso, o consumidor ficará satisfeito com os serviços prestados pelo seu comércio, podendo voltar a fazer outras compras.

4. Tenha uma logística reversa

A logística reversa é outro ponto que o empreendedor deve se atentar ao fazer a logística eficiente. Ela está ligada à boas práticas com o meio ambiente e a sociedade, com o mundo como está hoje, certamente você já inseriu práticas de logística reversa em seu negócio, certo? 

Ela também está relacionada à troca ou devolução de mercadorias adquiridas pela internet. É quando um produto volta para o lugar que ele saiu, nisso, práticas de estímulo à reciclagem, podem trazer novos consumidores para perto de você. Uma marca precisa estar bem posicionada, moralmente. 

Adotar esse processo é uma excelente oportunidade para gerar vantagem competitiva entre os concorrentes. Afinal, o consumidor irá perceber o atendimento eficiente da empresa mesmo no pós-venda. Além de atender os problemas dos clientes, a troca e devolução de mercadorias são direitos previstos em lei no Código de Defesa do Consumidor. Portanto, é essencial pensar em cada etapa desse procedimento.

5. Conte com o auxílio da tecnologia

Você já pensou em fazer logística com o apoio da tecnologia? Sistemas de gestão empresarial estão chamando cada vez mais a atenção por suas inúmeras funcionalidades, capazes de otimizar uma série de processos e departamentos, inclusive o estoque e transporte de mercadorias. Por exemplo: o WMS. 

Qual a função do WMS (Warehouse Management System) na logística?

O WMS nada mais é que um sistema de logística que integra a cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), e seu principal objetivo é o gerenciamento e a automatização de todos os processos logísticos que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição.

Com isso, houve uma revolução nos setores que demandam logística eficiente. Se antes o controle era feito manualmente, a partir dessa solução o próprio software assume total controle do estoque, desde o momento da chegada de um produto, até a etapa de expedição. O resultado? Diminuição de falhas nos processos logísticos e redução de custos, mas a lista não para por aí, além disso:

  • Otimização do tempo gasto;
  • Organização de todos os processos internos;
  • Controle da entrada e saída de produtos;
  • Planejamento de recursos;
  • Melhoria na comunicação;
  • Controle e abastecimento da linha de produção;

O sistema WMS na logística se conecta a um banco de dados, ali são registrados toda e qualquer movimentação que acontece dentro do armazém, tudo é mediado a partir do uso de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos. Algumas atividades realizadas pelo software, capaz de reduzir falhas importantes na logística:


  • Registra entrada e saída de mercadorias;
  • Atualizar o inventário com informações gerais sobre os produtos, como data de validade, peso, dimensões e número de lote;
  • Impulsiona a organização do estoque, com base na demanda, otimizando o espaço disponível;
  • Fornece relatórios atualizados sobre o status dos produtos no armazém.

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