Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
20
04
2020

Principais dúvidas sobre gerenciamento de Logística

gestão
logística
gestão de logística

Todas as empresas que trabalham com produtos devem ficar atentas para garantir que toda a cadeia produtiva seja eficiente, contando assim desde o início da produção até a chegada ao cliente final. Nesse sentido, um dos pontos importantes de serem avaliados e ter sua qualidade garantida é o setor de logística.


Certificar-se de que os trabalhos desse setor sejam efetivos é essencial, e isso pode ser realizado ao otimizar os prazos de entrega e qualidade do serviço, a fim de satisfazer e chegar à fidelização do comprador.


Entretanto, uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é através de sistemas de gerenciamento de logística. Continue lendo este artigo e entenda como um software pode ser um importante aliado nesse processo! 

Leia também: Como gerenciar a logística do meu negócio?

Qual a importância de escolher bons sistemas de gerenciamento de logística?

Principais dúvidas sobre gerenciamento de Logística

Antes de qualquer coisa, é preciso compreender que, é cada vez mais uma realidade, os gestores devem manter um controle eficiente dos processos logísticos que ocorrem em suas empresas, tendo como objetivo nisso encontrar falhas que podem prejudicar a produção, otimizar o que for possível e gerar vantagem competitiva. O que queremos dizer é que palavra de ordem do momento é: informação é poder!


E no meio de um grande fluxo de dados que são gerados todos os dias pelos mais diversos setores, ter um sistema que automatize, minere e ofereça as principais informações de forma clara e objetiva para a gestão logística é essencial. Dessa forma, pode-se potencializar produtividade e eficiência, encontrar os pontos positivos a serem explorados, assim como as brechas que precisam ser ajustadas.


A partir de um sistema de gerenciamento de logística, pode-se:


  • controlar os pedidos e verificar possíveis não-conformidades de forma satisfatória;
  • monitorar o transit-time, acompanhando todo o trajeto desde a saída do estoque até a chegada no destino final.


Dessa maneira, quando o sistema de entrega é otimizado, é possível superar prazos estabelecidos, evitar atrasos e, com isso, melhorar a imagem da empresa, gerar vantagem competitiva, além de fidelizar clientes.


Por outro lado, um software auxilia na automação de processos, agilizando o trabalho dos funcionários do setor, de forma a melhorar a eficiência e permitindo que eles se dediquem a atividades mais analíticas, que são importantes para as rotinas do negócio.

Principais dúvidas sobre sistemas de gerenciamento de logística

Apesar do que falamos acima, muitas dúvidas surgem a respeito de quais são os sistemas de gerenciamento de logística mais utilizados pelas empresas e que podem ser implementados pela sua organização. Para além disso, de que forma eles auxiliam nos procedimentos realizados no dia a dia?


Listamos abaixo!

1. TMS

Trata-se aqui de uma sigla para Transportation Management System, é o Sistema de Gestão de Transportes. Ele é responsável por auxiliar no gerenciamento de todos os detalhes relacionados ao serviço de entrega, dando apoio a diversas etapas, como o planejamento de rotas, auditoria, verificação e acompanhamento das transportadoras, entre outras.


Nesse caso, estão entre os benefícios de sua implementação de sistemas de gerenciamento de logística


  • aperfeiçoamento do serviço de entrega, ajudando a reduzir custos;
  • otimização das rotas;
  • controle dos gastos, colaborando assim com a prestação de contas;
  • maior facilidade para tornar o processo de entregas mais flexível;
  • amparo na tomada de decisões para melhoria do desempenho.

2. WMS

Principais dúvidas sobre gerenciamento de Logística

Sigla para Warehouse Management System, é um Sistema de Gerenciamento de Armazém. Nesse sentido, ele auxilia na gestão de rotinas de um estoque, auxiliando com o processo pré-transporte. Assim, o sistema WMS controla o inventário, necessidade de reposição, verifica se existem slots disponíveis no local, monitora a organização física do espaço, além de outros detalhes, sendo eles: 


  • controle e verificação de entrada e saída de produtos;
  • alocação dos itens;
  • controle de portaria do estoque;
  • otimização do picking;
  • emissão de documentos concernentes a essa área.


Além disso, ele traz as seguintes vantagens para o sistema de gerenciamento de logística:


  • controle otimizado de fluxo de materiais;
  • fornecimento de informações para decisões mais eficientes;
  • evita problemas com itens parados, bem como falta de produtos, contribuindo com o giro de estoque.

3. Sistemas de monitoramento de entregas

Os sistemas de gerenciamento de logística contribuem para o controle do transporte da carga, desde a saída do armazém até a chegada no ponto final. Nesse caso, suas aplicações estão relacionadas com os seguintes pontos:


  • acompanhamento via GPS no local em que a carga está;
  • confirmação de entrega através de fotografia;
  • envio de SMS ou e-mail para cliente, a fim de informá-lo sobre o estágio da entrega;
  • atualização de informações via código de barras;
  • notificações entre empresa e motorista.

4. Sistemas de roteirização

Aqui o objetivo é otimizar rotas e garantir um trajeto com um melhor custo-benefício para a empresa, oferecendo os melhores prazos, este é um dos objetivos para o uso de sistemas de roteirização. Afinal, eles ajudam no planejamento da operação de transporte em si.


Estão entre suas funções principais estão:


  • cálculos de trajetos;
  • auxílio na auditoria para pagamentos referentes à transportadoras terceirizadas;
  • definição assertiva de rotas com o melhor custo-benefício no que concerne ao pagamento de combustíveis e transportes e tempo estimado de viagem;
  • determinação do prazo de entrega, considerando indispensavelmente possíveis atrasos;
  • definição dos veículos a serem utilizados, considerando o tipo e volume das cargas a serem transportadas.

5. Sistemas de gestão de frotas

Principais dúvidas sobre gerenciamento de Logística

Outra questão que merece ser verificada pela empresa e que pode ser otimizado a partir de softwares específicos, trata-se da gestão de frota. Nesse sentido, caso tenha veículos próprios da empresa, esse tipo de sistema contribui com:


  • prazos de manutenções preventivas;
  • controle no número de veículos que estão disponíveis e quais estão indisponíveis devido à necessidade de reparos;
  • controle de consumo de combustível;
  • escalas de condutores;
  • calendário de perícias médicas e pagamento de taxas;
  • produção de relatórios sobre as frotas.

Este conteúdo teve como objetivo te mostrar que os sistemas estão diretamente relacionados com os serviços oferecidos pela empresa. Por exemplo, se a sua venda é realizada para o consumidor final de forma direta, é fundamental ter um software que envie o rastreio para ele, de maneira automatizada.


Essa ação evita a necessidade de que um funcionário tenha que realizar a conferência e enviar, através de outro sistema, as informações para o cliente. Nesse mesmo sentido, ganha-se em agilidade, eficiência e evita-se erros que podem ocorrer devido ao preenchimento errado ou esquecimentos.


Em casos, por exemplos, em que a organização trabalha com serviços de transporte terceirizados, um sistema de gestão de frotas pode não ser tão interessante. Entretanto, o ideal é acompanhar, caso a caso, o que de fato traz um melhor custo-benefício para sua empresa.


Para concluir, os sistemas de gerenciamento de logística são fundamentais para potencializar a produtividade empresa, certificando-se que a cadeia produtiva terá maximização de desempenho.


Algumas das vantagens de ter parceria logística com a Pier 8:


Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! Entre em contato com a gente, estamos ansiosos por nossa parceria logística


Até a próxima! 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?