Todas as empresas que trabalham com produtos devem ficar atentas para garantir que toda a cadeia produtiva seja eficiente, contando assim desde o início da produção até a chegada ao cliente final. Nesse sentido, um dos pontos importantes de serem avaliados e ter sua qualidade garantida é o setor de logística.
Certificar-se de que os trabalhos desse setor sejam efetivos é essencial, e isso pode ser realizado ao otimizar os prazos de entrega e qualidade do serviço, a fim de satisfazer e chegar à fidelização do comprador.
Entretanto, uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é através de sistemas de gerenciamento de logística. Continue lendo este artigo e entenda como um software pode ser um importante aliado nesse processo!
Leia também: Como gerenciar a logística do meu negócio?
Antes de qualquer coisa, é preciso compreender que, é cada vez mais uma realidade, os gestores devem manter um controle eficiente dos processos logísticos que ocorrem em suas empresas, tendo como objetivo nisso encontrar falhas que podem prejudicar a produção, otimizar o que for possível e gerar vantagem competitiva. O que queremos dizer é que palavra de ordem do momento é: informação é poder!
E no meio de um grande fluxo de dados que são gerados todos os dias pelos mais diversos setores, ter um sistema que automatize, minere e ofereça as principais informações de forma clara e objetiva para a gestão logística é essencial. Dessa forma, pode-se potencializar produtividade e eficiência, encontrar os pontos positivos a serem explorados, assim como as brechas que precisam ser ajustadas.
A partir de um sistema de gerenciamento de logística, pode-se:
Dessa maneira, quando o sistema de entrega é otimizado, é possível superar prazos estabelecidos, evitar atrasos e, com isso, melhorar a imagem da empresa, gerar vantagem competitiva, além de fidelizar clientes.
Por outro lado, um software auxilia na automação de processos, agilizando o trabalho dos funcionários do setor, de forma a melhorar a eficiência e permitindo que eles se dediquem a atividades mais analíticas, que são importantes para as rotinas do negócio.
Apesar do que falamos acima, muitas dúvidas surgem a respeito de quais são os sistemas de gerenciamento de logística mais utilizados pelas empresas e que podem ser implementados pela sua organização. Para além disso, de que forma eles auxiliam nos procedimentos realizados no dia a dia?
Listamos abaixo!
Trata-se aqui de uma sigla para Transportation Management System, é o Sistema de Gestão de Transportes. Ele é responsável por auxiliar no gerenciamento de todos os detalhes relacionados ao serviço de entrega, dando apoio a diversas etapas, como o planejamento de rotas, auditoria, verificação e acompanhamento das transportadoras, entre outras.
Nesse caso, estão entre os benefícios de sua implementação de sistemas de gerenciamento de logística:
Sigla para Warehouse Management System, é um Sistema de Gerenciamento de Armazém. Nesse sentido, ele auxilia na gestão de rotinas de um estoque, auxiliando com o processo pré-transporte. Assim, o sistema WMS controla o inventário, necessidade de reposição, verifica se existem slots disponíveis no local, monitora a organização física do espaço, além de outros detalhes, sendo eles:
Além disso, ele traz as seguintes vantagens para o sistema de gerenciamento de logística:
Os sistemas de gerenciamento de logística contribuem para o controle do transporte da carga, desde a saída do armazém até a chegada no ponto final. Nesse caso, suas aplicações estão relacionadas com os seguintes pontos:
Aqui o objetivo é otimizar rotas e garantir um trajeto com um melhor custo-benefício para a empresa, oferecendo os melhores prazos, este é um dos objetivos para o uso de sistemas de roteirização. Afinal, eles ajudam no planejamento da operação de transporte em si.
Estão entre suas funções principais estão:
Outra questão que merece ser verificada pela empresa e que pode ser otimizado a partir de softwares específicos, trata-se da gestão de frota. Nesse sentido, caso tenha veículos próprios da empresa, esse tipo de sistema contribui com:
Este conteúdo teve como objetivo te mostrar que os sistemas estão diretamente relacionados com os serviços oferecidos pela empresa. Por exemplo, se a sua venda é realizada para o consumidor final de forma direta, é fundamental ter um software que envie o rastreio para ele, de maneira automatizada.
Essa ação evita a necessidade de que um funcionário tenha que realizar a conferência e enviar, através de outro sistema, as informações para o cliente. Nesse mesmo sentido, ganha-se em agilidade, eficiência e evita-se erros que podem ocorrer devido ao preenchimento errado ou esquecimentos.
Em casos, por exemplos, em que a organização trabalha com serviços de transporte terceirizados, um sistema de gestão de frotas pode não ser tão interessante. Entretanto, o ideal é acompanhar, caso a caso, o que de fato traz um melhor custo-benefício para sua empresa.
Para concluir, os sistemas de gerenciamento de logística são fundamentais para potencializar a produtividade empresa, certificando-se que a cadeia produtiva terá maximização de desempenho.
Algumas das vantagens de ter parceria logística com a Pier 8:
Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! Entre em contato com a gente, estamos ansiosos por nossa parceria logística.
Até a próxima!