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Principais desafios para quem começa um e-commerce

12.5.2020 11:57

Começar uma loja virtual é um grande passo na vida do empreendedor. O caminho é cheio de desafios, mas as vantagens do e-commerce são inúmeras! O mercado está em constante expansão e são muitas as oportunidades para quem quer vender pela internet.


O faturamento anual do e-commerce brasileiro bate recorde a cada ano, em 2019, alcançou mais de 60 bilhões de acordo com dados do eBit/Nielsen. E o melhor é que as vendas pela internet ainda têm muito mercado a conquistar!


Os números são promissores e as vantagens do e-commerce são muitas, mas é preciso estar preparado para os desafios ao criar sua loja virtual. Eles irão aparecer, como em todo ramo de negócio, entretanto, se você estiver preparado, vai poder planejar sua estratégia para superá-los!


Por essa razão, trazemos neste artigo alguns desafios comuns para quem vai criar sua primeira loja virtual. Após este conteúdo, queremos que esteja preparado para começar um e-commerce


E, como não adianta apresentar somente os problemas, trazemos também algumas dicas para que você possa criar sua loja virtual da forma mais consciente.

Principais desafios para quem começa um e-commerce

Principais desafios para quem começa um e-commerce

1. Definir que produtos e para quem vender

Antes de se entregar à ansiedade e criar seu site, é necessário que você tenha uma parte de sua estratégia muito bem definida. O primeiro passo para isso é escolher os produtos que vai vender e, tão importante quanto, definir para quem você vai vender, ou seja, qual seu público-alvo.


Nossa dica para você escolher os artigos com os quais vai trabalhar: selecione um nicho de mercado específico. Isso porque, entre as milhares de lojas virtuais que existem, você precisa se destacar de alguma maneira para que possa ter sucesso.


Escolher um tipo de produto diferente, que irá atender as necessidades bem características de determinado grupo, é uma boa forma para fazer isso.


Nesse sentido, na hora de definir seus produtos, faça o trabalho completo. Ao invés de escolher, por exemplo, vender cosméticos, você pode optar por produtos de beleza especializados em cabelos crespos e cacheados. Dessa forma, fica mais fácil se tornar uma referência naquele segmento.


Estabeleça não somente um público genérico, mas as personas do seu negócio. Isso significa que você vai criar um ou mais perfis do seu cliente ideal, com características demográficas, mas também sonhos, aspirações, desejos e dores. Trazendo o consumidor para mais perto de sua marca. 

Compreendendo exatamente o que e para quem você vai vender, fazer toda a divulgação do seu e-commerce vai ficar muito mais fácil. Você vai poder criar campanhas e usar a linguagem adequada para conversar com seus potenciais clientes.


E mais que isso, a partir dessas informações, você pode começar a trabalhar para encontrar o fornecedor mais adequado para seu e-commerce. Sabendo o que seu público espera, você poderá avaliar a qualidade, o prazo e o preço de quem for te vender os artigos.

2. Escolher por onde vai vender

Após definir o que e para quem você vai vender, é preciso estabelecer qual será seu canal de vendas. Afinal, ao vender pela internet, você pode optar por ter seu próprio e-commerce, vender em um marketplace ou pelas redes sociais.


Neste conteúdo, vamos abordar os principais desafios para quem começa um e-commerce. Vale ressaltar que, vender através do seu próprio e-commerce e também pelos outros canais é uma excelente maneira de se fazer presente no ambiente virtual e ser visto por potenciais clientes.


Se você acredita que criar sua loja virtual é algo muito complicado, não se preocupe. Há plataformas de e-commerce em que você pode começar seu site do zero sem nenhuma experiência prévia. E mais, você pode integrar diferentes meios de pagamento e de envio para facilitar a vida dos seus clientes.

3. Montar seu e-commerce

Principais desafios para quem começa um e-commerce

Agora, depois que você definir como vai montar seu e-commerce, é chegado o momento de colocar a mão na massa. Apesar de ser simples criar o site por meio de plataformas, é necessário caprichar para que seu e-commerce fique atraente e agradável para seus clientes, além de funcionar bem.


Caso você opte por uma plataforma de e-commerce, reserve um tempo para experimentar diferentes layouts e personalizá-los de acordo com a identidade visual da sua marca. Crie um logo caprichado, tire boas fotos dos produtos e escreva descrições originais para cada um dos artigos.


No momento que for carregar os produtos, não coloque todos na página inicial. Isso vai deixar o carregamento do seu site mais lento e a navegação mais confusa. Ao invés disso, crie páginas para as categorias de produtos, limite a home a cerca de 15 mercadorias e crie banners para anunciar eventuais promoções e categorias em destaque na sua página inicial.

4. Determinar para que regiões começar a vender e entender sua operação

Outro grande desafio na hora de se vender online é o frete. Seja por conta dos preços ou do tempo de entrega, essa parte é sempre bastante sensível para o consumidor. Nesse sentido, você deve dar atenção especial a esse ponto.


Como vai estar começando, não é necessário já sair vendendo para todo o Brasil, por exemplo. Que tal começar entregando em uma região menor, seja somente em alguns bairros da sua cidade ou só para seu município. Isso vai te dar mais experiência para que você entenda sua logística antes de alçar voos maiores.


Dessa maneira, você vai entender quais são seus prazos antes de fazer promessas aos consumidores e evita frustrações. Além disso, outra parte interessante da operação a que você deve prestar atenção é a dos pagamentos. Escolha diferentes formas de pagamento para oferecer boas opções aos clientes.


Porém, não leve somente as necessidades dos consumidores em conta. Eles são fundamentais para seu negócio, mas seu fluxo de caixa também é! Nesse caso, antes de integrar algum meio ao seu e-commerce, pesquise quais são as taxas e prazos para recebimento que cada um deles pode te oferecer.

5. Entender qual a melhor maneira de investir na divulgação

Principais desafios para quem começa um e-commerce

Ao criar um e-commerce, uma coisa é certa: você vai precisar investir em divulgação. A questão é por quais meios você vai planejar seu marketing digital.


Nesse sentido, ter bastante conhecimento sobre quem é sua persona vai te ajudar a saber em quais redes sociais seus clientes estão e como eles costumam fazer pesquisas antes de comprar produtos. Dessa forma, você divulga sua loja em locais onde, realmente, há potenciais compradores.


Por outro lado, é essencial que você conheça a jornada de compra do seu cliente. Se você conhecer cada etapa, desde que ele começa a pensar em comprar um produto até que, por fim, adquire algo em seu e-commerce, fica mais fácil impactá-lo da maneira mais eficaz e no momento certo.


Ou seja, antes de sair criando anúncios no Instagram ou campanhas no Google Ads, faça o planejamento dessas ações. Isso não somente vai trazer mais pessoas para conhecerem sua loja virtual, como esse tráfego será de usuários com maior potencial de compra. Sua verba será melhor investida. 

6. Definir o processo de logística reversa

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que as pessoas têm o direito de se arrependerem de uma compra até sete dias após o recebimento do produto. Além disso, os consumidores têm 30 dias para trocar um produto caso precisem. Portanto, como a lei exige que haja troca, você deve estar preparado para esse tipo de eventualidade em seu e-commerce.


E é aí que entra a Logística Reversa, no qual o cliente envia de volta o produto. Os próprios Correios disponibilizam essa modalidade para empresas que possuam CNPJ, sem que o consumidor que quer devolver o artigo tenha que pagar por isso.


As vantagens do e-commerce são diversas. Realmente, a lista é grande. Um e-commerce é uma maneira relativamente simples de empreender e costuma atrair os clientes pela facilidade das compras online.


E como você pôde acompanhar no artigo, os desafios também não são poucos, mas com os pés no chão e muito trabalho duro, é possível prever alguns desafios e se preparar. É claro que não vai ser de um dia para o outro que seu e-commerce vai começar a ter milhares de pedidos por dia, é preciso ter paciência. No entanto, com o planejamento bem alinhado, é possível tornar seu e-commerce um sucesso!


A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Entre em contato conosco, estamos ansiosos por fechar uma parceria logística com você! :)


Abraços!

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