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Prepare a Logística do Ecommerce para a Black Friday!

24.9.2019 13:42

Black Friday é um dos períodos mais lucrativos do ano para os setores do mercado ligados ao consumo, certamente que aqui incluem-se os e-commerce. Apesar de ser um momento muito importante, você deve ficar atento aos perigos de logística de e-commerce que a data oferece. 

São muitos os sinais que mostram o potencial da Black Friday para os e-commerces, consiste em uma oportunidade para o seu e-commerce ganhar visibilidade junto aos consumidores. Por esse motivo, é essencial estar preparado para ela. 

O gosto do brasileiro pela Black Friday é situação recente, porém, atualmente podemos considerar esta uma data lucrativa para o comércio online. De acordo com números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABComm, e-commerces brasileiros movimentaram R$ 2,48 bilhões no período da Black Friday em 2017.

Esse dado indica que durante a semana de Black Friday os e-commerces possuem mais visitantes, indo ao encontro de R$250 de Ticket Médio. Trata-se de um excelente momento para colocar pra frente o estoque e fazer dinheiro! Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ajudar na preparação de sua loja virtual para um dos momentos mais esperados do ano.

Leia também: Quem são os prestadores de serviços logísticos? 
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5 Dicas para preparar a Logística do E-commerce 

1ª dica de Logística para E-commerce: Fique atento ao estoque

Como você já sabe, a Black Friday consiste em um período de aumento expressivo das vendas. Diante exatamente disso que é importante que seu e-commerce esteja com o estoque preparado.

Considere quais os produtos mais vendidos e o perfil dos consumidores e reforce o estoque, mas tenha cautela para não adquirir produtos em excesso. Dessa forma, é possível atender à demanda sem prejuízos ao orçamento. Afinal, depois da Black Friday seu negócio tem que estar de pé e ainda mais notório. 

2ª dica de Logística para E-commerce: Capacite sua equipe de atendimento

Diante do aumento no número de acessos ao seu e-commerce, muitos questionamentos podem surgir por parte dos consumidores. E esta é uma realidade da Black Friday brasileira, infelizmente. Por isso, é fundamental que sua equipe de vendas/atendimento esteja alinhada. 

Analise as principais dúvidas que seus clientes possuem, as intercorrências que podem existir no processo de compra e como solucionar os problemas enfrentados. Não deixe o cliente sem resposta, nem faça com que problemas técnicos o impeçam de realizar a compra, isso pode ‘’ser fatal’’ para seu negócio, uma vez que existem diversos fóruns de consumidores na web.

3ª dica de Logística para E-commerce: Disponibilize condições de pagamento competitivas

Todo e-commerce bem localizado disponibiliza os modos de pagamento através de cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Ofereça condições que facilitem o processo de compra do cliente, já que muitos aguardam ansiosos por esse dia. Como existe uma grande opção de ofertas na Black Friday, as condições de pagamento oferecidas podem ser o fator decisório para a compra em seu e-commerce.

Não se esqueça também que a data é uma das que mais movimenta o comércio eletrônico no ano e que os valores gastos nas compras são considerados altos. Entenda que o consumidor está disposto a desembolsar um pouco a mais, resta ao seu e-commerce mostrar os motivos de ser o escolhido por ele ao invés de seus concorrentes.

Não deixe de ler: A Black Friday não é mais a mesma e suas ações também precisam mudar

4ª dica de Logística para E-commerce: Cumpra os prazos de entregas

Diante do aumento significativo da demanda, os prazos de entrega de seu e-commerce merecem atenção redobrada. É importante destacar que trata-se de um período atípico e que as datas de entrega devem ser acordadas e cumpridas. 

Inúmeros consumidores, inclusive, já estão preparados para esperarem mais tempo por suas encomendas. Frente a esse ponto, estime datas possíveis de serem cumpridas e alinhe-as com o seu parceiro logístico. Desse modo, não serão criadas expectativas junto ao cliente.

5ª dica de Logística para E-commerce: Ofereça descontos vantajosos

Os consumidores estão cada vez mais antenados aos valores aplicados no período da Black Friday. Sabendo disso, é essencial que sua loja ofereça descontos reais aos clientes. Os e-commerces que tentam “esconder” preços e forjar descontos acabam desgastando sua própria imagem no mercado. Diante disso, analise a margem disponível em sua loja virtual e busque oferecer descontos competitivos e atraentes.

 A Black Friday é muito mais que um período de vendas, consiste em uma oportunidade para o seu e-commerce ganhar visibilidade junto aos consumidores. Por esse motivo, é essencial estar preparado para ela. 

Dica BÔNUS de Logística para E-commerce: Invista em divulgação

Os lojistas do Brasil inteiro estão buscando por chamar a atenção dos consumidores neste período. Um bom meio de se destacar entre os milhares de concorrentes está em investir em marketing digital.

O marketing digital permite que você consiga fortalecer seu e-commerce nos espaços de acesso dos clientes que você deseja alcançar, tornando-se uma opção muito forte para eles durante esse período explosivo de vendas no ano.

Trabalhar a imagem de seu estabelecimento, assim como criar formas descontraídas e atraentes no âmbito digital é muito importante e não pode ser ignorado durante todo o ano, entretanto merece uma atenção especial a partir de outubro até dezembro, afinal, este é o período de Black Friday e das festas de final de ano.

Pier 8: vantagens em terceirizar a logística do E-commerce

A Black Friday dos Estados Unidos é conhecida pelos seus descontos que chamam a atenção dos consumidores, porém a brasileira ainda sofre com descontos problemáticos, assim como com entregas atrasadas, você não quer fazer parte dessa estatística, certo? 

Terceirizar a logística para e-commerce pode aumentar em 60% a produtividade de seu e-commerce. Na logística, por exemplo, os gastos avançaram 30%. Isso acirra o mercado deste setor. Então, a forma de aumentar a competitividade neste meio é terceirizar logística. 


Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment.

Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.


Continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu negócio! 


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