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25
07
2021

Práticas para digitalizar empresa e superar o mercado competitivo

Tag
logística

Uma coisa é certa: negócios que demoram para evoluir e atender às necessidades de seu mercado são aqueles que têm boas chances de desaparecer. Apesar desta ser uma triste realidade, há maneiras de evitar que isso aconteça. 

Mas calma, não confunda as coisas, não estamos dizendo que um negócio puramente físico não possa ser lucrativo, no entanto, é inegável a grande relevância que a digitalização da empresa tem na forma como fazemos transações atualmente. 

9 práticas para digitalizar empresa e conquistar o mercado competitivo

1. Analise a realidade do seu negócio

O primeiro passo é compreender o que você tem disponível. Antes mesmo de considerar a adoção de ferramentas e dispositivos tecnológicos, o mais importante é avaliar como sua organização funciona.

Não deixe de incluir nesta análise todos os seus processos e fatores, para que seu modelo de negócio fique exposto de maneira muito clara. 

Uma opção é realizar o modelo de caixa-preta, que consiste em focar os processos de acordo com as entradas e saídas que acontecem na sua empresa. 

2. Desenhe uma estratégia digital

Ter metas e objetivos claros sobre aquilo que você deseja e aspira com a digitalização é fundamental para aproveitar as oportunidades da transformação digital.

No entanto, para isso é importante considerar diferentes focos:

  • estratégico: as ações administrativas, operacionais e de gerenciamento que serão alinhadas aos novos objetivos traçados;
  • econômico: aqui devem estar inseridas todas as novas rotinas e processos de trabalho para garantir a rentabilidade e sustentabilidade das estratégias;
  • ambiente: condições operacionais, culturais e do ambiente de trabalho para facilitar as novas filosofias;
  • cultura digital: mais do que técnicas ou ferramentas, é uma mentalidade que deve ser adotada para “pensar digitalmente” o tempo todo.

3. Escolha sua plataforma web

É impossível falar de digitalizar empresas sem mencionar uma plataforma web. Esse é o elemento visível da sua organização para o mundo digital.

Nesse aspecto, o mais importante é criar um site forte e robusto que, através da aplicação de técnicas de SEO (e com ferramentas como um CMS), possa gerar autoridade na Internet e ser o business core do seu projeto na internet.

4. Treine sua equipe 

Muitas vezes você já está a um passo à frente nesse processo. Afinal, as organizações têm os perfis certos, bem direcionados, para promover a digitalização.

Uma tarefa interessante é identificá-los e criar equipes eficazes que possam ajudá-lo a redefinir processos, identificar problemas e gerar mudanças para transformar sua empresa.

5. Otimize a experiência do cliente

Quando a digitalização estiver incorporada à cultura da empresa, é a hora de aproveitar seus benefícios e aprimorar a experiência do cliente.

No entanto, para que isso seja possível, é fundamental entender as necessidades e o perfil do público de seu negócio. Mas não se preocupe, não é tão difícil alcançar tal feito, basta utilizar ferramentas como Big Data, pois através dela é possível conhecer e até prever comportamentos de seus potenciais consumidores.

Permitindo assim que qualquer empresa adapte ou antecipe rapidamente às necessidades do mercado para encantar seus usuários com a experiência, produtos e serviços que eles desejam.

6. Implemente processos de recrutamento para novos profissionais

Muito além de atrair as pessoas certas para o seu negócio, é fundamental definir o perfil do profissional ideal, selecionando as competências profissionais que sejam mais adequadas para as carreiras envolvidas na empresa.

O papel do RH na transformação digital é analisar dados para compreender melhor os funcionários e lhes fornecer tarefas, projetos e ações que possam garantir produtividade e, ao mesmo tempo, proporcionem estabilidade, bem-estar e incentivos para o compromisso.

7. Entenda por que e onde o consumidor deseja comprar

As estratégias de marketing não giram mais em torno exclusivamente de resultado financeiro, mas sim do consumidor. Ou seja, o objetivo é ajudá-lo a fazer a melhor compra.

Dessa maneira, os profissionais de marketing tem como dever adaptar seu mindset para gerar mais valor para o público-alvo. A maneira como o produto ou serviço é apresentado para o cliente é responsável por mudar e melhorar seus resultados.

8. Abrace os riscos e saiba mais sobre seus clientes

Uma coisa é indiscutível, o setor financeiro sempre esteve tradicionalmente distante dos clientes, no entanto a digitalização requer o contrário. A conexão com todas as áreas da organização fornece uma visão mais ampla das necessidades do mercado e das possibilidades de risco.

É fundamental que seja adotada uma filosofia financeira na qual as equipes de trabalho sejam motivadas a promover mudanças positivas e tomar decisões assertivas para a empresa. 

9. Confie em novos modelos de liderança e novas estruturas corporativas

O setor de Tecnologia da Informação (TI), por tradição, é um apêndice das empresas para auxiliá-las em áreas como redução de custos, eficiência, entre outras. Contudo, quando a digitalização se torna essencial para as organizações, os modelos de negócios tradicionais podem se opor à inovação. Para isso, existem três aspectos principais que devem ser considerados:

Análise de dados

Busque informações e insights para oferecer mudanças positivas nas experiências ao consumidor.

Modernização

Não deixando as ferramentas para trás, é fundamental aproveitar os avanços para atender à demanda atual e aproveitar as oportunidades dos novos modelos de negócios.

Flexibilidade em metodologias

A automação é aplicada a fim de responder às necessidades de suporte de novos modelos de negócio. A adoção de medidas de desenvolvimento ágeis e apoiar-se nas métricas são fatores essenciais para otimizar as operações e dar uma resposta à altura aos requisitos do mercado.

É inegável que a digitalização é a nova realidade, e não irá parar por aí. Ela é constante, e ainda vamos ver mudanças ainda mais bruscas e rápidas na maneira como fazemos negócios. É preciso perder o medo e encarar os novos recursos do mercado!

Diante de todas as melhorias e modernizações realizadas na empresa, consegue-se perceber um ganho de qualidade nos serviços que são prestados, e se traduzem no aumento da satisfação dos clientes. Isso pode ser alcançado de inúmeras formas:

É muito importante ressaltar que as tecnologias na logística já tem elevado o patamar de tendência e tem se tornado cada vez mais realidade em indústrias modernas. Os negócios que investirem nesse modelo podem sair na frente da concorrência, criar diferenciais competitivos e ganhar mais espaço no mercado.

A Pier 8 tem soluções em logística aliadas com tecnologia. Entre em contato conosco! 


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logística

Práticas para digitalizar empresa e superar o mercado competitivo

Uma coisa é certa: negócios que demoram para evoluir e atender às necessidades de seu mercado são aqueles que têm boas chances de desaparecer. Apesar desta ser uma triste realidade, há maneiras de evitar que isso aconteça. 

Mas calma, não confunda as coisas, não estamos dizendo que um negócio puramente físico não possa ser lucrativo, no entanto, é inegável a grande relevância que a digitalização da empresa tem na forma como fazemos transações atualmente. 

9 práticas para digitalizar empresa e conquistar o mercado competitivo

1. Analise a realidade do seu negócio

O primeiro passo é compreender o que você tem disponível. Antes mesmo de considerar a adoção de ferramentas e dispositivos tecnológicos, o mais importante é avaliar como sua organização funciona.

Não deixe de incluir nesta análise todos os seus processos e fatores, para que seu modelo de negócio fique exposto de maneira muito clara. 

Uma opção é realizar o modelo de caixa-preta, que consiste em focar os processos de acordo com as entradas e saídas que acontecem na sua empresa. 

2. Desenhe uma estratégia digital

Ter metas e objetivos claros sobre aquilo que você deseja e aspira com a digitalização é fundamental para aproveitar as oportunidades da transformação digital.

No entanto, para isso é importante considerar diferentes focos:

  • estratégico: as ações administrativas, operacionais e de gerenciamento que serão alinhadas aos novos objetivos traçados;
  • econômico: aqui devem estar inseridas todas as novas rotinas e processos de trabalho para garantir a rentabilidade e sustentabilidade das estratégias;
  • ambiente: condições operacionais, culturais e do ambiente de trabalho para facilitar as novas filosofias;
  • cultura digital: mais do que técnicas ou ferramentas, é uma mentalidade que deve ser adotada para “pensar digitalmente” o tempo todo.

3. Escolha sua plataforma web

É impossível falar de digitalizar empresas sem mencionar uma plataforma web. Esse é o elemento visível da sua organização para o mundo digital.

Nesse aspecto, o mais importante é criar um site forte e robusto que, através da aplicação de técnicas de SEO (e com ferramentas como um CMS), possa gerar autoridade na Internet e ser o business core do seu projeto na internet.

4. Treine sua equipe 

Muitas vezes você já está a um passo à frente nesse processo. Afinal, as organizações têm os perfis certos, bem direcionados, para promover a digitalização.

Uma tarefa interessante é identificá-los e criar equipes eficazes que possam ajudá-lo a redefinir processos, identificar problemas e gerar mudanças para transformar sua empresa.

5. Otimize a experiência do cliente

Quando a digitalização estiver incorporada à cultura da empresa, é a hora de aproveitar seus benefícios e aprimorar a experiência do cliente.

No entanto, para que isso seja possível, é fundamental entender as necessidades e o perfil do público de seu negócio. Mas não se preocupe, não é tão difícil alcançar tal feito, basta utilizar ferramentas como Big Data, pois através dela é possível conhecer e até prever comportamentos de seus potenciais consumidores.

Permitindo assim que qualquer empresa adapte ou antecipe rapidamente às necessidades do mercado para encantar seus usuários com a experiência, produtos e serviços que eles desejam.

6. Implemente processos de recrutamento para novos profissionais

Muito além de atrair as pessoas certas para o seu negócio, é fundamental definir o perfil do profissional ideal, selecionando as competências profissionais que sejam mais adequadas para as carreiras envolvidas na empresa.

O papel do RH na transformação digital é analisar dados para compreender melhor os funcionários e lhes fornecer tarefas, projetos e ações que possam garantir produtividade e, ao mesmo tempo, proporcionem estabilidade, bem-estar e incentivos para o compromisso.

7. Entenda por que e onde o consumidor deseja comprar

As estratégias de marketing não giram mais em torno exclusivamente de resultado financeiro, mas sim do consumidor. Ou seja, o objetivo é ajudá-lo a fazer a melhor compra.

Dessa maneira, os profissionais de marketing tem como dever adaptar seu mindset para gerar mais valor para o público-alvo. A maneira como o produto ou serviço é apresentado para o cliente é responsável por mudar e melhorar seus resultados.

8. Abrace os riscos e saiba mais sobre seus clientes

Uma coisa é indiscutível, o setor financeiro sempre esteve tradicionalmente distante dos clientes, no entanto a digitalização requer o contrário. A conexão com todas as áreas da organização fornece uma visão mais ampla das necessidades do mercado e das possibilidades de risco.

É fundamental que seja adotada uma filosofia financeira na qual as equipes de trabalho sejam motivadas a promover mudanças positivas e tomar decisões assertivas para a empresa. 

9. Confie em novos modelos de liderança e novas estruturas corporativas

O setor de Tecnologia da Informação (TI), por tradição, é um apêndice das empresas para auxiliá-las em áreas como redução de custos, eficiência, entre outras. Contudo, quando a digitalização se torna essencial para as organizações, os modelos de negócios tradicionais podem se opor à inovação. Para isso, existem três aspectos principais que devem ser considerados:

Análise de dados

Busque informações e insights para oferecer mudanças positivas nas experiências ao consumidor.

Modernização

Não deixando as ferramentas para trás, é fundamental aproveitar os avanços para atender à demanda atual e aproveitar as oportunidades dos novos modelos de negócios.

Flexibilidade em metodologias

A automação é aplicada a fim de responder às necessidades de suporte de novos modelos de negócio. A adoção de medidas de desenvolvimento ágeis e apoiar-se nas métricas são fatores essenciais para otimizar as operações e dar uma resposta à altura aos requisitos do mercado.

É inegável que a digitalização é a nova realidade, e não irá parar por aí. Ela é constante, e ainda vamos ver mudanças ainda mais bruscas e rápidas na maneira como fazemos negócios. É preciso perder o medo e encarar os novos recursos do mercado!

Diante de todas as melhorias e modernizações realizadas na empresa, consegue-se perceber um ganho de qualidade nos serviços que são prestados, e se traduzem no aumento da satisfação dos clientes. Isso pode ser alcançado de inúmeras formas:

É muito importante ressaltar que as tecnologias na logística já tem elevado o patamar de tendência e tem se tornado cada vez mais realidade em indústrias modernas. Os negócios que investirem nesse modelo podem sair na frente da concorrência, criar diferenciais competitivos e ganhar mais espaço no mercado.

A Pier 8 tem soluções em logística aliadas com tecnologia. Entre em contato conosco! 


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