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Práticas eficientes de um Provedor Logístico

30.1.2020 16:45

Diariamente, os transportadores e os pequenos intermediários estão dependendo de provedores logísticos para gestão de logística e suprimentos, capacidade de acesso e recursos de tecnologia. 


Um provedor logístico cria valor através da compreensão dos padrões da indústria, que exige ajudar os clientes a desfrutar de melhores serviços a custos mais baixos a partir de melhorias táticas e tecnologias, aumentando assim o desempenho geral da cadeia de suprimentos com melhorias nos processos de negócios aplicados de maneira estratégica.


Diversos provedores logísticos proativamente mostram um retorno rápido no investimento (ROI), isso ocorre em resposta à necessidade de expandir a “proposta de valor” e aumentar sua relação com o cliente. É importante destacar que existe um padrão industrial exigido para eles e, dessa forma, controlam o quanto dessa satisfação podem ser desdobramentos de seus serviços.


Neste conteúdo vamos destacar as práticas eficientes de um provedor logístico


Vamos lá! :) 

Leia mais: Logística 4.0: você não pode deixar de saber!

Tipos de Provedores Logísticos

Práticas eficientes de um Provedor Logístico

Padrão - atividades básicas: coletar e embalar, armazenar e distribuir.

Desenvolvedor de serviços: serviços de valor agregado, ou seja, rastreamento, cross-docking e embalagem específica.

Adaptado ao Cliente: recurso a pedido de um cliente. É quando um provedor logístico assume a logística completa da empresa.

Desenvolvedor de clientes: trata-se do nível mais alto de um provedor logístico. É quando ele está integrado a uma empresa e acaba assumindo toda a operação de logística.


Os provedores logísticos geralmente se especializam em:


  • Integração de operações
  • Armazenagem
  • Serviços de transporte
  • Cross-docking
  • Gestão de inventário
  • Embalagem
  • Frete


Agora que destacamos os serviços, que são dimensionados e personalizados para as necessidades específicas do cliente com base em suas condições de mercado, assim como também destacamos as diversas demandas e requisitos do serviço de entrega para produtos ou materiais, vamos ao que trouxe até aqui. 

5 Práticas eficientes de um Provedor Logístico

Abaixo estão cinco das melhores práticas que os provedores logísticos devem exibir para conquistar a confiança do cliente.

1. Controle

Além dos provedores logísticos geralmente serem responsáveis pelo controle da capacidade de transporte e distribuição, na relação com os transportadores e/ou agentes de carga, a responsabilidade não some. Eles devem criar espaço para que os clientes exerçam algum nível de controle.


Podemos identificar que um problema abrangente entre muitas parcerias de provedores logísticos é com o resultado de expectativas mal definidas, o que ocasiona uma certa falta de controle, e o escopo atrasa.


O esperado é que os operadores logísticos comuniquem os objetivos de forma clara e continuem a destacar os principais indicadores de desempenho (KPIs) que são mais importantes para o cliente. São dados que podem ser medidos pelos clientes e comparados com padrões contratuais ou industriais, esta ação permite que o provedor logístico entenda melhor o nível de serviço que eles estão fornecendo.

2. Otimização

Práticas eficientes de um Provedor Logístico

Outro padrão definido por empresas provedoras de logística é criar valor através da oferta e otimização nas funções de transporte e logística existentes. Isso pode ser feito a partir da coleta e interpretação de grandes quantidades de dados ao menor detalhe, analisando-os e identificando problemas e redundâncias. As empresas são capazes de abordá-los com correções apropriadas.


Além disso, uma empresa terceirizada de logística também é capaz de melhorar todo o sistema na cadeia de suprimentos e transformar qualquer problema em novas oportunidades para garantir maior eficiência e economia. A otimização é um processo recorrente que demanda alterações na cadeia de suprimentos para garantir a viabilidade. 

Leia mais: O que faz um Operador Logístico

3. Relatórios

O segredo para entender e reconhecer o desempenho do serviço de um provedor logístico, seja bom ou ruim, é a partir de relatórios periódicos. Ter conhecimento acerca de onde os produtos se encontram, se foram entregues e como eles foram entregues é uma parte importante.


O seu parceiro logístico deve ser capaz de fornecer visibilidade e processar informações. Desse modo, os clientes podem determinar o que é mais importante para suas necessidades para que possam acessar o desempenho com base em seus termos e não nos termos do provedor de serviços.


Este é outro fator que ajuda o provedor logístico a coletar e ter um arquivo com relatórios históricos que o auxiliará a identificar áreas de melhoria, engajar os clientes no negócio e explorar oportunidades para gerar maiores eficiências e economias.

4. Execução

Espera-se que na execução logística, as empresas provedoras se esforcem para a melhoria contínua e satisfaçam as expectativas dos clientes. Para isso, assim como a Pier 8 valoriza, essas empresas devem estar por dentro das atualizações tecnológicas para o setor. Se um provedor de serviços está respondendo às prioridades dos clientes, seja através de KPIs, funções de otimização ou relatórios de dados, deve haver uma execução limpa no plano e, no entanto, apresentar benefícios óbvios para o cliente a curto, médio e longo prazo.


Além disso, devem oferecer benefícios como eficiência, economia de custos e inovação para os provedores logísticos, como já apontamos. Após esta checagem, o processo de avaliação pode começar por toda parte.

5. Redução do risco

Práticas eficientes de um Provedor Logístico

Uma das grandes preocupações de um provedor logístico é que sua carga seja danificada ou perdida. O provedor deve ter um plano de mitigação do risco disponível para cada um de seus clientes.


Nesse sentido, é sempre importante rever este plano e realizar os ajustes quando necessário. O que acontece se uma área da empresa for afetada por desafios meteorológicos como tempestades? Como no caso de tempestades no verão do sudeste brasileiro. 


Ao investigar os riscos com cuidado por descrever claramente o que se espera alcançar, os provedores logísticos te impedem de surpresas desagradáveis e manterá o seu negócio no bom caminho.

Não deixe de ler: 5 motivos que indicam que uma empresa logística pode te levar ao sucesso

Para concluir, podemos dizer que uma verdadeira parceria requer uma compreensão mútua de metas, objetivos e, sobretudo, confiança. Quando ambas as partes alcançam esse lugar, informações e ideias podem fluir para frente e para trás, permitindo que ambos os lados se adaptem rapidamente quando necessário e promovam o serviço positivo generalizado.


Algumas das vantagens de terceirizar a logística com a Pier 8 estão em torno da diminuição nos custos de estoque, menor número de pessoas de sua equipe alocada, know-how do parceiro serviço de mais qualidade e redução no preço final do frete segurança prazos. Os frutos gerados de uma boa parceria com a Pier 8 podem ir além disso tudo, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu negócio! 


Até a próxima!

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