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10
06
2020

Por que sua gestão de logística em tempo real importa

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Empresas que não possuem gestão de logística em tempo real perdem capacidade de melhorar o atendimento de acordo com as necessidades e o perfil dos seus clientes. Isso porque faltam dados e informações confiáveis e atualizadas sobre os processos.


Outros aspectos também são prejudicados pela falta de informação e otimização do tempo. Neste artigo, vou mostrar quais são esses aspectos e você irá entender o que a sua empresa está perdendo por não investir em  gestão logística.

O que acontece quando você não tem uma Gestão de Logística em tempo real 

Por que sua gestão de logística em tempo real importa

1. Tomada de decisões é demorada

A falta de indicadores de logística em tempo real impede a agilidade na tomada de decisão, o que pode gerar diversas consequências negativas.  Da falta de entendimento global e controle das operações por parte do gestor, até problemas mais conhecidos como o atraso na entrega.


Quando a empresa não é notificada sobre um imprevisto durante o trajeto do entregador, como falha mecânica no transporte ou até por não ter encontrado o cliente no endereço, não é possível orientá-lo sobre como proceder.


Dessa maneira, o entregador terá que retornar ao centro de distribuição com o pedido do cliente e fazer uma nova tentativa de entrega. Esse processo gera insatisfação para o cliente, transtornos e custos para a empresa.


Sistema de gestão de entregas que apresenta um dashboard com informações atualizadas sobre os status de entrega e outros indicadores. 

2. Gastos elevados com pessoal

A falta de um recurso que faça o monitoramento de maneira automática demanda que a empresa invista em mais profissionais para fazer o acompanhamento dos status de entregas e ocorrências. A contratação resulta em mais custos para o negócio.


Por outro lado, tarefas manuais podem ser demoradas e estão sujeitas a falhas humanas, que podem ser minimizadas quando são automatizadas.

3. Falhas no atendimento ao cliente

Por que sua gestão de logística em tempo real importa

A falha no atendimento ao cliente pode acabar sendo mais um resultado negativo dos dois impactos destacados acima.


Vamos a um exemplo: imagine que sua empresa não acompanha indicadores em tempo real e não sabe que determinada entrega está atrasada.


Mesmo tendo mais funcionários em trabalho, pode ser difícil dar conta de todas as cobranças em relação aos pedidos. Sendo que é preciso entrar em contato com o motorista para só depois repassar essa informação, a fim de que ela chegue até o cliente final que já não está com paciência com a falta de transparência na entrega de sua encomenda.


Quando a comunicação não é automatizada, o tempo de resposta ao cliente é maior – o que acaba causando transtornos. Entretanto, isso quando o cliente consegue contato imediato. 


Interferências, linhas ocupadas ou profissionais que não estão em seus postos de trabalho podem fazer com que o atendimento leve ainda mais tempo para ser realizado.


Mais que isso, a empresa pode tentar contato com o cliente para alterar a data da entrega ou informar sobre um atraso e não conseguir. 

Logística e tecnologia caminham juntas

Por que sua gestão de logística em tempo real importa

Sobretudo nos últimos anos, o setor logístico se desenvolveu de maneira considerável no Brasil e no mundo todo. Isso não seria possível sem o suporte da tecnologia. A logística 4.0 baseada em soluções e ferramentas inovadoras possibilitam que o contato com o cliente seja mais próximo, confiável e seguro para os dois lados.


Além disso, a tecnologia também vem proporcionando novas alternativas e soluções para que as empresas consigam realizar suas entregas dentro do prazo e oferecendo qualidade para o cliente, e ao fim, garantindo a melhor experiência para o cliente


Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8, unindo tecnologia e logística:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Até a próxima!

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