Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
11
02
2020

Por que investir em Automação Logística

logística
logística para e-commerce

O setor de logística trata-se de um dos mais estratégicos e, como consequência, um dos que mais merecem atenção no cotidiano da sua empresa. Por ser um ponto importante da cadeia de suprimentos, quando não funciona de forma adequada, tende a prejudicar todo o processo produtivo.


À depender do posicionamento da empresa, os resultados podem ser comprometidos ou otimizados. Da mesma forma que as ações realizadas para tornar a área mais produtiva a curto e longo prazo.


A automação em logística cumpre um papel essencial para potencializar resultados e trazer benefícios diversos para a empresa. O conceito envolve automatizar os procedimentos operacionais a partir de softwares específicos, que irão auxiliar o trabalho dos funcionários do setor.


Desse modo, continue lendo este artigo e entenda por que investir em Automação Logística é imprescindível. 

Leia também: Regras básicas para obter sucesso com terceirização logística

Por que investir em Automação Logística

Por que investir em Automação Logística

Redução de custos

A logística trata-se de um dos pontos onde se concentra a maior parte dos gastos das empresas, e é justamente por isso que toda economia possível neste setor é sempre bem recebida.

A redução de custos nada mais é que uma das principais vantagens com a automação logística no e-commerce. Possível de ser alcançada através da agilidade com processos automáticos, redução de desperdícios, diminuição de retrabalhos, aumento da produtividade e possibilitando o remanejo de colaboradores para outras áreas.


Ou seja, podemos dizer certamente que a adoção de ferramentas tecnológicas proporciona um bom retorno, visto que seu investimento é recuperado através da economia gerada.

Redução de erros e retrabalhos

Reduzir erros é crucial para a gestão logística, tendo vista que desde os equívocos mais graves até os mais simples devem ser eliminados, pois incidem de modo direto na entrega ao destinatário, e consequentemente na reputação e nos custos da empresa.


Substituir processos manuais por processos automatizados, como o envio de rastreio, é uma ‘’mão na roda’’. Sua execução acontece através de sistemas inteligentes e tornam-se mais confiáveis, reduzindo assim consideravelmente as chances de erros, evitando retrabalhos e custos adicionais. Não podemos deixar de ressaltar que os processos manuais são mais burocráticos e demorados.

Leia mais: A Gestão de Estoque não pode ser um problema em seu E-commerce

Centralização de informações e processos

Na automação logística no e-commerce, é preciso que uma ferramenta centralize a operação e permita que os responsáveis pelo setor tenham uma visão ampla de todo o processo. Além disso, possibilita o acesso rápido a dados e informações importantes para o trabalho. São questões que contribuem para busca de informações de forma mais ágil e segura, tornando tomadas de decisões mais assertivas, e assim, contribuindo para a gestão geral do processo logístico e outros setores.

Por que investir em Automação Logística

Relatórios para tomadas de decisão

A automação logística também é responsável por oferecer respaldo nas tomadas de decisão da empresa, através da extração de relatórios.

Trata-se de um recurso que potencializa a produção da equipe, pois poupa o tempo que seria utilizado para a elaboração de planilhas e relatórios, já que as ferramentas os fornecem de forma rápida e de maneira precisa com base nos dados gerados.


A partir disso, os gestores dos e-commerces têm todo suporte necessário para as tomadas de decisões, sendo eles com base em dados concretos e estatísticos fornecidos pela ferramenta.


Leia mais: Descubra quais são as melhores transportadoras para E-commerce

Inovação e modernização

Nesse ponto, queremos te fazer refletir que, para que a empresa siga evoluindo no mercado, é preciso que ela se mantenha alinhada às novas demandas. Diante disso, é grande a necessidade de agilidade, segurança e comodidade ao cliente e, com o uso da tecnologia, será possível oferecer esses serviços de forma inovadora.


À medida que a empresa alcança a evolução, torna-se inevitável a modernização e automação de processos. A automação logística no e-commerce reforça essa modernização, elevando a qualidade dos processos, que é convertido em satisfação do destinatário, ao receber a encomenda em perfeito estado e em tempo seguro desde a compra.

Otimização de tempo

Por que investir em Automação Logística

A otimização de tempo é indispensável de ser falado. Ela permite uma visão ampla de tarefas, agilizando o acompanhamento e identificação de gargalos e falhas no processo. O resultado é um tempo maior para que os gestores e colaboradores foquem em outras estratégias, como prospecção de novos clientes e análise de resultados, podendo melhorar os resultados e levando a empresa a outro patamar.


Nesse sentido, é possível produzir mais em menos tempo e com mais qualidade, dando aos gestores do e-commerce a possibilidade de realizar análises estratégicas sobre suas despesas com logística.


Para concluir, a automação logística traz inúmeras melhorias para as empresas, onde no mercado atual torna-se uma necessidade para se manter oferecendo bons serviços e produtos, garantindo a satisfação do cliente. Sabendo que a logística de um e-commerce envolve inúmeros processos, a automação logística entra como uma boa vantagem. 


Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!  

Até a próxima!

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?