Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
13
01
2021

Por que centralizar sua operação logística em um único lugar?

Tag
logística

A logística em diversos setores já repercute como uma das áreas que mais tem impactado quando se trata de satisfação dos clientes. Um dos principais motivos para isso está ligado ao consumidor receber o produto dentro do prazo e condições estipuladas no momento da compra.

Diante da grande importância desse feedback, muitas empresas se colocam como responsáveis em otimizar o processo. O objetivo é alinhar às demandas do mercado e se manterem competitivas. Entretanto, vale destacar que essa tarefa não é tão simples, afinal, este é um setor que pode sobrecarregar bastante um negócio, dependerá do seu porte e volume de deslocamentos.

Dessa forma, uma das alternativas encontradas por esses negócios para superar as dificuldades em manter uma logística própria foi o modelo de “logística contratada”. Assim, tem-se à disposição serviços de qualidade, sem comprometer de fato os grandes investimentos.

4 motivos para centralizar sua operação logística em um único lugar

1. Redução nos custos

A redução dos custos em logística é um dos maiores benefícios de uma logística contratada. Basicamente, a redução nos custos a partir de sua aplicação tem 2 aspectos: redução nos investimentos iniciais e redução nos custos de operação.

No primeiro caso, a logística contratada pode ser uma boa alternativa, afinal de contas, não torna tão relevante que a empresa invista em infraestrutura física ou em mão de obra na hora de realizar os processos logísticos internos. 

A logística terceirizada, a partir de uma plataforma logística, por exemplo, certamente sairá mais em conta, sobretudo para micro e pequenas empresas, que são as que, normalmente, não têm uma grande demanda de logística, além de não dispuserem de capital suficiente para investir em instrumentos importantes da operação logística, como maquinário, sistemas de tecnologia e logística, profissionais de logística, entre outros.

Outro aspecto, bastante positivo, é que também há a redução dos custos de operação logística. Além disso, haverá redução de custos logísticos devido à redução de trabalhos manuais, principalmente diante do uso de tecnologias que melhoram o desempenho dos colaboradores

2. Diferencial competitivo

Ter uma logística eficiente é o que todo negócio de sucesso almeja. Não obstante, os clientes esperam o mesmo. Diante dessa realidade, de um mercado repleto de competidores, possuir processos bem escalonados e eficientes é um importante diferencial competitivo que o seu próprio negócio necessita, porém, apenas serão alcançados com o uso dos recursos adequados.

Dessa forma, a operação logística centralizada pode atuar otimizando os processos do negócio. A prestação de serviços por empresas especializadas em logística, como a Pier 8, os torna mais eficientes e também mais atrativos aos consumidores modernos. O resultado é o aumento da visibilidade de seu negócio no mercado. Explorar as vantagens da plataforma logística, onde tudo estará concentrado em um único lugar, é uma excelente maneira de alcançar a eficiência logística

3. Maior eficiência

Há situações em que as empresas não têm infraestrutura adequada e nem recursos financeiros suficientes para a manutenção de uma logística eficiente. Essa condição pode ser muito prejudicial para a imagem do negócio e, como consequência, mais lucros. Entretanto, estamos falando de um cenário que pode ser transformado a partir do momento que há a opção de contratar serviços logísticos.

Ter uma parceira logística à sua disposição tende a melhorar a eficiência logística do seu negócio. Diferenciais importantes de fornecedoras que contam com apoio profissional qualificado:

  • conhecimento prático;
  • infraestrutura;
  • metodologia;
  • profissionais competentes.

4. Maior flexibilidade nas operações logísticas

Ao centralizar a operação logística, é possível adaptar os serviços logísticos conforme a demanda da empresa

Lembre-se: negócios consolidados no mercado conseguem prever, com exatidão, o nível de demanda que seu setor de logística tem de limite para receber e, dessa maneira, definir a necessidade e viabilidade de considerar uma logística própria.

Por outro lado, há empresas, sobretudo as menores, que são impactadas com muita variação nas suas demandas. Nesses casos, muitas vezes dispor de uma logística própria pode não ser uma escolha viável, podendo ser: por não suprir de forma adequada a demanda ou por excedê-la. Ou seja, concentrar sua operação logística acaba sendo a decisão mais sábia, principalmente nos tempos atuais. Os consumidores modernos esperam por soluções rápidas, sem perder a eficiência. 

5. Processos internos mais simplificados

Ao contratar serviços de logística, como a plataforma logística da Pier 8, isso irá resultar na simplificação na rotina de operações da empresa contratante. Afinal, setores próprios da logística exigem: gestão contínua, acompanhamento de dados, fluxos e outras variáveis importantes. Infelizmente, isso é o que acaba tomando muito tempo nas empresas, podendo se tornar algo insustentável. Vale lembrar que essa não é uma situação padrão, tudo deve ser avaliado, de acordo com as necessidades do negócio.

Mas que fique claro, centralizar a operação logística, tendo à sua disposição profissionais qualificados de logística, permite que se possa aliviar consideravelmente a rotina de um negócio, afinal, somado a logística, há  processos que acabam sendo indiretamente direcionados a empresa contratada.

Como resultado, ameniza-se a carga de trabalho e é possível que a empresa possa focar seus esforços em outras áreas que estão precisando se desenvolver. Não se deve abandonar os pensamentos estratégicos, também aproveitando melhor a expertise de suas equipes de trabalho. A Pier 8 tem soluções em logísticas alinhadas com tecnologia. Entre em contato conosco através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas! 


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?