O crescimento do consumo online é uma realidade cada vez mais presente no Brasil, e com a Pandemia este processo apenas se acelerou. E como consequência, houve também o aumento de estabelecimentos de e-commerce. O Brasil, por exemplo, passou a contar com 107 mil novas lojas na internet desde o início do isolamento social, em março. Pesquisas indicam que, antes da quarentena, a média era de 10 mil novos estabelecimentos online por mês.
Sem dúvidas, este comportamento do consumidor se reflete no mercado, que acaba sendo conduzido a atualizar e buscar as melhores práticas do processo logístico, a fim de garantir o desempenho eficiente do e-commerce — e, como consequência, o sucesso da compra e a fidelização do cliente. Entretanto, muitos pedidos sofrem com os atrasos nas entregas, daí em diante, ou seja, a partir da insatisfação do consumidor durante o processo de compra, muitas coisas ruins podem acontecer.
Acompanhe o que faz uma logística eficaz para e-commerce!
A logística de e-commerce é chamada, apropriadamente, de e-logística. Trata-se de um conjunto de atividades que integram a cadeia logística de um negócio e envolvem:
A logística eficaz de e-commerce é responsável pelo planejamento e controle do armazém e do fluxo das mercadorias, assim como gerencia todas as informações relacionadas a elas, desde o ponto de partida até o ponto de destino. A partir do rastreamento dos pedidos, o próprio cliente pode acompanhar a jornada de sua encomenda.
A princípio, a própria loja poderá gerenciar a logística de e-commerce, já que a quantidade de pedidos será relativamente baixa. A gestão interna não será tão sobrecarregada com a organização e a estruturação dos processos que já citamos, como recebimento, estocagem, controle dos pedidos, processo de entregas.
Porém, conforme esse comércio cresce, talvez terceirizar as operações logísticas seja a melhor opção para evitar erros e desperdícios, reduzir custos, garantir o cumprimento dos prazos de entrega e, por fim, deixar o cliente satisfeito.
O gerenciamento da logística em um e-commerce pode sair muito caro para a empresa. Devido a isso, o empreendedor não pode errar quanto a isso, incluindo os valores relacionados a ela nos custos totais do negócio.
Necessariamente, a logística de e-commerce deve estar integrada ao processo de tomada de decisões. Com o avanço dos recursos digitais, a logística tornou-se dependente deles para ser dinâmica e eficaz. Existem muitas soluções tecnológicas que podem te ajudar a gerenciar com sucesso a sua logística de e-commerce.
A redução de custos é, podemos dizer, o principal motivo que leva as empresas a adotarem a logística terceirizada. Ela se dá por meio da diminuição da folha de pagamento e os encargos referentes a elas e pela troca de alguns custos fixos por variáveis. O que significa que, com a gestão terceirizada, seu negócio só absorve os gastos referentes ao trabalho que foi realizado.
Esse é um grande benefício que a logística terceirizada para e-commerce proporciona para as empresas, a execução dos processos por equipes que possuem conhecimento das melhores práticas de mercado.
Logo, como as empresas são especializadas nas atividades em que atuam, pode-se esperar resultados ainda melhores do que na gestão própria.
Uma coisa é ótima e um fato, como a gestão passa a ser de responsabilidade do parceiro de negócio, o papel do gestor de logística passa a ser analisar os resultados, compará-los aos objetivos que foram definidos e verificar os motivos que possam ter levado ao não cumprimento das metas, e até ajudar na identificação de soluções.
Mas o que diz respeito à parte operacional, execução dos processos e métodos de trabalho, desde que o desempenho esteja dentro do esperado, passa a não ser obrigação da sua empresa. Ou seja, há mais tempo para outras tarefas.
Muito além do conhecimento sobre as atividades que as empresas terceirizadas possuem, elas também contam com equipamentos específicos para o trabalho que será realizado. Portanto, sua empresa não precisa arcar com os custos de aquisição e manutenção dessas ferramentas.
Com logística terceirizada, ou seja, um sistema de gestão logística, é possível focar na sua atividade-final. Ou seja, ao mesmo tempo em que a sua equipe pode direcionar os esforços em melhorar suas atividades, você possui a segurança de que as demais também estão sendo executadas por equipes que possuem total capacidade.
Nesse sentido, é possível alcançar um aumento na qualidade dos produtos que são oferecidos ao mesmo tempo em que os serviços também proporcionam resultados satisfatórios.
Gostou das nossas dicas? Preencha o formulário! Temos soluções em logística para seu e-commerce! Estamos ansiosos por sua parceria.