Desde o boom da internet na década de 1990, o segmento de logística cresceu exponencialmente não só em tamanho, mas também em inovação e tecnologia. Uma das empresas responsáveis por garantir esse salto é a Amazon.
Guiada pelo mantra de proporcionar a melhor experiência para o cliente, a empresa fez da logística um dos pilares da sua estratégia e levou o segmento à loucura. Quando todos e-commerces pediam uma semana para entregar seus produtos, a Amazon garantia entrega em 2 dias. Assim que se ajustaram a esse prazo, a empresa passou a oferecer entrega no mesmo dia, forçando os concorrentes a se virarem para resolverem seus problemas logísticos.
E eles não pararam por aí. Em 2014, a empresa patenteou o modelo de Entrega Antecipada. Quando entendeu que havia chegado ao limite físico com relação a tempo mínimo de transporte, a Amazon saiu da caixa e usou a inteligência artificial para estudar o comportamento de compra de seus consumidores.
Uma análise do histórico de cada cliente aliada a outros fatores como tempo em que a pessoa permaneceu com a página de um produto aberta já são suficientes para a Amazon entender a probabilidade de compra e enviar o produto antes mesmo do clique final. Dessa forma, quando o cliente conclui a compra, o pedido já está a caminho ou aguardando em um ponto logístico próximo do destino.
Ter muitos centros de distribuição espalhados pelo mundo, inclusive, também é parte da “mágica jedi” da Amazon. Como ninguém faz nada sozinho, a empresa estabeleceu para seus fornecedores um Código de Padrões e Responsabilidades, garantindo assim um alto nível de execução nos negócios. Outros pontos são fundamentais para o sucesso logístico da empresa.
Plano de entrega As etapas do processo de entrega de cada item são cuidadosamente calculadas e otimizadas para execução com a melhor relação custo-benefício.
Comunicação A Amazon é conhecida por manter um alto nível de comunicação com seus clientes e fornecedores. Quando o processo está às claras, as relações se fortalecem e são valorizadas.
Mensuração, controle e ajuste Análise de desempenho é uma ciência para a Amazon. Os distribuidores e fornecedores passam por processos contínuos de auditoria para medir padrões pré-definidos. Essas informações são cruciais para entender como está a performance da cadeia e identificar que melhorias devem ser feitas. Tudo para garantir que a força esteja com eles!
Desde o boom da internet na década de 1990, o segmento de logística cresceu exponencialmente não só em tamanho, mas também em inovação e tecnologia. Uma das empresas responsáveis por garantir esse salto é a Amazon.
Guiada pelo mantra de proporcionar a melhor experiência para o cliente, a empresa fez da logística um dos pilares da sua estratégia e levou o segmento à loucura. Quando todos e-commerces pediam uma semana para entregar seus produtos, a Amazon garantia entrega em 2 dias. Assim que se ajustaram a esse prazo, a empresa passou a oferecer entrega no mesmo dia, forçando os concorrentes a se virarem para resolverem seus problemas logísticos.
E eles não pararam por aí. Em 2014, a empresa patenteou o modelo de Entrega Antecipada. Quando entendeu que havia chegado ao limite físico com relação a tempo mínimo de transporte, a Amazon saiu da caixa e usou a inteligência artificial para estudar o comportamento de compra de seus consumidores.
Uma análise do histórico de cada cliente aliada a outros fatores como tempo em que a pessoa permaneceu com a página de um produto aberta já são suficientes para a Amazon entender a probabilidade de compra e enviar o produto antes mesmo do clique final. Dessa forma, quando o cliente conclui a compra, o pedido já está a caminho ou aguardando em um ponto logístico próximo do destino.
Ter muitos centros de distribuição espalhados pelo mundo, inclusive, também é parte da “mágica jedi” da Amazon. Como ninguém faz nada sozinho, a empresa estabeleceu para seus fornecedores um Código de Padrões e Responsabilidades, garantindo assim um alto nível de execução nos negócios. Outros pontos são fundamentais para o sucesso logístico da empresa.
Plano de entrega As etapas do processo de entrega de cada item são cuidadosamente calculadas e otimizadas para execução com a melhor relação custo-benefício.
Comunicação A Amazon é conhecida por manter um alto nível de comunicação com seus clientes e fornecedores. Quando o processo está às claras, as relações se fortalecem e são valorizadas.
Mensuração, controle e ajuste Análise de desempenho é uma ciência para a Amazon. Os distribuidores e fornecedores passam por processos contínuos de auditoria para medir padrões pré-definidos. Essas informações são cruciais para entender como está a performance da cadeia e identificar que melhorias devem ser feitas. Tudo para garantir que a força esteja com eles!