Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Política de troca: um dos desafios de quem vende online

21.7.2019 16:24

Quem trabalha com varejo online sabe que a logística reversa é um desafio. As trocas e devoluções de um produto demandam tempo e dinheiro. E no resultado final da compra e da troca, o cliente precisa ter a certeza de que a compra valeu a pena, caso contrário, perde-se mais um cliente.

A logística reversa quando não dá certo, por exemplo, quando atrasa a entrega de um produto pode deixar o cliente totalmente frustrado. A comodidade de fazer as compras online em apenas alguns minutos sem sair de casa atraiu muitos consumidores. Mas nem sempre o produto comprado vem de forma correta. Nessa hora, quando ocorre à troca a empresa precisa ser ágil.

pontosdeatencao

Agilidade e eficácia

Se houver a troca é fundamental que a empresa tenha uma logística reversa de qualidade e eficaz. Mesmo com os custos que a empresa tem na troca desse produto, ela ainda precisa responder as demandas do cliente e não deixá-lo sem respostas e explicação. Desta forma, o atendimento ao cliente deve ser altamente efetivo.

Políticas de troca e devolução

As regras precisam estar bem claras para o cliente. Algumas empresas têm adotado que na primeira troca todos os custos são por parte do varejista, já se houver uma segunda troca é o cliente o responsável, por exemplo, pelo pagamento do frete.

Já a empresa que não cumprir o acordo de entrega pode até pagar multa devido ao descumprimento do Código de Defesa do Consumidor. E não apenas isso. Perde-se o cliente que não deverá retornar.

segredosdalogistica

Cumprir o prazo de entrega é fundamental

O sistema de logística reversa precisa ser eficiente. Assim, procure uma empresa que contemple tecnologia e um sistema de gerenciamento eficaz.

Se o cliente ficou satisfeito com a compra poderá comprar novamente. E se houver uma logística reversa eficaz é possível ainda que as chances de fidelização no e-commerce aumentem mais ainda. Afinal, quem não gosta de um sistema que funciona? Que é ágil e se preocupa com o cliente? Esse cliente comenta com outras pessoas e a receita (lucro) da empresa podem aumentar! Pense nisso.

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert