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Política de frete grátis: vale a pena ou não?

22.7.2019 12:46
política de frete grátis

O e-commerce é uma possibilidade interessante para empreender e conquistar independência financeira.

São muitos os brasileiros que apostam no e-commerce como uma alternativa ao desemprego e até para complementar a renda.

Contudo, estima-se que até o fim do ano de 2019, 87 mil lojas virtuais existirão no Brasil e com isso um alerta: como conseguir vender online frente à tamanha competitividade no mercado digital?

Um dos motivos que afasta o consumidor das compras pela internet é o valor do frete.

É sabido que os produtos costumam ser oferecidos com um preço menor online devido aos menores custos com salários e despesas como aluguel, água e energia elétrica em comparação com as lojas físicas.

Todos esses fatores entram na composição do preço dos produtos oferecidos, porém, muitas vezes o valor do transporte acaba por ser um empecilho para a conclusão da venda.

Nesse sentido, para diminuir a quantidade de carrinhos abandonados, muitas lojas acabam por apostar no frete grátis.

Mas afinal, arcar com os custos de transporte vale a pena para vender mais no e-commerce? Como oferecer frete grátis e continuar lucrando?

Isso e muito mais você vai encontrar nesse conteúdo.

Vamos lá, acompanhe!

Frete grátis: Vale a pena oferecer?

Qual os são os tipos de produtos oferecidos em seu e-commerce? Eles possuem alto valor agregado?

Historicamente, no Brasil, a depender do valor do produto é comum que seja oferecido frete grátis, que funciona como uma espécie de recompensa por comprar um produto de valor mais elevado.

Veja, abra a página de um e-commerce e você certamente verá um banner com os dizeres “FRETE GRÁTIS A PARTIR DE...”.

Oferecer frete grátis te ajuda a garantir vendas por impulso, ou seja, produtos sobre os quais o consumidor não gasta muito tempo pensando sobre a compra.

O frete grátis é uma maneira simples e rápida de persuadi-lo a concluir a compra, sendo um importante fator de venda.

A política de frete grátis deve ser planejada para melhorar o desempenho de seu e-commerce, de maneira organizada e voltada a produtos com maior margem de lucro, reduzindo seus custos com a iniciativa.

É óbvio que alguém pagará pelo transporte, certo?

Então aí vão algumas opções para que você possa oferecer uma política de frete grátis e garantir suas vendas e o sucesso de sua loja virtual.

Continue a leitura!

Diferentes Políticas de Frete Grátis

Se você quer aumentar o volume de vendas, precisa considerar as diferentes maneiras de oferecer frete grátis. Pense bem e não se esqueça das especificidades de seus produtos antes de tomar a decisão.

  1. Todos os produtos com frete grátis

Se você quer aumentar o volume de vendas para melhorar o giro de mercadorias em seu estoque em um período determinado, para, por exemplo, melhorar os resultados de um mês fraco em vendas, essa opção pode ser para você.

Mas cuidado, apenas de simples, oferecer todos os produtos da loja com frete grátis pode trazer prejuízos a seu e-commerce, por isso, é importante fazer um bom planejamento de vendas.

Não se esqueça que o aumento no volume de vendas deve superar os custos que você terá com a política de frete grátis.

Caso adote essa medida, é fundamental divulgá-la em todos os canais aos quais tem acesso para maximizar o alcance da loja.

2) Frete grátis a partir de determinado valor

Essa prática é muito comum e uma importante aliada para aumentar o ticket médio de sua loja. Porém, não é só porque o pedido custará mais ao comprador que o frete grátis estará pago por si só.

Considere pedidos que estão muito longe de você e faça o planejamento correto para não ter prejuízos.

3) Frete grátis para alguns produtos

Se você quer se livrar de alguns produtos que estão presos no estoque há tempos e são fáceis e baratos de transportar, essa opção pode ser viável para você.

A depender dos produtos que você vende, há muita rotatividade de linhas no mercado, sendo que os produtos obsoletos ficam encalhados no estoque.

Para resolver esse problema, ofereça frete grátis e faça-os circular.

Isso pode ser importante para dar uma repaginada nos produtos que você oferece, atualizando-os para versões mais recentes, que podem ter maior potencial de vendas.

4) Frete Grátis em determinados períodos do ano

Veja só, se você quer melhorar o volume de vendas, fez seu planejamento para oferecer condições especiais em datas sazonais com o Natal, Dia das Mães, Black Friday e outras.

Nesse caso, além do desconto no preço dos produtos, sabe o que pode ser útil para tirar as teias de aranha do estoque? O frete grátis!

Dica: Se você irá testar a ação, comece em datas menos movimentadas para diminuir a margem de erro.

política de frete grátis

5) Frete grátis para determinadas regiões

Quer oferecer frete grátis sem arriscar muito a sua margem de lucro?

Reduza o perímetro atendido pela política para uma região próxima de você!

Se você está em São Paulo, por exemplo, aposte nas soluções de armazenagem do Pier8! Seus produtos estarão estrategicamente posicionados no centro da cidade, próximo às principais vias de acesso.

Assim fica muito mais fácil, barato e simples de oferecer frete grátis!

6) Frete grátis para compradores recorrentes

Quer aumentar o volume de vendas e ainda fidelizar clientes?

Ofereça frete grátis para clientes recorrentes! Assim, você garante a rotatividade de produtos e ainda contribui para que quem já compra em sua loja virtual continue comprando e escolhendo você entre tantas opções!

É importante considerar que esses clientes podem espalhar a experiência de compra que tiveram em sua loja por aí, atraindo ainda mais consumidores para você.

E com isso, todo mundo sai ganhando!

Para que a política de frete grátis para clientes fiéis dê certo, é preciso ter uma base de dados atualizada, é uma equipe de vendas e pós-vendas alinhada, projetando campanhas de e-mail marketing e de contatos ativos em geral que consigam atingir os clientes de fato.

Chega de carrinhos abandonados!

Agora que você já teve acesso a algumas dicas para adotar política de frete grátis em seu e-commerce, é hora de agir! Avalie a melhor opção para a realidade de sua loja e planeje!

O segredo do sucesso da estratégia é o planejamento.

Conheça as soluções em fullfilment do Pier8 e amplie as possibilidades em logística para seu negócio!

Acompanhe as novidades de nosso blog e até a próxima!

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