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Pier8 é o operador logístico da Omnistory, a loja do futuro

4.9.2019 12:34

Foi inaugurada no Shopping Vila Lobos, em São Paulo, a loja do futuro. No primeiro momento pode até parecer diferente, mas a experiência de visitar uma loja do futuro com a Omnistory promete conquistar o público. A ideia é aplicar na prática diversas tecnologias e oferecer uma experiência de compra completamente integrada.

Como funciona?

Entre as inovações presentes na loja modelo, está à possibilidade do cliente selecionar um produto pelo celular de dentro ou fora da loja, finalizar a compra e já escolher o ponto de retirada: na própria loja, em um locker ou receber em casa e as etiquetas inteligentes com precificação dinâmica.

A cada quatro meses a loja também mudará totalmente a sua oferta de produtos, serviços e experiências. O objetivo é mostrar como a loja pode e deve ser flexível para acompanhar a volatilidade do mercado e o dinamismo dos novos consumidores. Hoje a loja está totalmente focada no setor de saúde, beleza e bem-estar.

o segredo da logistica no e-commerce

Ao passar pela loja, um painel eletrônico localizado na entrada chama a atenção, e que junto de uma câmera, é responsável pelo reconhecimento do cliente de acordo com gênero e características físicas. Dessa forma, você recebe sugestões de ofertas individualizadas diretamente nas vitrines interativas e pode concluir o pedido ali mesmo.

A Omnistory é uma iniciativa do Grupo GS& Gouvêa de Souza, holding que atua há mais de 28 anos no varejo e de parceiros estratégicos, como a TOTVS, que leva a tecnologia para convergir o melhor dos mundos físico e digital. Toda a operação logística dos produtos será feita pelo Pier8, com mais de 20 anos de mercado, possui 2 unidades que somam 15 mil metros quadrados, oferecendo o que há de mais moderno e inteligente para os clientes.

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Veja abaixo mais algumas das tecnologias presentes na Omnistory

Experiência de Click and Collect + Locker – Na loja é possível realizar a compra em qualquer ambiente digital, seja no e-commerce, pelo desktop, celular ou por um aplicativo e  retirar ali mesmo, receber em casa ou em um locker. O cliente escolhe o locker mais próximo e recebe uma ativação de código de segurança para a retirada do produto. Além de vivenciar a união dos ambientes digital e físico, abre-se uma nova experiência ao consumidor, com maior comodidade e rapidez.

Em parceria com a InPost, os lockers são automatizados e funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana para que os clientes possam buscar suas encomendas no momento que lhe for conveniente. Em menos de 10 segundos, usando somente um QRCode recebido por e-mail, é possível retirar a mercadoria com sigilo e segurança.

Experiência de compra no Facebook via chatbot ou atendimento personalizado – Usando a tecnologia de chatbot plugada ao e-commerce, o cliente da Omnistory pode tirar dúvidas, ver ofertas e até comprar pelo Messenger, do Facebook. Se o consumidor optar por falar com um atendente, basta apertar um botão, que a tecnologia o direcionará para um contato humanizado. Em breve os clientes poderão realizar compras da Omnistory também pelo WhatsApp.

Experiência de display commerce + Gôndola infinita – De dentro da loja, o cliente vivencia os benefícios do ambiente virtual. Um display commerce mostra mais informações do produto assim que essas mercadorias são retiradas da prateleira. Esta mesma tela traz a vivência do conceito de gôndola infinita, pois é possível comprar por lá mesmo qualquer produto, inclusive os que não estão na loja. O consumidor navega pelas informações, podendo fazer toda a compra e agendar a entrega do produto ou chamar o vendedor para que ele finalize o processo.

Experiência de Loja sem caixa com Machine Learning – Com um PDV móvel, a loja para de ocupar espaços com caixas e passa a utilizá-los com produtos ou outros meios para atrair o consumidor. Com este recurso, o vendedor consegue fazer todas as operações de rotina, com o diferencial de oferecer ao cliente um atendimento com a sensação de exclusividade, com conforto e sem filas, feito por um único funcionário.

Um outro diferencial na loja são os colaboradores, todos treinados para estimular a experimentação dos produtos por meio de um atendimento personalizado e interativo para envolver o consumidor.  Todas as inovações são integradas a um sistema de Mensuração de Resultados, o que permite o gestor da loja acessar informações completas do consumidor, avaliar e mensurar o potencial de cada solução apresentada no ponto de venda e refinar a estratégia de vendas em tempo real.

Gostou das dicas? Para ter acesso a mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando.

Até a próxima!

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