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01
10
2020

Performance Logística para impactar a experiência do consumidor

Tag
logística
logística para e-commerce
logística 4.0

Performance Logística trata-se de um fator fundamental para o sucesso de uma empresa. Para trabalhar a favor do negócio, a logística do seu negócio deve ser bem planejada, executada e controlada. No entanto, práticas que implicam em alguns gastos que podem preocupar os responsáveis pela gestão organizacional devem ser observadas. 

A boa notícia é que existem algumas medidas que podem auxiliar na redução de custos logísticos, seja numa empresa física ou um e-commerce, e melhor performance logística

Como usar a Logística para impactar a experiência do consumidor

Performance Logística para impactar a experiência do consumidor

Conheça seus custos logísticos

O primeiro passo é medir seus custos logísticos. A logística abrange as seguintes atividades: armazenagem, movimentação de materiais, estoque e transporte. É extremamente necessário conhecer quais são esses gastos, pois isso exerce uma grande ajuda na tomada de decisões.

Dessa forma, pode-se realizar um comparativo de custos x orçamento, que ajuda a identificar em quais categorias os dispêndios estão maiores do que o adequado, quais pontos precisam de atenção e como direcionar as ações de redução. Além disso, a definição de metas torna-se mais eficaz, facilitando o acompanhamento dos resultados.

Racionalize suas rotinas de entrega

Faça uso de um bom sistema, como um software, para gerenciar o tráfego dos itens. É uma ação que evita a ocorrência de inúmeros erros que resultam em gastos, como despachar separadamente produtos que fazem parte da mesma compra ou enviar pedidos trocados, por exempl

Por outro lado, a utilização de uma ferramenta voltada para a elaboração de rotas pode ajudar a encontrar e definir quais são os percursos mais eficientes para as entregas, considerando o volume das cargas, os pontos de distribuição, o gasto de combustível, entre outras variáveis.

Estabeleça contato com diferentes transportadoras

O recomendado é que você possua variadas opções de transportadoras para não depender dos preços e condições de somente uma. Isso permite que se negocie preços melhores, regiões de entrega mais interessantes e maior flexibilidade no volume de cargas e remessas.

Além disso, possibilita um melhor atendimento das necessidades do cliente, com variadas condições de frete e preços mais atrativos. Lembre-se de que em um e-commerce essa variedade de prazos e preços pode ser fundamental para o fechamento de uma venda, ou gerar abandono do carrinho.

Utilize formas de entrega alternativas

A depender das circunstâncias de entrega, como produtos de menor volume, torna-se mais lucrativo realizar o frete por meio de um modal alternativo. Há inúmeras opções: carros menores (como Fiorino), motos e, inclusive, bikes! Optar pelos meios alternativos pode ser uma forma inteligente de reduzir os custos logísticos.

Adote a tecnologia em seu favor

Performance Logística para impactar a experiência do consumidor

A tecnologia está aí para facilitar nosso cotidiano. Nas empresas, isso não muda, muito menos no setor de logística. Investir em soluções tecnológicas pode trazer diversos benefícios, como agilidade nas entregas, redução de desperdícios, melhorias nos produtos e, certamente, redução de custos logísticos.

Existem algumas soluções que podem ajudar a aprimorar a gestão logística e a diminuir os gastos, como ERP (sistema voltado para a gestão integrada da empresa), WMS (sistema voltado para o controle de rotinas dentro do estoque) e TMS (ferramenta voltada para a gestão de transporte).

Invista na terceirização logística

A terceirização de logística para e-commerce está em uma das novas tendências do mercado, afinal,supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque. 

Caso você seja dono de um e-commerce, de pequeno a grande porte, e sente dificuldade nesse processo, o momento perfeito de buscar por uma empresa de confiança para trabalhar em parceria com você é agora! 

Como já dissemos, uma empresa de logística de e-commerce é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadoria, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

O fulfillment tem importância na gestão do e-commerce pois envolve todas as operações necessárias para atender às necessidades do cliente, além disso, exige uma atuação integrada de diversos setores para garantir a excelência do serviço prestado, entre eles estão: logística, tecnologia, atendimento e marketing.

Dessa forma, entendendo que a gestão do seu e-commerce deve funcionar perfeitamente, afinal, comprar na internet é muito vantajoso quando o assunto é experiência de compra, isso porque as pessoas prezam por comodidade, rapidez e tranquilidade na hora de avaliar as opções disponíveis para compra. 

Nesse sentido, o fulfillment é um elo fundamental para a cadeia de suprimentos. Sem um processo de atendimento e processamento de pedidos preciso, contínuo e confiável, seus clientes não ficarão satisfeitos. Já passou da hora de potencializar a perfomance logística do seu negócio. 

Não deixe de ler: Quer facilitar suas entregas de e-commerce? Esse conteúdo é seu!

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas Fulfillment para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! 

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