Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Perfil do consumidor: quem compra online no Brasil?

21.7.2019 16:53

Cerca de 48 milhões de consumidores fizeram, pelo menos, uma compra no comércio eletrônico em 2016. Alta de 22% desde 2015. Os números são do Webshoppers, estudo sobre o comércio eletrônico brasileiro realizado pela Ebit.

Se você tem um e-commerce, precisa entender o comportamento e a jornada de compra do seu cliente. Por isso, separamos os destaques da pesquisa, e trouxemos tudo para você.

1# Na contramão da crise – o e-commerce faturou R$ 44,4 bilhões, crescimento nominal de 7,4%;

2# 21% das transações on-line foram realizadas via dispositivos móveis. Em 2015, o share do e-commerce foi de 12%;

3# 61% das compras foram feitas com frete pago em 2016;

4# 21,2 milhões de consumidores gastaram US$ 2,4 bilhões em sites internacionais;

5# O Black Friday faturou R$ 1,9 bilhão em 25 de novembro. Equivalendo a 13 vezes a média de um dia comum.

#6 Ainda para esse ano, o Ebit prevê que o e-commerce deverá crescer 12% em 2017, com quase R$50 bi em faturamento.

Perfil dos compradores em 2016

grafico1-faixaetaria-pier8
grafico2-genero-pier8

A idade média do consumidor brasileiro permanece em 43 anos.

grafico3-renda-pier8

A renda média dos consumidores on-line registrou alta de 8%, potencializada pelo enfraquecimento da Classe C nas compras no comércio eletrônico.

grafico4-regiao-pier8

Os números não irão parar de crescer

Um estudo encomendando pelo Google junto a empresa Forrester Reserch, as vendas na internet no Brasil vão dobrar até 2021. Segundo apontou a pesquisa, o segmento terá um crescimento médio de 12,4% ao ano e atingirá em 2021 um total de R$85 bilhões.

Para essa pesquisa, o Google entrevistou aproximadamente 4500 pessoas, na faixa etária de 16 a 75 anos.

Os números até agora são animadores, e se você vende online, tem tudo para decolar suas vendas.

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert