Alcançar uma boa gestão e otimização da logística é um dos principais objetivos quando a sua busca está em aumentar a competitividade e se destacar no mercado, além de fazer crescer a satisfação dos clientes.
Nesse sentido, melhorar a gestão logística, muitas vezes, pode sair caro para a empresa. A logística de um negócio deve estar integrada ao processo de tomada de decisões. Com o avanço dos recursos digitais, a logística tornou-se dependente deles para ser dinâmica e eficaz.
Confira nosso passo a passo para melhorar a logística de sua empresa, entre ferramentas, práticas e investimentos, que podem auxiliar no aprimoramento dos processos logísticos e seus resultados.
O mapeamento de processos trata-se do estudo da forma com que as atividades são executadas, em que o objetivo é verificar se os métodos de trabalho são eficazes, ou se precisam ser melhorados.
A ideia central é conseguir corrigir as falhas e aplicar melhorias, eliminando desperdícios e etapas que não agregam valor aos produtos e serviços, por exemplo. Nesse sentido, os processos são avaliados, de ponta a ponta, além da suas entradas e saídas, fornecedores e clientes (internos e externos). Após isso, cria-se um desenho desse fluxo e toda análise é feita a partir disso.
Os indicadores de desempenho logístico podem ser definidos como uma ferramenta de gestão criada para auxiliar no acompanhamento dos resultados. Através deles, o gestor consegue avaliar se os esforços dedicados na realização das tarefas são suficientes para alcançar as metas definidas anteriormente.
Simultaneamente a isso, eles também ajudam na identificação dos gargalos, suas prováveis causas e o que precisa ser feito para corrigi-los.
De forma resumida, o benchmarking pode ser definido como a busca pelas melhores práticas de um mercado específico. Por meio dele, empresas do mesmo ramo (de preferência os líderes de mercado e os concorrentes diretos) são estudadas.
O objetivo central é realizar um comparativo entre os processos internos e externos, identificando o que as outras empresas estão realizando de diferente e que pode ajudar no aprimoramento ainda mais a forma de trabalho na sua.
Portanto, vale ressaltar que não se trata de uma cópia do que seus competidores fazem de melhor, e sim em como essas questões podem ser aproveitadas e adaptadas para o seu modelo de negócio e o público-alvo de sua empresa.
Levando em consideração o fato de que o volume de dados que são gerados em uma rotina logística é bem grande, para que se alcance uma boa gestão do conhecimento e eles sejam usados para contribuir com informações relevantes, o ideal é confiar em um recurso que seja capaz de suportá-los e processá-los — sem que haja perda de qualidade.
Nesse sentido, investir em Big Data é uma excelente opção para que o gestor possa acompanhar suas operações e fazer análises mais precisas.
O Sistema de Gerenciamento de Armazém, sigla em português, trata-se de uma ferramenta voltada para o controle e análise de estoques. Por meio dele se consegue organizar rotinas desde o recebimento até a expedição e inventários de materiais.
Por outro lado, o Sistema de Gerenciamento de Transportes é voltado para a otimização da gestão de frete. O investimento nesse software possibilita a tomada de decisões sobre a melhor opção de transporte, avaliar os preços oferecidos pelas transportadoras, realizar auditorias de pré-faturas, além de outras funcionalidades.
O ERP não é um sistema totalmente voltado para a logística, entretanto, ele proporciona a integração entre todas as áreas da empresa, o que viabiliza a comunicação entre setores como compras, estoques e vendas.
Com o uso dele, as trocas de informações entre as áreas são feitas de maneira automática, em tempo real e de forma mais assertiva.
Há inúmeras formas de conseguir aperfeiçoar a gestão e otimização da logística. Manter esse ciclo de melhorias contínuas é a melhor forma de proporcionar mais qualidade para seu público, sem que seja necessário elevar os preços.
Sobretudo nos últimos anos, o setor logístico se desenvolveu de maneira considerável no Brasil e no mundo todo. Isso não seria possível sem o suporte da tecnologia. A logística 4.0 baseada em soluções e ferramentas inovadoras possibilitam que o contato com o cliente seja mais próximo, confiável e seguro para os dois lados.
Além disso, a tecnologia também vem proporcionando novas alternativas e soluções para que as empresas consigam realizar suas entregas dentro do prazo e oferecendo qualidade para o cliente, e ao fim, garantindo a melhor experiência para o cliente.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8, unindo tecnologia e logística:
As vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas são muitas. A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas Fulfillment para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas!
Alcançar uma boa gestão e otimização da logística é um dos principais objetivos quando a sua busca está em aumentar a competitividade e se destacar no mercado, além de fazer crescer a satisfação dos clientes.
Nesse sentido, melhorar a gestão logística, muitas vezes, pode sair caro para a empresa. A logística de um negócio deve estar integrada ao processo de tomada de decisões. Com o avanço dos recursos digitais, a logística tornou-se dependente deles para ser dinâmica e eficaz.
Confira nosso passo a passo para melhorar a logística de sua empresa, entre ferramentas, práticas e investimentos, que podem auxiliar no aprimoramento dos processos logísticos e seus resultados.
O mapeamento de processos trata-se do estudo da forma com que as atividades são executadas, em que o objetivo é verificar se os métodos de trabalho são eficazes, ou se precisam ser melhorados.
A ideia central é conseguir corrigir as falhas e aplicar melhorias, eliminando desperdícios e etapas que não agregam valor aos produtos e serviços, por exemplo. Nesse sentido, os processos são avaliados, de ponta a ponta, além da suas entradas e saídas, fornecedores e clientes (internos e externos). Após isso, cria-se um desenho desse fluxo e toda análise é feita a partir disso.
Os indicadores de desempenho logístico podem ser definidos como uma ferramenta de gestão criada para auxiliar no acompanhamento dos resultados. Através deles, o gestor consegue avaliar se os esforços dedicados na realização das tarefas são suficientes para alcançar as metas definidas anteriormente.
Simultaneamente a isso, eles também ajudam na identificação dos gargalos, suas prováveis causas e o que precisa ser feito para corrigi-los.
De forma resumida, o benchmarking pode ser definido como a busca pelas melhores práticas de um mercado específico. Por meio dele, empresas do mesmo ramo (de preferência os líderes de mercado e os concorrentes diretos) são estudadas.
O objetivo central é realizar um comparativo entre os processos internos e externos, identificando o que as outras empresas estão realizando de diferente e que pode ajudar no aprimoramento ainda mais a forma de trabalho na sua.
Portanto, vale ressaltar que não se trata de uma cópia do que seus competidores fazem de melhor, e sim em como essas questões podem ser aproveitadas e adaptadas para o seu modelo de negócio e o público-alvo de sua empresa.
Levando em consideração o fato de que o volume de dados que são gerados em uma rotina logística é bem grande, para que se alcance uma boa gestão do conhecimento e eles sejam usados para contribuir com informações relevantes, o ideal é confiar em um recurso que seja capaz de suportá-los e processá-los — sem que haja perda de qualidade.
Nesse sentido, investir em Big Data é uma excelente opção para que o gestor possa acompanhar suas operações e fazer análises mais precisas.
O Sistema de Gerenciamento de Armazém, sigla em português, trata-se de uma ferramenta voltada para o controle e análise de estoques. Por meio dele se consegue organizar rotinas desde o recebimento até a expedição e inventários de materiais.
Por outro lado, o Sistema de Gerenciamento de Transportes é voltado para a otimização da gestão de frete. O investimento nesse software possibilita a tomada de decisões sobre a melhor opção de transporte, avaliar os preços oferecidos pelas transportadoras, realizar auditorias de pré-faturas, além de outras funcionalidades.
O ERP não é um sistema totalmente voltado para a logística, entretanto, ele proporciona a integração entre todas as áreas da empresa, o que viabiliza a comunicação entre setores como compras, estoques e vendas.
Com o uso dele, as trocas de informações entre as áreas são feitas de maneira automática, em tempo real e de forma mais assertiva.
Há inúmeras formas de conseguir aperfeiçoar a gestão e otimização da logística. Manter esse ciclo de melhorias contínuas é a melhor forma de proporcionar mais qualidade para seu público, sem que seja necessário elevar os preços.
Sobretudo nos últimos anos, o setor logístico se desenvolveu de maneira considerável no Brasil e no mundo todo. Isso não seria possível sem o suporte da tecnologia. A logística 4.0 baseada em soluções e ferramentas inovadoras possibilitam que o contato com o cliente seja mais próximo, confiável e seguro para os dois lados.
Além disso, a tecnologia também vem proporcionando novas alternativas e soluções para que as empresas consigam realizar suas entregas dentro do prazo e oferecendo qualidade para o cliente, e ao fim, garantindo a melhor experiência para o cliente.
Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8, unindo tecnologia e logística:
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