Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
08
04
2020

Passo a passo para fazer a gestão da logística de armazenagem

logística
logística para e-commerce
armazenagem

Sem dúvida nenhuma, dentro do supply chain, a logística de armazenagem é uma das etapas mais importantes de toda a cadeia e, justamente por isso, necessita de fatores importantes para o seu sucesso. Desde uma estrutura adequada para o estoque dos materiais até uma tecnologia avançada para a sua gestão.


Neste artigo vamos abordar este assunto e sua importância. Além disso, separamos algumas dicas e informações úteis de como implementar uma boa logística de armazenagem em sua empresa. Quer saber mais? Então, continue a leitura e anote tudo o que achar importante para seu negócio!

O que é uma estrutura adequada na logística de armazenagem?

Passo a passo para fazer a gestão da logística de armazenagem

Nos dias de hoje, a logística de armazenagem não se limita somente a um simples controle de estoque de produtos. Ela deve ter uma função estratégica e eficiente! Afinal, sua gestão de logística é essencial para possibilitar um atendimento mais eficaz, além de uma redução de custos e perdas.


Para tais benefícios, é preciso que o armazém tenha uma estrutura adequada e capacitada para atender às especificidades e aperfeiçoar todos os processos envolvidos na armazenagem. Desde o recebimento da mercadoria, passando pelo picking, até finalmente sua distribuição.


Listamos alguns modelos comuns de logística de armazenagem. Veja só! 

Estruturas fixas

Hoje, estruturas como racks metálicos ou porta pallets para a logística de armazenagem são muito recomendadas. Por serem estruturas mais leves, resistentes e eficientes para a movimentação dos produtos hora ou outra ela é colocada como melhor opção. Além disso, elas têm grande capacidade de estoque, são flexíveis e adaptáveis ao seu espaço e são capazes de verticalizar seu armazém.


Por fim, os racks e porta pallets são bem variados. O que permite receber diversos produtos e materiais, como cargas paletizadas, peças soltas, bags, e outras. Essas são as estruturas fixas. 

Mezaninos industriais

Aqui está outra solução estrutural para a logística de armazenagem. São estruturas altamente adaptáveis, o que permite criar novos espaços de maneira rápida e prática. Seja para aumentar a capacidade de estoque do armazém, ou para a utilização de setores administrativos.


O mezanino industrial tem um benefício que vale o destaque, estrutura desmontável. O que contribui para a redução de custos logísticos ou a necessidade de realizar obras de construção civil. Podendo ser montado em pouco tempo e sem, que seja preciso, interromper suas operações.

Sistemas de picking

Entre todas as etapas da logística de armazenagem, o picking, ou separação dos pedidos, é um dos processos mais importantes e que demanda uma estrutura adequada para o sucesso das entregas. Afinal, é a partir desse momento que se inicia a distribuição dos pedidos e, por esse motivo, é dispensável qualquer tipo de atraso, erro ou falha.


Há uma variedade de sistemas de picking disponível no mercado e todos eles devem ser utilizados conforme as estruturas do seu armazém. Um exemplo é o Flow Rack, trata-se de um desses sistemas eficientes e adaptáveis que otimizam a separação dos pedidos de maneira automatizada. São trilhos e esteiras que trabalham com a força da gravidade.


Elas permitem que os materiais deslizam das prateleiras até o setor de distribuição.

Por último, vale ressaltar que, graças à tecnologia, hoje também é possível contar com sistemas modernos e inteligentes para o picking. Tratam-se de carros automáticos e transelevadores, o que dispensa qualquer processo manual de separação.

Quais os cuidados essenciais para a logística de armazenagem?

Não vale somente investir em estruturas inteligentes e em tecnologias modernas para seu armazém. Uma boa gestão de logística de armazenagem envolve também algumas práticas e cuidados frequentes. Os mesmos vão variar de acordo com as especificidades dos seus produtos. Abaixo, separamos alguns exemplos.

Alimentos

Tanto a armazenagem como o transporte de alimentos e bebidas demandam cuidados especiais e espaços adaptados para manter a integridade dos produtos. Entre as estruturas e processos necessários, vale citar as câmaras frigoríficas, pallets de aço, higienização e sanitização dos espaços, controles de lotes e validades e sistemas de estoques.

Químicos

Produtos químicos também necessitam de atenção e cuidados especiais, tanto para a movimentação, como para a armazenagem, com estrutura e equipamentos adaptados, procedimentos de segurança, controle de temperaturas, separação de itens para evitar contatos e misturas, e outros.

Passo a passo para fazer a gestão da logística de armazenagem

Madeiras

Produtos de madeira, incluindo aqui também cargas paletizadas, devem seguir alguns cuidados especiais na gestão da logística de armazenagem. Pois, trata de um material vulnerável a ação do tempo, temperatura e umidade. Nesse sentido, evite locais fechados, com pouca circulação de ar e luz solar, assim como evite o contato direto com a água e ou materiais úmidos.

Como a tecnologia impacta a gestão de logística de armazenagem

Em pleno momento de logística 4.0, é fundamental associar os avanços tecnológicos à gestão de logística de armazenagem. Isso porque, a empresa que ainda insiste em processos manuais está fadada a atrasos, custos e falhas. Além de não conseguir atingir a competitividade necessária no mercado.


Atualmente, há ferramentas e sistemas fundamentais para otimizar todas as etapas da logística de armazenagem, entre os quais podemos destacar o sistema WMS — Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém —  que é capaz de gerir e controlar cada etapa do supply chain, desde o recebimento da carga até a sua distribuição.


Somado a esse sistema, o uso do código de barras e dos coletores de dados também são exemplos de tecnologias que permitem processos mais otimizados e seguros para o cadastro, endereçamento, rastreamento e separação dos itens dentro do armazém


É comum que essas ferramentas sejam adaptáveis a qualquer WMS, que por sua vez, é parametrizável com os mais diversos modelos de ERP.


Para concluir, a logística de armazenagem não deve ser reconhecida como um processo operacional, e sim como uma estratégia de gestão essencial para reduzir custos, aumentar o controle interno e, por fim, causar uma melhor experiência ao cliente.

Como a terceirização de logística melhora a gestão de estoque

Passo a passo para fazer a gestão da logística de armazenagem

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  • Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  • Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  • WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  • Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  • 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Como funciona o cálculo de ICMS sobre frete sem segredos!

Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Até a próxima!

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?