Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Tudo sobre logística: fique por dentro das maiores tendências na área!

22.7.2019 12:46

Sabemos que os processos logísticos estão ficando cada vez mais visados, principalmente com o aumento dos e-commerces. Esse é um processo fundamental para qualquer empresa que visa satisfazer os seus clientes e proporcionar uma boa experiência nas entregas realizadas.

Essa é a fase que devemos tomar muito cuidado para que nada sofra avarias e não haja devoluções desnecessárias, para isso é preciso contar com estratégias e uma estrutura muito bem elaborada que garanta o sucesso nas operações.

Esse artigo foi pensado exclusivamente para você que deseja saber tudo sobre logística e o que fazer para ter sucesso nesse setor.

Tudo sobre logística: o que é?

A primeira coisa que você precisa saber sobre logística é de onde vem a origem da palavra. A palavra “logística” vem do grego, e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico. Sendo assim, ao fazer as contas do jeito certo e agindo de maneira inteligente e objetiva, é possível realizar as entregas dos produtos de maneira eficiente.

Conforme o crescimento do comércio eletrônico, as operações logísticas possuem um objetivo cada vez mais essencial para muitas empresas. Algumas dessas empresas, não somente representam uma fonte de vantagem competitiva, como também fazem parte da estrutura e funcionamento dos negócios.

Cursos de logística

É preciso bem mais do que se lançar no mercado, as empresas devem se preocupar em se manter no mercado, as operações logísticas estão sendo atualizadas e cada vez mais desenvolvida nas organizações, dessa forma, os profissionais dessa área vem se multiplicando e aprimorando suas técnicas. 

Em outras palavras, para se destacar é necessário ter o conhecimento necessário para poder gerenciar essas estratégias com excelência, eficácia e agilidade. Hoje no mercado existem diversos cursos de operação logística para auxiliar os profissionais nesse processo.

Quais os principais cuidados que sua loja virtual deve ter

Um dos fatores mais relevantes quando for considerar abrir um e-commerce é buscar saber tudo sobre logística para conseguir planejar e gerenciar o procedimento de entrega de produtos. 

Sua empresa precisa se preparar para a demanda, pensar no processo de separação e nas embalagens corretas para cada produto, e também ficar atento ao cronograma de entregas. Também é extremamente necessário calcular os valores referentes ao frete que será cobrado dos seus consumidores para preservar a sua margem de lucro.

Curva ABC pode ser a salvação para a logística da sua empresa

O Teorema de Pareto, também conhecido como curva ABC, é um conceito que se originou em uma teoria do economista italiano Vilfredo Pareto, que conseguiu demonstrar que cerca de 80% das consequências começam a partir de 20% das causas. 

Esse conceito tem sido utilizado principalmente na gestão de estoques, usado para definir políticas de vendas, estabelecimento de prioridades para ser possível programar todo o processo e uma série de outros problemas que podem acontecer na empresa.

Loja física também precisa de logística

Existem algumas pessoas que ainda deixam à loja virtual de lado para adquirirem seus produtos em lojas físicas. De forma geral, tanto os e-commerces como as lojas virtuais e físicas não precisam ser rivais, é possível juntar ambos os tipos de loja para fazer com que elas trabalhem de forma complementar. Um dos benefícios de dominar tudo sobre logística é à possibilidade de saber como são os procedimentos tanto para e-commerces quanto para uma loja física.

Saiba o significado dos símbolos nas caixas de papelão

Se você quer saber tudo sobre logística o primeiro passo é entender que diariamente, as caixas de papelão são manuseadas em grande escala em vários segmentos de empresas e distribuidoras para proteger e embalar os todos os produtos.

Geralmente não é possível identificar o que existe no interior da caixa, é necessário informar na embalagem os cuidados que determinado item precisa ter. Um dos principais fatores que temos a atenção é o visual, é extremamente importante que todas as caixas tenham seus símbolos, assim como é necessário que as informações sejam impressas de forma bem visível para que as embalagens sejam tratadas de forma adequada.

Logística reversa influencia a compra de produtos + área de logística

Atualmente cerca de 30% de todos os produtos comprados online são devolvidos. Essa é uma das pesquisas realizadas pela Invesp, 92% dos consumidores entrevistados informaram não desistir de uma compra na loja responsável se o processo de devolução do produto for simples, e cerca de 79% quer que esse processo não tenha nenhum custo adicional.

A compra precisa ser satisfatória e a devolução não seja necessária no final das contas, mas, se houver algum tipo de imprevisto, a política de troca e devolução precisa ser bem clara e eficaz.

Descubra se dropshipping vale a pena para o seu e-commerce: tudo sobre logística

Por último, mas não menos importante, se que saber tudo sobre logística então você também precisa saber sobre o dropshipping. Resumidamente, o dropshipping é voltado para as lojas virtuais e empreendedores individuais de marketplaces.

Todo o processo consiste em receber as ordens do serviços de vendas online e direcioná-las ao fornecedor, que tem a função de enviar o produto para o seu consumidor em nome da sua marca.

O lucro com o procedimento vem da diferença de valores entre o preço que você expõe em seu e-commerce e o que o seu parceiro dropshipping irá cobrar, assim como outras tantas facilidades.

Gostou desse artigo? Para mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando.

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert