Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

Same day delivery: o que é? E como funciona?

22.7.2019 11:56

O consumidor digital está acostumado com a conveniência das compras on-line, mas ainda sente falta do imediatismo da experiência off-line. Para unir o útil ao agradável, criou-se o same day delivery: a possibilidade de ter em mãos, o quanto antes, aquilo que se quer.

Leia este artigo para saber como funciona o same day delivery!

O que é same day delivery?

same day delivery

Same day delivery é a possibilidade, geralmente oferecida por e-commerces, de enviar e receber pedidos dentro de 24 horas imediatamente após ser solicitado. Bom demais para ser verdade? Pode acreditar, porque isso acontece com cada vez mais frequência.

Por exemplo, se uma pessoa realiza uma compra no seu site às 18h00, ela provavelmente o receberá na manhã do dia seguinte. Ainda que a entrega não ocorra no mesmo dia, esta remessa pode ser considerada same day delivery.

Algumas empresas, como Amazon ou eBay, já conseguem entregar as suas encomendas dentro de 2 horas.

Como funciona o same day delivery?

O funcionamento do same day delivery é bem simples…

Acesse o site do seu e-commerce favorito e compre um item disponível para entrega no mesmo dia. Se o pedido for feito antes do meio-dia, ele chegará na sua casa até o começo da noite. Encomende-o depois do meio-dia e você receberá no dia seguinte.

Geralmente, este tipo de serviço está disponível sete dias por semana, mas não espere que ele esteja disponível no no Natal ou no Ano Novo. Outros feriados e grandes dias de compras, como a Black Friday, também significam disponibilidade limitada.

Vantagens do same day delivery para e-commerce

Seus clientes não querem esperar, e você também não deveria quer isto. Além de aumentar a satisfação dos seus clientes, o same day delivery também apresenta outras vantagens para o seu negócio. Confira os principais benefícios deste tipo de entrega.

  1. Vantagem competitiva

5 em cada 10 consumidores digitais gostariam que as lojas virtuais oferecessem same day delivery. No entanto, menos da metade dos comércios eletrônicos oferecem essa conveniência para os clientes. Adotar a entrega no mesmo dia pode diferenciá-lo da concorrência e estabelecer uma vantagem competitiva muito importante no mercado on-line.

  1. Oportunidade de negócio

Oferecer same day delivery no seu e-commerce é, antes de tudo, uma oportunidade de negócio. Alguns produtos precisam ser entregues com urgência e você pode focar em atender estes segmentos específicos.

  1. Possibilidade de aumentar as vendas

Você já desistiu de fazer uma compra porque o vendedor demorou para te atender? Com o comércio eletrônico, isto é ainda mais forte. Implementar same day delivery no seu e-commerce pode ajudá-lo a reduzir as taxas de abandono de carrinho e, consequentemente, aumentar a possibilidade de vender mais!

  1. Redução nos custos de transporte

Em grande parte, o same day delivery é possível graças ao uso de serviços de transportadoras locais. Ao contrário das grandes empresas de logística, esses serviços são menos caros, o que significa que o ciclo de vendas tem um custo menor para as empresas. Esse dinheiro economizado com a entrega no mesmo dia pode ser investido em marketing ou devolvido aos clientes na forma de bônus e serviços premium, que podem fomentar sua lealdade.

  1. Credibilidade

Já pensou que frustrante receber seu pedido só três semanas depois comprá-lo? Quando o comércio eletrônico oferece same day delivery, os clientes sentem a marca se importa com eles e isso afeta a confiança na sua empresa.

Desvantagens do same day delivery

Embora o same day delivery seja extremamente útil para muitos comércios eletrônicos, ainda existem algumas limitações para este tipo de entrega. Descubra quais são elas e avalie se vale a pena para você.

  • Disponível apenas nos grandes centros urbanos: Certamente, São Paulo e Rio de Janeiro têm serviços de same day delivery, mas lugares menores ou mais afastados das áreas metropolitanas geralmente não desfrutam da mesma conveniência.
  • Feriados e Datas Especiais ficam de fora: Esqueceu o presente de Natal ou do Dia dos Namorados? Talvez o same day delivery não possa te ajudar nesse caso.
  • É mais caro: Como você pode imaginar, entregar no mesmo dia é muito mais caro. Você pode repassar o custo extra para o comprador, que geralmente estará disposto a assumir certa sobretaxa por urgência. Atingir este equilíbrio delicado é um desafio, principalmente quando se está competindo com grandes varejistas.

Vale lembrar que, para que o same day delivery funcione perfeitamente, você precisa de uma gestão de logística muito eficiente. Caso contrário, a experiência de compra do cliente (e dos seus colaboradores) será um caos.

Conclusão

same day delivery

Com rotinas cada vez mais atribuladas, ninguém merece ficar esperando por aquela encomenda especial.

Do site até a porta de casa, o same day delivery ajuda os clientes a obter o que eles precisam ou desejam em questão de horas.

Oferecer este tipo de conveniência é um elemento chave para o sucesso do seu comércio eletrônico, mas será que este é o seu caso?  

Leia o artigo “Same day delivery: vale a pena para seu e-commerce?” e descubra se este tipo de entrega funciona para você.

Até a próxima!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert