Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
26
08
2020

Orçamento anual de logística: saiba como fazer

logística
logística para e-commerce

A logística se tornou uma atividade indispensável para as empresas. Atualmente, seu bom desempenho é capaz de impactar os resultados da organização como um todo, principalmente se o objetivo é ter uma produção mais reduzida. Entretanto, isso exige planejamento, essa solução começa pelo orçamento anual de logística.

Tendo em vista as particularidades desse setor, é comum que venham algumas dúvidas na hora de elaborar esse planejamento. As perguntas que surgem são: para que ele serve? Como criá-lo? Quais as questões que merecem atenção especial para não causarem erros?

Neste artigo, você vai aprender informações importante acerca dessa solução em gestão de logística, do começo ao fim. Confira!

O que é um orçamento anual de logística?

Orçamento anual de logística: saiba como fazer

O orçamento anual de logística trata-se de um estudo cujo objetivo é prever, planejar e monitorar todas as ações realizadas pelo setor logístico ao longo do ano. Em resumo é uma projeção dos gastos que precisam ser realizados para que o setor de logística atender com qualidade as necessidades da empresa. Ela deve considerar ainda os resultados que serão alcançados. Isso ocorre porque, se um investimento não gera o retorno esperado, mais custos devem surgir.

Em resumo, atua como um recurso de antecipação do cenário financeiro do setor, um planejamento para que o gestor possa guiar a operação conforme os gastos previstos.

É importante destacar que sua execução não pode ser confundida com objetivos mais abstratos. Afinal, por mais que toda estratégia de uma empresa seja mais eficiente com metas, o orçamento deve ser baseado em dados reais, confiáveis e precisos.

De outra maneira, ele fica sujeito a variações que tendem a comprometer a capacidade do gestor de manter o controle sobre a eficiência da logística, além certamente de gerar custos maiores do que o planejado.

Como fazer um orçamento anual de logística?

Os dados que são utilizados como base do planejamento devem ser levantados do histórico da logística e da empresa como um todo. É essencial iniciar o processo com uma análise das despesas mais frequentes, os serviços prestados e as demais características que ditam o ritmo das atividades do setor.

Sabendo-se disso, listamos abaixo aos principais passos da elaboração do orçamento anual de logística. Confira! 

Defina os níveis do seu planejamento

Orçamento anual de logística: saiba como fazer

O plano de orçamento anual de logística funciona melhor quando há uma clareza entre os diferentes níveis que o compõem. Afinal, nem todos os gastos estão relacionados a atividades da mesma natureza. Nesse caso, como eles se dividem?

Para começar, a empresa possui custos operacionais. Em síntese, esse é o planejamento de nível mais imediato, em que o investimento sustenta as atividades como movimentação e distribuição interna de materiais, reposição e controle de estoque, serviços externos, entre outros.

Por outro lado, o nível estratégico é aquele que compreende uma análise a longo prazo. Nele, é essencial estabelecer as metas de redução de custos a serem alcançadas ao longo do ano, por exemplo.

Faça um levantamento geral de custos

O nível do detalhamento das informações é essencial para a eficiência do planejamento do orçamento anual de logística. Afinal, quanto mais precisos forem seus dados, melhor a análise que você poderá fazer antes de formular o orçamento. Insista na ideia de que só o histórico não basta, é importante ter conhecimento a respeito das características específicas da sua empresa.

Como isso ocorre na prática? É simples.

De início, faça o levantamento de todos os custos da logística ao longo dos últimos anos. Após isso, faça uma análise mais ampla do contexto atual da empresa para localizar esse planejamento.

O que está acontecendo com os negócios? Estão em crescimento ou perdendo força? Como as metas atuais se relacionam com as dos anos anteriores? Quais os períodos do ano em que os gastos são mais altos e qual o motivo?

São perguntas que auxiliam no planejamento do orçamento anual de logística em cada detalhe.

Esteja alinhado com a estratégia da empresa

Orçamento anual de logística: saiba como fazer

Quando falamos de uma análise do contexto da empresa, é necessário levar em consideração também as projeções para o futuro. Se a organização tem como estratégia crescer no mercado, a logística deve acompanhar esse movimento.

Algumas perguntas podem ser pensadas, como: 

  • O layout do estoque está dando conta da demanda? 
  • Há previsões de ampliação? E de mudanças na operação?
  • De que maneira a logística deve acompanhar? 

Não se esqueça que o impacto financeiro do setor é significativo para a empresa e deve ser calculado de acordo com os objetivos do negócio. Não é à toa que o custo da logística representa cerca de 12,7% do PIB brasileiro.

Como você pôde ver, não há segredo para elaborar o orçamento anual de logística com eficiência. Quando ele é realizado com base em informações confiáveis e alinhado à estratégia da empresa, o controle sobre os gastos se torna muito maior! 

A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio, ótimas para você reduzir os custos anuais de logística. Entre em contato conosco e saiba mais. Estamos ansiosos por sua parceria. 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?