Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

O que Você Precisa Saber Sobre Operador Logístico

30.7.2019 12:39

O que Você Precisa Saber Sobre Operador Logístico

operador logístico

 É provável que os operadores logísticos existam desde o surgimento dos comércios, porém eram conhecidos de forma menos glamurosa e com retornos financeiros bem inferiores aos que são comparados na atualidade.  Operadores logísticos são companhias externas contratadas para realizar funções que envolvem gestão e distribuição dos materiais de determinada empresa.  Diante dos novos padrões e mudanças ocorridas, novas empresas surgiram com o objetivo de atender outros negócios, sobretudo por se especializarem em partes e atividades fundamentais nos processos empresariais.  Infraestrutura própria, tecnologia de ponta, mão de obra qualificada e solução customizada são considerados diferenciais competitivos para sua empresa na fórmula perfeita, ou seja, com o melhor custo x benefício!

Leia também: O que a Amazon tem para ensinar para você – independente do seu tamanho

Tarefas do Operador Logístico

  • Consolidação da carga de diversos locais;
  • Gestão do transporte de materiais entre diversos armazéns;
  • Desconsolidação ou re-consolidação de produtos no armazém central para entrega em remessas nas lojas;
  • Gestão das cargas de transporte para as lojas.

Um Operador Logístico planeja, programa e controla o fluxo e armazenamento econômico das matérias-primas e da produção.  Os operadores logísticos também fornecem suportes físicos e infra-estruturas, como:

  • Disposição do armazém;
  • Armazéns;
  • Serviços de mão-de-obra e gestão logística;
  • Serviços específicos (em alguns casos) incluindo:
  • Gestão do inventário;
  • Preparação da produção;
  • Planejamento estratégico da distribuição;
  • Aquisição de locais;
  • Transportadoras (terceirizadas e acordadas com Pier8).

Embora de extrema relevância, os custos representam apenas metade do importante. A outra metade é o serviço. O canal logístico forma uma das interfaces chave de um negócio, conectando a empresa com os seus fornecedores num dos lados e os seus clientes no outro.  Uma quebra ao longo deste canal, seja ela devido a uma falta de comunicação relacionada a uma encomenda, a ausência de materiais ou componentes, um atraso ou danificação nas entregas podem ter efeitos devastadores na relação entre o cliente e o fornecedor. Como as cadeias de abastecimento e de distribuição na logística têm vindo a ficar cada vez mais complexas, as oportunidades para falhas em qualquer uma delas tem vindo também a aumentar.  Como os operadores logísticos são empresas, ao contratá-los, há assinatura de contratos e análise de termos. Isso permite que haja previsibilidade de muitos dos custos logísticos, responsáveis pela segunda maior alocação de despesas nas organizações, ficando atrás, apenas, dos custos com pessoal (folha de pagamento).

Não deixe de ler: 4 dicas para resolver de uma vez por todas o desafio da embalagem

Por que contratar um Operador Logístico?

Contratar um Operador Logístico pode trazer ao seu negócio muito mais vantagens e benefícios. Afinal, investir em locais para armazenagem (funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados) ou contratar uma transportadora pode gerar altos custos para o orçamento de uma empresa, além de limitar os procedimentos logísticos e desdobrar em algumas dores de cabeça.

Quais as vantagens de contratar um Operador Logístico?

Ao optar por um Operador Logístico, você poderá se dedicar ao que de fato é o seu negócio.  Pare de se preocupar com gerenciamento e fluxos logísticos.  Além disso, as atividades logísticas demandam mão de obra, equipamentos e espaço para armazém, o que exige altos valores de investimento. Contratando um Operador Logístico, você reduzirá custos com armazenamento, transporte, mão de obra e terá acesso a soluções integradas, desenvolvidas de acordo com sua necessidade.  Nota-se que o operador logístico é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa, desde a gestão do estoque, armazenagem e transportes para a distribuição.

Como o Pier8 pode te ajudar?

operador logístico

Com mais de 20 anos no mercado, o Pier8 sabe o que está fazendo, possui 2 unidades que somam 15.000 metros quadrados. Uma das missões mais importantes da empresa é oferecer aos seus clientes o que há de mais moderno e inteligente no segmento logístico.  Os produtos são armazenados em espaços modulares, separados e controlados por um sistema de gerenciamento de armazém, o WMS (Warehouse Management System), que oferece aos usuários controle de entrada e saída de mercadorias em tempo real, otimização de espaço, melhor produtividade, entre outras vantagens.

Separamos este conteúdo especial para você: Reclame Aqui – o pavor do e-commerce e como melhorar sua reputação

A vantagem de contar com um Operador Logístico é que sua empresa terá todos os processos de transporte e armazenamento otimizados. E com os processos logísticos sendo realizados em menor tempo, os custos consequentemente diminuem, pois a empresa possui parcerias com transportadoras que são terceirizadas porém seguindo as diretrizes do contrato diferenciado Pier8.

Solicite um orçamento agora mesmo!

Isso é tudo que você está esperando para dar um up em seu negócio! Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para sua empresa.  Até a próxima!

Categorias

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert