Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
30
01
2020

O que você precisa saber sobre logística no comércio eletrônico

logística
e-commerce
loja virtual

O Comércio Eletrônico, a partir da loja virtual ou televenda, cresce num ritmo muito acelerado a cada ano que passa, não apenas para gigantes do varejo, mas também para grandes, médias e pequenas empresas.


Entretanto, é essencial para o negócio o estabelecimento de parcerias que apoiem a operação logística no comércio eletrônico, sendo a parte interna e o transporte dos produtos comercializados.


De modo geral são necessárias três soluções básicas de Logística Interna: Armazenar, Montar os Pedidos e Expedir para finalmente Transportar sempre que houver uma compra pelo cliente.

Leia também: Logística terceirizada é realidade para pequenos lojistas

O que você precisa saber sobre logística no comércio eletrônico

O que você precisa saber sobre logística no comércio eletrônico

Armazenar

Inicia a partir do recebimento dos materiais no Armazém, conferência/inspeção, envolve movimentação física e registros no sistema de gestão, além da realização de inventários periodicamente (cíclico ou rotativo), segurança, logística reversa (devolução/reposição), entre outros.

Montar os Pedidos

Os produtos devem ser coletados (picking) de acordo com o pedido do cliente nos sistemas de armazenagem/área de picking e embalados (packing) de modo que a embalagem circule até o local de entrega sem avarias.

Expedir

Antes do material deixar o Armazém é fundamental fazer uma série de conferências, como gerar documentos fiscais, direcionar materiais de acordo com a transportadora responsável, carregar os veículos (caminhão ou container).


Ao fim da logística interna, os produtos estão prontos para serem transportados e entregues aos clientes. São atividades são de extrema importância, por estarem diretamente relacionadas com a Satisfação dos Clientes. A expectativa de um cliente ao fazer uma compra no modo eletrônico é que seu produto chegue o mais rápido possível e em perfeitas condições, o que vai depender da Operação Logística!

Leia também: Guia Definitivo: Logística para E-Commerce

Como escolher um parceiro logístico

Não é segredo para ninguém que a questão logística pode ser uma grande dor de cabeça para as empresas. Além das conhecidas reclamações por atraso na entrega ou produtos danificados, é comum que o e-commerce tenha que arcar com prejuízos financeiros por cancelamento de compra ou algum outro motivo mais grave. Essa situação repercute não somente a perda da venda e um cliente potencial, como também a própria reputação.


Por isso, é fundamental contar com um parceiro logístico que tenha uma infraestrutura de qualidade, processos bem definidos e um atendimento rápido, pronto para solucionar os mais variados problemas do cliente e da empresa.

O que levar em conta na hora da escolha do parceiro logístico?

A logística deve ser compreendida não somente como uma parte fundamental do processo de compra, mas também como um todo. Afinal, é necessário garantir que o estoque esteja atualizado, que os dados informados no cadastro estejam todos corretos, que o prazo de entrega esteja adequado para todos, entre outros pontos.


Diante desse contexto, como parceiro estratégico, a empresa de logística deve ter capacidade de integrar sistemas e garantir uma equipe altamente capacitada, bem como ter processos inteligentes e bem estruturados. 


  1. Certifique-se de que você pode confiar no seu fornecedor;
  2. Não deixe de buscar por referências, procure saber quais clientes são atendidos e faça um teste antes de firmar o contrato;
  3. Verifique os processos de entrega do seu parceiro, afinal, ninguém quer ficar esperando uma mercadoria por dias e dias para depois se frustrar no momento do recebimento. Por isso, verifique se o seu fornecedor tem processos bem estruturados e uma infraestrutura que dê permissão para integrar softwares de estoque e de vendas. É o que vai te ajudar a otimizar o tempo.
  4. Busque informações sobre experiências do usuário. Busque em sites de reclamações possíveis experiências negativas com o parceiro logístico. Que tal navegar em seu site como um consumidor comum? Dessa forma, você vai enxergar quais pontos precisam de melhorias e nunca se esqueça que os acessos via mobile estão em ampla ascensão, por isso é importante que o site tenha uma interface amigável para os smartphones!
  5. Procure fornecedores que estejam aptos a atender o seu negócio, isso porque os operadores logísticos devem garantir soluções específicas para cada tipo de negócio. 


Importante: Muito além de um parceiro logístico estratégico, é preciso que as empresas estejam atentas e mantenham o controle sobre movimentações no estoque, gastos logísticos e fluxos operacionais. Isso ajudará não somente o seu parceiro logístico, porém também irá permitir que você alavanque o seu negócio.

Leia mais: 7 Dicas para Evitar Problemas com Entrega de Mercadorias

Acerte na escolha de seu parceiro logístico

O que você precisa saber sobre logística no comércio eletrônico

A escolha de um bom parceiro logístico não é uma tarefa muito fácil, visto que, toda a experiência do usuário com a marca está diretamente ligada a essa parceria. É por isso que é tão importante ponderar algumas questões na hora de escolher um bom parceiro logístico, que atenda às suas necessidades, assim como, do seu consumidor.

Segurança

Analise o processo de segurança da empresa logística que está sendo avaliada e certifique-se de que ela armazenará e transportará o seu produto com total cuidado, segurança e qualidade.

Flexibilidade

Um bom parceiro logístico é aquele que vai atender às suas necessidades de maneira flexível, desde vigência de contrato, espaço de armazém, tipo de transporte, tecnologia, até outras particularidades do contrato.

Reputação no mercado

Um ponto essencialmente relevante está na análise de um bom parceiro logístico, ou seja, na análise de sua reputação no mercado. Investigar o histórico da empresa, em variadas esferas, desde o âmbito jurídico, mercadológico e social, é um passo fundamental antes de confiar a sua marca nas mãos de uma empresa logística.

Inovação

Compreendendo que logística e tecnologia caminham cada vez mais juntas na busca pela melhor experiência ao usuário, fazer com que um parceiro esteja comprometido com inovações no setor logístico é muito importante e faz com que a sua empresa esteja sempre bem posicionada no mercado, sobretudo frente à concorrência.

Estrutura e Capacitação

O que você precisa saber sobre logística no comércio eletrônico

O registro de um bom parceiro logístico preza pela qualidade do seu serviço final e entende que esse fator se constrói com a capacitação adequada de sua equipe, certificações necessárias e estrutura de qualidade para armazenar e zelar pelo produto de seus parceiros.


Esses são alguns pontos que optamos ser importantes de destacar, outras análises podem ser feitas conforme as suas necessidades, como localização, preço, tipos de serviço conforme o porte ou demanda da empresa, entre outros.


Se o seu caso é e-commerce, um parceiro logístico pode aumentar em 60% a produtividade de seu negócio.. 


Algumas das vantagens de ter parceria logística com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio! 


Até a próxima! 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?