O Comércio Eletrônico, a partir da loja virtual ou televenda, cresce num ritmo muito acelerado a cada ano que passa, não apenas para gigantes do varejo, mas também para grandes, médias e pequenas empresas.
Entretanto, é essencial para o negócio o estabelecimento de parcerias que apoiem a operação logística no comércio eletrônico, sendo a parte interna e o transporte dos produtos comercializados.
De modo geral são necessárias três soluções básicas de Logística Interna: Armazenar, Montar os Pedidos e Expedir para finalmente Transportar sempre que houver uma compra pelo cliente.
Leia também: Logística terceirizada é realidade para pequenos lojistas
Inicia a partir do recebimento dos materiais no Armazém, conferência/inspeção, envolve movimentação física e registros no sistema de gestão, além da realização de inventários periodicamente (cíclico ou rotativo), segurança, logística reversa (devolução/reposição), entre outros.
Os produtos devem ser coletados (picking) de acordo com o pedido do cliente nos sistemas de armazenagem/área de picking e embalados (packing) de modo que a embalagem circule até o local de entrega sem avarias.
Antes do material deixar o Armazém é fundamental fazer uma série de conferências, como gerar documentos fiscais, direcionar materiais de acordo com a transportadora responsável, carregar os veículos (caminhão ou container).
Ao fim da logística interna, os produtos estão prontos para serem transportados e entregues aos clientes. São atividades são de extrema importância, por estarem diretamente relacionadas com a Satisfação dos Clientes. A expectativa de um cliente ao fazer uma compra no modo eletrônico é que seu produto chegue o mais rápido possível e em perfeitas condições, o que vai depender da Operação Logística!
Leia também: Guia Definitivo: Logística para E-Commerce
Não é segredo para ninguém que a questão logística pode ser uma grande dor de cabeça para as empresas. Além das conhecidas reclamações por atraso na entrega ou produtos danificados, é comum que o e-commerce tenha que arcar com prejuízos financeiros por cancelamento de compra ou algum outro motivo mais grave. Essa situação repercute não somente a perda da venda e um cliente potencial, como também a própria reputação.
Por isso, é fundamental contar com um parceiro logístico que tenha uma infraestrutura de qualidade, processos bem definidos e um atendimento rápido, pronto para solucionar os mais variados problemas do cliente e da empresa.
A logística deve ser compreendida não somente como uma parte fundamental do processo de compra, mas também como um todo. Afinal, é necessário garantir que o estoque esteja atualizado, que os dados informados no cadastro estejam todos corretos, que o prazo de entrega esteja adequado para todos, entre outros pontos.
Diante desse contexto, como parceiro estratégico, a empresa de logística deve ter capacidade de integrar sistemas e garantir uma equipe altamente capacitada, bem como ter processos inteligentes e bem estruturados.
Importante: Muito além de um parceiro logístico estratégico, é preciso que as empresas estejam atentas e mantenham o controle sobre movimentações no estoque, gastos logísticos e fluxos operacionais. Isso ajudará não somente o seu parceiro logístico, porém também irá permitir que você alavanque o seu negócio.
Leia mais: 7 Dicas para Evitar Problemas com Entrega de Mercadorias
A escolha de um bom parceiro logístico não é uma tarefa muito fácil, visto que, toda a experiência do usuário com a marca está diretamente ligada a essa parceria. É por isso que é tão importante ponderar algumas questões na hora de escolher um bom parceiro logístico, que atenda às suas necessidades, assim como, do seu consumidor.
Analise o processo de segurança da empresa logística que está sendo avaliada e certifique-se de que ela armazenará e transportará o seu produto com total cuidado, segurança e qualidade.
Um bom parceiro logístico é aquele que vai atender às suas necessidades de maneira flexível, desde vigência de contrato, espaço de armazém, tipo de transporte, tecnologia, até outras particularidades do contrato.
Um ponto essencialmente relevante está na análise de um bom parceiro logístico, ou seja, na análise de sua reputação no mercado. Investigar o histórico da empresa, em variadas esferas, desde o âmbito jurídico, mercadológico e social, é um passo fundamental antes de confiar a sua marca nas mãos de uma empresa logística.
Compreendendo que logística e tecnologia caminham cada vez mais juntas na busca pela melhor experiência ao usuário, fazer com que um parceiro esteja comprometido com inovações no setor logístico é muito importante e faz com que a sua empresa esteja sempre bem posicionada no mercado, sobretudo frente à concorrência.
O registro de um bom parceiro logístico preza pela qualidade do seu serviço final e entende que esse fator se constrói com a capacitação adequada de sua equipe, certificações necessárias e estrutura de qualidade para armazenar e zelar pelo produto de seus parceiros.
Esses são alguns pontos que optamos ser importantes de destacar, outras análises podem ser feitas conforme as suas necessidades, como localização, preço, tipos de serviço conforme o porte ou demanda da empresa, entre outros.
Se o seu caso é e-commerce, um parceiro logístico pode aumentar em 60% a produtividade de seu negócio..
Algumas das vantagens de ter parceria logística com a Pier 8:
Não deixe de nos acompanhar e receba mais dicas para seu negócio!
Até a próxima!