O Funil de Vendas trata-se do conjunto de etapas lógicas que, quando juntas, formam a jornada pela qual um cliente passa até chegar ao momento da conversão e retenção. O grande foco desse modelo é te oferecer clareza e suporte para transformar a audiência que existe hoje, em clientes ativos de maneira estratégica.
Essa estratégia também é chamada de pipeline. Mais conhecido como funil de vendas, este é um exemplo estratégico que demonstra toda jornada do cliente, desde a primeira visita às páginas da sua empresa até o fechamento do negócio. Acompanhe este conteúdo e saiba mais!
O funil de vendas é composto por um conjunto de etapas e gatilhos onde seu objetivo é dar direcionamento à jornada de compra das personas de uma determinada marca.
Resumidamente, essas etapas estão diretamente ligadas a cada passo do cliente até a realização da compra. O funil de vendas é separado por 4 etapas:
Se falamos de 4 etapas do funil de vendas, logo, também teremos e etapas para a jornada de compra :aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. O objetivo é bem simples, representar cada passo que o cliente percorre até adquirir um produto ou serviço da empresa.
Assim que você compreende a jornada de compra fica ainda mais fácil entender como funciona o do conceito de funil de vendas, o que ela envolve:
Essa é a primeira fase onde o comprador ainda não , ou não identificou, que possui um problema, algumas vezes nem passa pela cabeça dele a necessidade sobre determinado produto.
O importante nessa etapa é abrir os olhos do cliente para que lhe desperte o interesse, isso pode acontecer abordando um assunto específico para que ele perceba que pode estar tendo um problema ou então, uma excelente oportunidade de negócio.
Essa etapa é quando o possível cliente percebe que possui um problema/oportunidade de negócio e aí sim, inicia o processo de pesquisar mais sobre o assunto e sobre possíveis soluções;
Nessa etapa o cliente já tem ciência sobre possíveis soluções para resolver determinada questão, é a parte também que começa a avaliar melhor suas opções para solucioná-lo.
É válido ressaltar a importância de conseguir gerar um senso de urgência maior. Se não conseguir fazer com que o cliente perceba que é necessário resolver de imediato, ele ficará adiando o processo de compra.
Este é o momento em que o possível cliente está bem próximo de se tornar um cliente ativo. Essa é a hora que ele já está comparando ofertas para poder finalizar com suas questões.
Sendo assim, é nessa etapa que é preciso provar para o cliente que a escolha pelo seu produto ou serviço é ideal.
Definir como será o processo do seu funil de vendas é fundamental para determinar a saúde do seu negócio quanto a aquisição de clientes, e com isso traçar estratégias voltadas para o alcance dos objetivos da empresa.
Quando você cria o seu processo de funil de vendas, ou revisa essas etapas você está aprimorando a compreensão sobre a jornada de compra do cliente, e assim consegue sinalizar quais ações a sua empresa pode realizar para otimizar as vendas.
Você já pode começar agora a elaborar os processos do seu funil de vendas. E nunca se esqueça de que quanto mais próximo você estiver do cliente, melhores serão os resultados do seu negócio.
Um dos maiores desafios para consolidar-se em vendas no mercado é tratar da logística de e-commerce, afinal, falhas em entregas são exemplos constantes de erros entre empreendedores. Algumas das vantagens de terceirizar a logística de seu e-commerce com a Pier 8:
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.
Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para e-commerces atentos ao funil de vendas. Preencha nosso formulário, estamos ansiosos por sua parceria logística!