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O que você está perdendo sem o fulfillment?

4.9.2019 12:34

Com o crescimento do e-commerce, os empreendedores tentam métodos diferentes para aumentar as vendas e reduzir custos. Melhoria da qualidade, inovação, preços reduzidos, são algumas maneiras que eles usam - mas nada é tão eficaz quanto um cliente feliz.

A satisfação do cliente simplesmente proporciona o melhor ROI.

Clientes satisfeitos tornam-se defensores da marca que podem atrair ainda mais clientes. Os clientes fiéis também tendem a fazer mais compras repetidas. Porém, para tudo isso acontecer, todo empreendedor online precisa criar processos para melhorar a experiência do cliente, e é nessa hora que entra o fulfillment.

Hoje, o fulfillment ganhou destaque - e todo bom lojista online precisa aplicar e transformar a forma como os negócios online são feitos.

O preenchimento completo envolve armazenamento, picking, embalagem, envio, entrega e processamento de devoluções.

Ou seja, o processo de fulfillment refere-se a todas as etapas que as empresas devem executar desde o momento em que recebem um pedido até que os itens cheguem às mãos dos clientes.

Nosso time de especialistas caiu em campo e separou as melhores dicas sobre o assunto. Confira:

1. Integração de Pedidos

Antes de poder realizar pedidos no seu e-commerce, você precisa de um inventário.

Se você optar por atender pedidos internamente, seu inventário deverá estar disponível. Se você estiver terceirizando o atendimento, o inventário deve ser enviado ao fornecedor que atenderá em seu nome.

O fulfillment permite que toda essa tecnologia seja integrada. O acompanhamento, inclusive, pode ser feito em tempo real.

Para atender rapidamente a um pedido, você precisa de visibilidade em várias áreas: previsão de demanda, vendas, estoque e logística, só para citar alguns.

2. Processamento de pedidos

Depois que um pedido for enviado, ele será processado.

Essas etapas envolvem o picking, a recuperação de itens de onde eles estão armazenados e o empacotamento, ou o recebimento do pedido para envio.

Isso também pode incluir instruções sobre quais materiais de embalagem usar - caixas, sacolas de polietileno, fita de embalagem, plástico bolha, passagem de ar, etc. - ou qualquer embalagem e inserções personalizadas para criar a experiência desejada para o cliente final.

O fulfillment permite que esse processamento seja feito de maneira inteligente. Visando o processo como um todo, e não por partes separadas.

3. Tecnologia  

Softwares que se integram perfeitamente a plataformas de comércio eletrônico podem ajudar a gerenciar pedidos em todos os canais de vendas. Uma das maneiras pelas quais as empresas avaliam a eficiência de seus processos de fulfillment é observando a Métrica do Pedido Perfeito.

Um pedido perfeito é aquele que está no prazo, completo e sem danos, junto com a documentação correta para acompanhá-lo.

Isso significa que, assim que um pedido é colocado on-line, a equipe de atendimento pode ser rapidamente alertada para selecionar, embalar e enviar os itens para o cliente.

As informações de rastreamento podem então ser enviadas de volta à plataforma e compartilhadas com o cliente.

Outra importante peça do quebra-cabeça é a visibilidade das quantidades de estoque disponíveis nos locais de atendimento.

Isso ajuda os lojistas online a entender quando solicitar ativamente mais estoques para evitar a queda nas vendas.

Algumas empresas já estão preparadas para oferecer esse serviço, e o melhor - com um time de especialistas. Mas vale a pena?

Reduza o custo de expansão

Para vender com sucesso a um público global, os e-commerces devem adaptar sua oferta a cada mercado-alvo.

Embalagem, marketing, processamento de pagamentos, branding devem ser adaptados à região.

Embora uma unidade de expansão possa ter um preço elevado, uma empresa de atendimento de fulfillment pode ajudar a reduzir alguns dos custos.

Mantenha os custos de funcionamento baixos

Um dos maiores custos entre os lojistas online é a logística.

As empresas de fulfillment podem reduzir drasticamente o valor gasto em compras de duas maneiras:

Ao usar um armazém localizado centralmente, como por exemplo, em São Paulo - região central do Brasil. Com isso, as empresas reduzem os custos de envio, pois o estoque é armazenado mais perto dos compradores.

Essas empresas também recebem um desconto nas despesas de envio, o que permite reduzir os custos de frete para os seus clientes.

Melhorar a satisfação do cliente

Fornecer o produto é uma coisa, apresentá-lo a um cliente de uma forma que o entusiasme é outra.

Na indústria do vestuário, os empreendedores online sabem o quanto a apresentação significa para seus clientes.

Você aceitaria receber um terno novo enrolado como um tapete?

Não. Por isso, os especialistas em fulfillment oferecem serviços de valor agregado que são projetados para fazer com que você tenha uma boa aparência.

Esses serviços incluem o fornecimento de informações de rastreamento, embalagem, inserções personalizadas, etc. Esses serviços de valor agregado também podem ser usados ​​para projetar embalagens econômicas, economizando, assim, o dinheiro da sua empresa.

Modelo Pier8 de Fulfillment

O primeiro passo, é entender o processo do cliente. Aqui no Pier8, aprendemos com nossos clientes. Claro, que sugerimos melhorias visando chegar a uma operação próxima a perfeição.

No primeiro momento, quando o cliente chega para gente, ele acompanha os primeiros pedidos. A equipe de operação passa por um treinamento para manuseio de cada produto, e só depois, quando nossa equipe chega ao padrão desejado pelo cliente, é que rodamos sozinhos a operação.

Gostou das dicas? Para ter acesso a mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando.

Até a próxima!

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