Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
25
08
2020

O que se espera do setor logístico após a Pandemia

logística
logística para e-commerce
logística 4.0

O ano de 2020 tem sido significativo quando o assunto é transformação digital, e podemos dizer que a pandemia do coronavírus deu um belo “empurrãozinho” para a acelerar essas mudanças. 

E sabe qual setor sentiu com força este impacto? o setor logístico

Afinal, as vendas por delivery ou e-commerce começaram a acelerar de forma significativa a partir de março de 2020, não à toa, diversos nichos de e-commerce sentiram os impactos para o melhor funcionamento.

Segundo pesquisas da ABComm, estima-se que o e-commerce brasileiro obteve aproximadamente 4 milhões novos consumidores durante a pandemia. Outra pesquisa importante do mercado indica que 29% dos consumidores passaram a realizar mais compras online durante o período de quarentena.

Diante de todo esse contexto, relacionado a salto nas vendas de e-commerce, para que nada entre em colapso e todas as entregas possam ser efetuadas, a logística tem sido mais estratégica do que nunca. Isso porque a logística é crucial para a manutenção das condições básicas de funcionamento da sociedade.

A logística é essencial do transporte de alimentos e remédios a itens de escolha pessoal, mais supérfluos, como roupas e acessórios. É justamente o setor logístico que faz com que tudo continue sendo disponibilizado a todos, em todos os lugares do Brasil. Acompanhe este conteúdo e entenda como aperfeiçoar a logística do seu negócio em tempos de pandemia. 

O que se espera do Setor Logístico após a Pandemia?

O que se espera do setor logístico após a Pandemia

O funcionamento pleno do setor logístico é essencial. Entretanto, durante um período de desaceleração produtiva, como fazer? 

Além disso, equipes precisam ser reduzidas e a circulação de pessoas também, devido ao isolamento social, ou seja, há pontos de bloqueios de estradas e restrições de voos e navegação. E agora? O que muda no setor logístico após a pandemia

Mais do que nunca, o momento atual pede tranquilidade na tomada de decisões, não é tempo de errar e colocar tudo a perder. Uma decisão errada pode afetar significamente muito mais do que o funcionamento processual de sua empresa, a saúde e bem-estar dos seus funcionários podem ser afetados, por exemplo, e ainda causar um dano irreversível para a reputação da sua empresa. .Veja como salvar a logística do seu negócio!

Transparência com o consumidor

Não há uma pessoa no mundo que não esteja passando por esta situação totalmente atípica. Ou seja, em maior ou menor grau, todos nós estamos precisando re-estruturar algumas estratégias. Diante disso, se o seu fornecedor logístico precisou diminuir as frotas e o time de funcionários como medida protetiva no enfrentamento da Covid-19, faça essa comunicação aos seus consumidores, afinal, será preciso explicar possíveis falhas no seu serviço. Mas é o que dissemos: estamos inseridos numa situação atípica e espera-se compreensão dos consumidores

Manter o fluxo de informações acessível

Para manter seu cliente tranquilo, é fundamental deixar a compra dele sempre atualizada quanto às informações. De modo que prazos e previsões sejam calculadas de forma realista. São ações que tendem a diminuir a ansiedade do cliente em receber o produto e otimizar a sua comunicação com o público do seu negócio. 

Dica: saiba como o same day delivery é solução para entregas rápidas. 

Melhorar a higienização do processo logístico

O que se espera do setor logístico após a Pandemia

Um dos aspectos que tornaram a COVID-19 uma realidade é que sua disseminação é extremamente fácil e rápida. Nesse sentido, todo cuidado é pouco quando o assunto é higienização de produtos em transporte. Adotar novas rotinas no momento de armazenar, embalar e transportar os produtos é central neste momento. Você estará protegendo todos de sua equipe, além de parceiros, prestadores de serviços, e seu consumidor. 

Adote mecanismos alternativos de entrega

Pode ser que sua empresa não estivesse habituada a realizar entregas antes da pandemia. Ou, pode ser o caso de só ter se utilizado de meios mais tradicionais para enviar as mercadorias, como os Correios, por exemplo. Entretanto, no momento é necessário estar com os olhos voltados para todos os lados, para então garantir a satisfação do consumidor. Nesse caso, a terceirização logística cai como uma luva. A logística terceirizada consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.

É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).

Dessa forma, para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros logísticos que tenham valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa. Portanto, é uma relação que vai muito além de fornecer serviços. Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos.

Para finalizar, se tratando do setor logístico após a Pandemia, a Terceirização de Logística com a Pier 8 garante vantagens. Confira: 

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 
  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.

Gostou do conteúdo? Agora que você sabe o que se espera do setor logístico após a pandemia: Preencha o formulário, vamos ser parceiros logísticos

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?