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O que os grandes e-commerces ensinam para vender mais

12.5.2020 11:57

Neste conteúdo, vamos falar sobre as estratégias utilizadas por grandes nomes do mercado nacional e internacional que faturam bilhões todos os anos. 


E, para tal, selecionamos as estratégias de negócio de 4 grandes e-commerces, que irão servir como referência para você colocar em prática dentro do seu negócio.


Já sabemos que, No Brasil, cerca de 80 milhões de pessoas já fazem compras online. E você sabia que nosso país é considerado o terceiro no mundo a fazer mais compras através da internet?


Apesar dessa fama, embora sejamos um país onde o cenário de e-commerces é promissor e está em expansão, muitos brasileiros ainda têm receio de fazer compras e transações online devido ao medo de terem seus dados invadidos.


Mas uma coisa é certa, mesmo tendo esse receio, por parte dos consumidores brasileiros, a tendência é que seja cada vez maior o faturamento dos negócios online. A prova disso é a ascensão dos Ecommerces brasileiros nos últimos anos.

O que mostram os Grandes E-commerces?

O que os grandes e-commerces ensinam para vender mais

De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2020, o faturamento dos E-commerces brasileiros devem ultrapassar os R$ 100 milhões de reais, representando um crescimento de 18% em relação ao ano de 2019.


Segundo o Presidente da ABComm, Maurício Salvador, 135 mil lojas online estarão ativas até o final deste ano, sendo, na sua maioria, pequenas e médias empresas (PMEs).


Em um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em 2018, é possível perceber o crescimento de grandes marcas dentro do Ecommerce no Brasil


A SBVC divulgou um ranking com as 50 maiores empresas de Ecommerces do país e, dentre elas, as três primeiras classificadas são:


  1. B2W Digital: que representa as lojas Submarino, Shoptime, Americanas e Soubarato, o grupo está em primeiro lugar, tendo um faturamento de R$ 8,7 bilhões de reais ao todo 
  2. Via Varejo: representando as lojas Casas Bahia, Ponto Frio e Móveis Bartira, a marca apresentou um faturamento de R$ 4,9 Bilhões de reais.
  3. Magazine Luiza: como uma das grandes promissoras dos próximos anos no mercado eletrônico, a Magalu representou um faturamento de R$ 4,3 Bilhões de reais 


Agora, ao falarmos em em E-commerces a nível mundial, temos grandes representantes que fazem deste mercado um dos mais ascendentes da próxima década, como:

  1. Amazon: grande líder do mercado mundial, a marca representou um faturamento líquido de US$ 117,9 Bilhões em vendas 
  2. Alibaba Holding Group: com origem na China, hoje atende mais de 200 países, com um faturamento médio de US$ 30,7 Bilhões.
  3. Ebay: umas das grandes plataformas do mercado. Mesmo mantendo seu índice de crescimento linear, a marca representou um faturamento de US$ 2,6 Bilhões em vendas online.

O que os grandes e-commerces ensinam para vender mais

Listamos abaixo os pontos estratégicos e essenciais para o sucesso dessas grandes marcas que citamos, como Magazine Luiza e Amazon, por exemplo. 


Vamos apresentar o que os grandes e-commerces utilizam para aumentar a produtividade, otimizar o tempo e vender mais todos os dias. 


No âmbito no qual estamos vivendo, a velocidade de atualizações de sistemas, novos softwares e plataformas são quase que cotidianas. Ter o conhecimento do que há de novo no mercado e saber quais são as tendências do setor é obrigação de todo gestor se o propósito é sair na frente dos seus concorrentes, sobretudo quando falamos em questões de tecnologia e inovação.


Conhecer esses detalhes fará com que você consiga elaborar novas estratégias de marketing e vendas, se tornando, dessa maneira, referência para os seus consumidores e gerando ainda mais valor para a sua marca.

Planejamento e Logística

O que os grandes e-commerces ensinam para vender mais

Estamos vivendo uma era imediatista, onde os consumidores não esperam mais. Por este motivo, entregar o quanto antes o seu produto será uma ótima maneira de ganhar pontos com os seus clientes.


Entregar uma mercadoria quase de forma instantânea se tornou um diferencial competitivo. E, com a forte tendência dos pedidos por aplicativos, em um futuro próximo, será inaceitável entregas com mais de 5 ou 7 dias.


Você deve fazer um plano de logística e de escala para fazer com que as suas estratégias de growth a curto, médio e longo prazo tenham resultados.

Jornada e experiência do consumidor

Para que o seu e-commerce se destaque em vender mais, você precisa de clientes comprando. E, para que eles comprem, eles precisam ter ótimas experiências durante toda jornada de consumo.


Nossa recomendação para que isso aconteça é que você pense constantemente em alguns pontos, como: 


Investir em estratégias de marketing digital

Construir excelentes estratégias de marketing digital são pontos essenciais para o seu E-commerce se tornar um sucesso em vendas. 


Sem tráfego dentro do seu site (pessoas navegando por seu e-commerce), menos chances você terá de vender para elas. Além disso, é necessário que você engaje essas pessoas e retenha as mesmas por mais tempo comprando de você.


Dessa forma, é importante que você saiba investir em canais que irão te trazer ótimo retorno.

Terceirização de Logística

O que os grandes e-commerces ensinam para vender mais

A logística terceirizada consiste na contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.


É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).


Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.



Até a próxima!

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