Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

O que eu preciso para melhorar a gestão de e-commerce? Dicas e exemplos

17.9.2019 14:31

Diariamente são criadas milhares de novas lojas virtuais. Atraídos pela possibilidade de ter seu próprio negócio, empreendedores apostam suas fichas no e-commerce por diversos motivos – entre eles a facilidade e variedade de ferramentas de gestão disponíveis. 

Porém, se não houver dedicação e estratégia no negócio, dificilmente a loja virtual vai para frente. Alguns pontos são fundamentais para definir a gestão de e-commerce e começar a vender.

Dicas para melhorar a gestão de e-commerce

Nicho de Mercado  Grandes varejistas dominam o mercado, pois compram grandes volumes e negociam o melhor preço. Pequenos e médios e-commerces se diferenciam quando atendem a um nicho específico.  

Dica: Antes de montar a loja virtual, valide se o nicho é promissor. Pesquise interesse do público-alvo, concorrentes e tendências de negócios em sites como o trendwatching.com.  

Exemplo: O My Chia Seeds é um site só com variedades de sementes de chia. Altamente direcionado e único para seu público.  

melhorar a gestão de e-commerce

Planejamento  Objetivos definidos são a base de uma boa gestão. Planeje as metas e escolha as estratégias para alcançá-las.   

Dica: Use como base um modelo de planejamento já existente, como o canvas do Sebrae.  

Exemplo: O case da Boo.com – loja virtual criada em 2.000 para vender roupas esportivas conquistou milhões de dólares de investidores e fechou em menos de um ano, pois a empresa não sabia responder perguntas tão básicas como “Quantos visitantes você espera no seu site?” e “Qual taxa de conversão quer atingir?”.   

Operação e logística  Não basta vender. Tem que entregar. E a operação logística é parte fundamental da gestão de uma boa loja virtual.  

Dica: Planeje sua operação logística antes de começar a vender. Terceirizar é uma boa alternativa para garantir que o processo será feito por especialistas, além de permitir que o foco da gestão fique nas vendas. Se o e-commerce ainda é muito pequeno, defina a terceirização da logística como meta de crescimento.  

Exemplo: O executivo Brandon Dupski, especialista em comércio digital e fundador do Sell2All, uma das dez maiores contas de venda do eBay, manteve uma operação interna de logística por anos, e quando contratou um operador sentiu a diferença. “A melhor coisa que eu fiz para o meu negócio foi terceirizar a logística para um operador especializado. Transportar caixas e colar etiquetas de envio não vão te dar lucro e um operador faz isso mais rápido, de forma mais econômica e com mais eficiência do que você jamais possa fazer“, avalia Dupski.

melhorar a gestão de e-commerce

Marketing  A chave do marketing é tornar a empresa conhecida para seu público-alvo. Há inúmeras estratégias para conquistar visitantes, mas é fundamental contar com um plano de execução bem definido.  

Dica: Invista na conquista de leads qualificados. Dessa forma, a empresa cria um ativo de marketing, conhece seu público-alvo e tem uma forma efetiva de relacionamento com o cliente.   

Exemplo: Um e-commerce americano de chás detox conseguiu 30 mil e-mails de leads qualificados em 3 meses, aumentando em 15% suas vendas, simplesmente instalando em seu site um pop-up que oferecia 10% de desconto para quem cadastrasse seu e-mail. Veja o case completo aqui

Sobre o Pier8 - logística para E-commerce

Com um time de profissionais especializados na operação de Packing, o Pier8 define com o cliente a forma de proteção dos seus produtos, além dos processos de entrada serem via WMS. Tudo para garantir a satisfação total do seu cliente. Venha nos conhecer!

Leia mais: Como o fulfillment vai otimizar seu e-commerce: descubra já!
Categorias

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert