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26
10
2021

O que esperar da Logística do Futuro?

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Confira as postagens sobre Logística 4.0 aqui na Pier8!

A logística do futuro está estritamente relacionada aos avanços tecnológicos, aliás, têm gerado impactos positivos nos mais variados setores da economia. 

Na logística, as transformações observadas na cadeia de suprimentos são bons exemplos disso.

Por consequência, a logística do futuro é uma das pautas mais discutidas entre gestores. 

Baseada no big data, na automação e no direcionamento das operações a partir de métricas precisas: avaliação dos hábitos e padrões de consumo do mercado.

A transformação digital na logística, acelerada pela pandemia, indica que as empresas precisam buscar novos caminhos para se adaptarem e atuarem de maneira inovadora, competitiva e compatível, pelo menos se quiserem cumprir com as demandas do mercado moderno. 

Nesse sentido, as principais tarefas dos gestores exigem o acompanhamento de tendências, novas tecnologias e metodologias na logística.

Acompanhe neste artigo as expectativas da Logística do Futuro

Boa leitura!

Expectativas da Logística do Futuro

A logística é responsável por auxiliar no planejamento das melhores estratégias para entregar mercadoria, controlar o estoque, armazenar e cumprir o prazo do produto a ser entregue, de modo seguro. 

A logística do futuro envolve considerar todas as mudanças trazidas com a pandemia, uma dessas urgência foi digitalizar os processos para melhores tomadas de decisão e evitar falhas. Uma plataforma logística com alta tecnologia, por exemplo, possui maior relevância no desempenho das vendas online. Afinal, é exatamente o correto controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto, que tornam a relação de uma indústria bem avaliada por consumidores modernos. 

Considera-se também que, os consumidores modernos estão cada vez mais ávidos por resultados rápidos. A preocupação em torno da satisfação do cliente aumentou ainda mais. Uma das grandes questões no setor logístico é se todos estão preparados para suprir as necessidades logísticas de suas vendas. Realmente, esta é a grande dúvida. 

Sabemos que atualmente, o consumidor, além de estar atento à entrega dos seus pedidos, também se preocupa com o estado que a encomenda chegou até à sua residência e sem dúvidas o tempo, ou seja, quantos dias levou para sair da empresa enviada. 

A automação logística possibilita que sistemas de gestão e outras ferramentas que fazem com que os processos sejam executados de maneira automática. E assim, elimina-se — ou diminui-se de forma considerável— a necessidade de trabalhos e controles manuais.

Confira alguns tópicos do que podemos esperar da Logística do Futuro: 

1. Monitoramento do processo logístico

Com o uso de sistemas como o TMS (ferramenta de controle no gerenciamento de transporte) é possível monitorar informações sobre o frete, rastreamento de mercadorias, planejamento das rotas entre outras tarefas relacionadas aos processos de logística. Este recurso, além de melhorar a qualidade do serviço, pode exterminar com os erros na gestão da cadeia de suprimentos.

2. Entrega antecipada

Essa é uma das formas mais requisitadas. A proposta é acelerar o processo de entrega do produto ao cliente, aumentando ainda mais o seu nível de satisfação e potencial de fidelização. 

Se tratando de entrega antecipada, antes mesmo de o consumidor efetuar a compra, o produto já sai do estoque, antecipando todo o processo logístico.

Mas para que essa estratégia funcione, é necessário que a empresa tenha um dossiê de todas as compras e de pesquisas dos seus clientes. Assim, poderá agir preditivamente, antecipando ações de forma segura e altamente eficaz.

3. Soluções last mile

Outro fator da logística do futuro são as soluções “last mile” — ou última milha, em português. Basicamente, esse conceito tem o objetivo de solucionar os problemas enfrentados na última etapa de entrega de um produto ao cliente.

Como nos grandes centros existem várias limitações e restrições especiais e de circulação, muitas empresas enfrentam os desafios de uma logística de transporte ágil e eficiente.

A melhor opção para encarar esses desafios é contar com os serviços de uma transportadora que adote as entregas last mile, garantindo que o produto chegue mais rapidamente ao consumidor.

4. Entrega por drones

Outra tendência bem interessante para a logística do futuro é a utilização dos drones nas entregas realizadas em curtas distâncias. Aderir às aeronaves elétricas tende a ser cada dia mais viável, à medida que os equipamentos vão sendo atualizados e têm a sua autonomia de voo e capacidade de carga aumentada.

A entrega por drones, é um futuro não tão distante, e pode ser uma das principais soluções das transportadoras para contornar a dificuldade de locomoção dentro das grandes cidades, em razão do trânsito intenso, além de ser uma alternativa mais econômica, uma vez que depende menos da interferência humana.

5. Logística reversa

Embora não seja uma novidade, a logística reversa vem se modificando nos últimos, exigindo ainda mais eficiência por parte das empresas. Por esse motivo, ela também se apresenta como uma tendência forte para a logística do futuro.

A logística reversa engloba não somente as trocas de produtos defeituosos, mas também os processos de retorno de embalagens e resíduos provenientes das atividades comerciais de indústrias, por exemplo.

Então, seja para garantir agilidade de devolução de mercadoria, seja para atuar em conformidade com as questões ambientais, é imprescindível buscar por empresas que desenvolvam esse tipo de metodologia.

6. Logística Verde

Sustentabilidade tem sido uma pauta recorrente dentro dos negócios da atualidade. Toda a preocupação com os temas ambientais colocam o conceito de logística verde em grande evidência.

Com essa questão em alta, torna-se imprescindível que as empresas invistam em estratégias que fortaleçam esse mote internamente e busquem por parceiros que também o sigam. 

Não se trata apenas da logística reversa, o uso de embalagens ecologicamente corretas, a redução do desperdício, o fomento ao desenvolvimento local e a contratação de transportadoras que tenham veículos com recursos para diminuição da emissão de gases são algumas das práticas fundamentais para cumprir a logística verde.

7. Redução de custos

A partir de um melhor aproveitamento de estoque, sistemas de gerenciamento e equipamentos que eliminam o esforço físico, é possível ter uma redução de custos operacionais considerável, o que permite que a empresa faça uma boa economia.

8. Oportunidades em áreas estratégicas

Apesar da tecnologia dispensar alguns serviços operacionais, antes realizados por colaboradores, a automação logística é capaz de gerar mais oportunidades aos funcionários nas áreas com funções mais estratégicas como: pesquisa, desenvolvimento de produtos e gestão de equipes.

9. Segurança para o colaborador

Os recursos que permitam a automação logística de armazéns e em outras atividades operacionais são capazes de garantir mais segurança para as pessoas, pois reduzem de forma significativa os riscos físicos associados às tarefas que exponham os empregados às lesões.

10. Monitoramento de desempenho

Os sistemas de avaliação de desempenho e competências possibilitam que a liderança de cada área identifique a queda de produtividade e as falhas em alguns processos gerenciais, administrativos e operacionais. 

E mais que isso, os supervisores e o RH contam com este tipo de tecnologia para o suporte na tomada de decisão para demissões e promoções dos funcionários.

11. Integração dos processos

O uso de ferramentas que auxiliem na automação logística garante a integração nos processos, permitindo que o fluxo das atividades seja otimizado de modo mais rápido e eficiente. Além desses benefícios, a interligação dos processos contribui para que gestores tenham uma visão sistêmica dos processos para a tomada de decisões.

12. Controle de estoques

O uso de softwares de gestão de estoque na cadeia de suprimentos torna possível controlar com maior precisão as entradas e saídas de insumos, dessa forma, garante que a disponibilidade dos itens acompanhe a demanda para a comercialização, evitando possíveis faltas e também desperdícios.

13. Maior índice de produtividade

Recursos tecnológicos, como sistemas de gerenciamento nos processos e ferramentas de automatização logística, possibilitam o alcance de maiores índices de produtividade e qualidade. Este ponto é crucial na capacidade de atender grandes demandas e atingir metas desafiadoras.

14. Fidelização dos clientes

Empresas que consigam trabalhar com mais eficiência nos processos poderá direcionar seus esforços no que é de fato mais importante para o negócio, ou seja, o cliente.

O ganho de tempo para estudar as necessidades e desejos de seus consumidores possibilita que as empresas façam pesquisas de desenvolvimento de produtos e serviços, garantindo assim a melhoria na qualidade das mercadorias e consequentemente na experiência de seus consumidores.

15. Plataforma logística com alta tecnologia 

Um trabalho que envolve profissionais com amplo conhecimento interno de negócios é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele. A plataforma logística está em uma das novas tendências do mercado, afinal, supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque

Dessa forma, uma empresa de logística é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadorias, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog e receba mais dicas sobre tendências na logística

Se quer fazer parte da logística do futuro, faça parcerias com empresas que estão alinhadas a essas mudanças. A Pier 8 é uma dessas empresas que vai ajudar você em todo processo logístico. 



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O que esperar da Logística do Futuro?

A logística do futuro está estritamente relacionada aos avanços tecnológicos, aliás, têm gerado impactos positivos nos mais variados setores da economia. 

Na logística, as transformações observadas na cadeia de suprimentos são bons exemplos disso.

Por consequência, a logística do futuro é uma das pautas mais discutidas entre gestores. 

Baseada no big data, na automação e no direcionamento das operações a partir de métricas precisas: avaliação dos hábitos e padrões de consumo do mercado.

A transformação digital na logística, acelerada pela pandemia, indica que as empresas precisam buscar novos caminhos para se adaptarem e atuarem de maneira inovadora, competitiva e compatível, pelo menos se quiserem cumprir com as demandas do mercado moderno. 

Nesse sentido, as principais tarefas dos gestores exigem o acompanhamento de tendências, novas tecnologias e metodologias na logística.

Acompanhe neste artigo as expectativas da Logística do Futuro

Boa leitura!

Expectativas da Logística do Futuro

A logística é responsável por auxiliar no planejamento das melhores estratégias para entregar mercadoria, controlar o estoque, armazenar e cumprir o prazo do produto a ser entregue, de modo seguro. 

A logística do futuro envolve considerar todas as mudanças trazidas com a pandemia, uma dessas urgência foi digitalizar os processos para melhores tomadas de decisão e evitar falhas. Uma plataforma logística com alta tecnologia, por exemplo, possui maior relevância no desempenho das vendas online. Afinal, é exatamente o correto controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto, que tornam a relação de uma indústria bem avaliada por consumidores modernos. 

Considera-se também que, os consumidores modernos estão cada vez mais ávidos por resultados rápidos. A preocupação em torno da satisfação do cliente aumentou ainda mais. Uma das grandes questões no setor logístico é se todos estão preparados para suprir as necessidades logísticas de suas vendas. Realmente, esta é a grande dúvida. 

Sabemos que atualmente, o consumidor, além de estar atento à entrega dos seus pedidos, também se preocupa com o estado que a encomenda chegou até à sua residência e sem dúvidas o tempo, ou seja, quantos dias levou para sair da empresa enviada. 

A automação logística possibilita que sistemas de gestão e outras ferramentas que fazem com que os processos sejam executados de maneira automática. E assim, elimina-se — ou diminui-se de forma considerável— a necessidade de trabalhos e controles manuais.

Confira alguns tópicos do que podemos esperar da Logística do Futuro: 

1. Monitoramento do processo logístico

Com o uso de sistemas como o TMS (ferramenta de controle no gerenciamento de transporte) é possível monitorar informações sobre o frete, rastreamento de mercadorias, planejamento das rotas entre outras tarefas relacionadas aos processos de logística. Este recurso, além de melhorar a qualidade do serviço, pode exterminar com os erros na gestão da cadeia de suprimentos.

2. Entrega antecipada

Essa é uma das formas mais requisitadas. A proposta é acelerar o processo de entrega do produto ao cliente, aumentando ainda mais o seu nível de satisfação e potencial de fidelização. 

Se tratando de entrega antecipada, antes mesmo de o consumidor efetuar a compra, o produto já sai do estoque, antecipando todo o processo logístico.

Mas para que essa estratégia funcione, é necessário que a empresa tenha um dossiê de todas as compras e de pesquisas dos seus clientes. Assim, poderá agir preditivamente, antecipando ações de forma segura e altamente eficaz.

3. Soluções last mile

Outro fator da logística do futuro são as soluções “last mile” — ou última milha, em português. Basicamente, esse conceito tem o objetivo de solucionar os problemas enfrentados na última etapa de entrega de um produto ao cliente.

Como nos grandes centros existem várias limitações e restrições especiais e de circulação, muitas empresas enfrentam os desafios de uma logística de transporte ágil e eficiente.

A melhor opção para encarar esses desafios é contar com os serviços de uma transportadora que adote as entregas last mile, garantindo que o produto chegue mais rapidamente ao consumidor.

4. Entrega por drones

Outra tendência bem interessante para a logística do futuro é a utilização dos drones nas entregas realizadas em curtas distâncias. Aderir às aeronaves elétricas tende a ser cada dia mais viável, à medida que os equipamentos vão sendo atualizados e têm a sua autonomia de voo e capacidade de carga aumentada.

A entrega por drones, é um futuro não tão distante, e pode ser uma das principais soluções das transportadoras para contornar a dificuldade de locomoção dentro das grandes cidades, em razão do trânsito intenso, além de ser uma alternativa mais econômica, uma vez que depende menos da interferência humana.

5. Logística reversa

Embora não seja uma novidade, a logística reversa vem se modificando nos últimos, exigindo ainda mais eficiência por parte das empresas. Por esse motivo, ela também se apresenta como uma tendência forte para a logística do futuro.

A logística reversa engloba não somente as trocas de produtos defeituosos, mas também os processos de retorno de embalagens e resíduos provenientes das atividades comerciais de indústrias, por exemplo.

Então, seja para garantir agilidade de devolução de mercadoria, seja para atuar em conformidade com as questões ambientais, é imprescindível buscar por empresas que desenvolvam esse tipo de metodologia.

6. Logística Verde

Sustentabilidade tem sido uma pauta recorrente dentro dos negócios da atualidade. Toda a preocupação com os temas ambientais colocam o conceito de logística verde em grande evidência.

Com essa questão em alta, torna-se imprescindível que as empresas invistam em estratégias que fortaleçam esse mote internamente e busquem por parceiros que também o sigam. 

Não se trata apenas da logística reversa, o uso de embalagens ecologicamente corretas, a redução do desperdício, o fomento ao desenvolvimento local e a contratação de transportadoras que tenham veículos com recursos para diminuição da emissão de gases são algumas das práticas fundamentais para cumprir a logística verde.

7. Redução de custos

A partir de um melhor aproveitamento de estoque, sistemas de gerenciamento e equipamentos que eliminam o esforço físico, é possível ter uma redução de custos operacionais considerável, o que permite que a empresa faça uma boa economia.

8. Oportunidades em áreas estratégicas

Apesar da tecnologia dispensar alguns serviços operacionais, antes realizados por colaboradores, a automação logística é capaz de gerar mais oportunidades aos funcionários nas áreas com funções mais estratégicas como: pesquisa, desenvolvimento de produtos e gestão de equipes.

9. Segurança para o colaborador

Os recursos que permitam a automação logística de armazéns e em outras atividades operacionais são capazes de garantir mais segurança para as pessoas, pois reduzem de forma significativa os riscos físicos associados às tarefas que exponham os empregados às lesões.

10. Monitoramento de desempenho

Os sistemas de avaliação de desempenho e competências possibilitam que a liderança de cada área identifique a queda de produtividade e as falhas em alguns processos gerenciais, administrativos e operacionais. 

E mais que isso, os supervisores e o RH contam com este tipo de tecnologia para o suporte na tomada de decisão para demissões e promoções dos funcionários.

11. Integração dos processos

O uso de ferramentas que auxiliem na automação logística garante a integração nos processos, permitindo que o fluxo das atividades seja otimizado de modo mais rápido e eficiente. Além desses benefícios, a interligação dos processos contribui para que gestores tenham uma visão sistêmica dos processos para a tomada de decisões.

12. Controle de estoques

O uso de softwares de gestão de estoque na cadeia de suprimentos torna possível controlar com maior precisão as entradas e saídas de insumos, dessa forma, garante que a disponibilidade dos itens acompanhe a demanda para a comercialização, evitando possíveis faltas e também desperdícios.

13. Maior índice de produtividade

Recursos tecnológicos, como sistemas de gerenciamento nos processos e ferramentas de automatização logística, possibilitam o alcance de maiores índices de produtividade e qualidade. Este ponto é crucial na capacidade de atender grandes demandas e atingir metas desafiadoras.

14. Fidelização dos clientes

Empresas que consigam trabalhar com mais eficiência nos processos poderá direcionar seus esforços no que é de fato mais importante para o negócio, ou seja, o cliente.

O ganho de tempo para estudar as necessidades e desejos de seus consumidores possibilita que as empresas façam pesquisas de desenvolvimento de produtos e serviços, garantindo assim a melhoria na qualidade das mercadorias e consequentemente na experiência de seus consumidores.

15. Plataforma logística com alta tecnologia 

Um trabalho que envolve profissionais com amplo conhecimento interno de negócios é uma das vantagens mais importantes para o crescimento dele. A plataforma logística está em uma das novas tendências do mercado, afinal, supre todas necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque

Dessa forma, uma empresa de logística é responsável por todos os processos de armazenagem, separação, controle das mercadorias, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, você ganha mais segurança, assim como seu cliente. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

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