Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
20
12
2020

O que é WMS: você está preparado para essa conversa?

Tag
logística

Estamos no momento de compreender exatamente o que é WMS na logística, para assim não encontrar dificuldades na hora de organizar e gerenciar processos relacionados ao estoque. Se seu negócio não está por dentro dessas soluções, que unem tecnologia e logística, é a hora de reverter essa situação. Afinal, os processos logísticos estão centralmente alinhados com os recursos tecnológicos. Implementar WMS pode proporcionar um ganho de agilidade nas operações logísticas, que consequentemente reflete em melhor atendimento (experiência do consumidor) e ganho financeiro. Dessa maneira, um sistema WMS pode ser um grande aliado para indústrias e empresas que querem superar a concorrência e atingir um novo patamar no mercado.

O que é WMS: quais são as funcionalidades na Logística 

O mundo cada vez mais digital faz a gente se consagrar na era da automatização. Estudos apontam que muitas empresas já estão inseridas nessa dinâmica, e hoje têm soluções diversificadas nos setores internos da indústria e/ou empresa. 

Não seria por menos, os consumidores mudaram seu comportamento nos últimos anos. Por exemplo, há pessoas que desistem de compras quando o tempo de entrega é muito longo. Essa situação traz à tona uma realidade incontestável: não basta ter um produto de qualidade, o tempo de entrega é um diferencial a ser considerado. 

Em meio a tudo isso, ter à sua disposição ferramentas para otimizar os processos logísticos é o que irá gerar melhor desempenho nas atividades desenvolvidas, sobretudo na nova era em que é essencial prestar um serviço mais ágil e de qualidade, e assim manter-se na concorrência.

A partir da ideia de que é preciso ‘’segurar’’ as demandas do novo mercado, o Warehouse Management System, ou simplesmente WMS, que em português significa Sistema de Gerenciamento de Armazém, surge para contemplar visionários. 

Qual a função do WMS (Warehouse Management System) na logística?

O WMS nada mais é que um sistema de logística que integra a cadeia de suprimentos (SCM – Supply Chain Management), e seu principal objetivo é o gerenciamento e a automatização de todos os processos logísticos que ocorrem em um armazém ou centro de distribuição.

Com isso, houve uma revolução nos setores que demandam logística eficiente. Se antes o controle era feito manualmente, a partir dessa solução o próprio software assume total controle do estoque, desde o momento da chegada de um produto, até a etapa de expedição. O resultado? Diminuição de falhas nos processos logísticos e redução de custos, mas a lista não para por aí, além disso:

  • Otimização do tempo gasto;
  • Organização de todos os processos internos;
  • Controle da entrada e saída de produtos;
  • Planejamento de recursos;
  • Melhoria na comunicação;
  • Controle e abastecimento da linha de produção;

O sistema WMS na logística se conecta a um banco de dados, ali são registrados toda e qualquer movimentação que acontece dentro do armazém, tudo é mediado a partir do uso de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos. Algumas atividades realizadas pelo software, capaz de reduzir falhas importantes na logística:

  • Registra entrada e saída de mercadorias;
  • Atualizar o inventário com informações gerais sobre os produtos, como data de validade, peso, dimensões e número de lote;
  • Impulsiona a organização do estoque, com base na demanda, otimizando o espaço disponível;
  • Fornece relatórios atualizados sobre o status dos produtos no armazém.

Tecnologia Logística é o presente e futuro. Atente-se, os negócios de sucesso no mundo moderno se beneficiam de alguma tecnologia, isso é um fato. O mercado está evoluindo cada vez mais depressa, e é possível elevar a operação logística a novos patamares.

Profissionais dessa área têm repertório, e por isso tendem a orientar empresas no caminho certo para ganhar destaque frente à concorrência, e isso certamente vai trazer benefícios no dia a dia empresarial, como segurança na informação, possibilidade de rastreamento, e muitos outros benefícios.

O envolvimento da TI (Tecnologia da Informação) e de seus profissionais com a logística, a elevaram a um outro patamar, no lugar de que o pensamento estratégico unido à análise de dados e estatísticas proporciona às empresas uma visão muito ampla dos processos, tornando a gestão muito mais eficiente e econômica. 

Pier 8: sistema WMS aliado à logística

A Pier 8 é responsável por potencializar os processos logísticos, pois valoriza o trabalho de profissionais com amplo conhecimento interno sobre negócios. Aliando tecnologia e logística é possível chegar mais longe. 

A plataforma logística supre todas as necessidades do setor em armazenagem e gestão de estoque

Dessa forma, uma plataforma é responsável pelos processos de armazenagem, separação, controle das mercadorias, entrada e saída, além do monitoramento até a chegada na casa do cliente. Todos nós sabemos que este é um processo que demanda um trabalho de análise e experiência. Quando há uma empresa responsável por isso, é possível ganhar mais segurança, assim como o consumidor final sente-se mais seguro. O melhor é que o contratante consegue acompanhar tudo em tempo real. 

Principais vantagens da plataforma logística da Pier 8:

  • Poder de negociação oriundo dos grandes volumes de carga, que podem gerar acordos vantajosos para o prestador de serviços;
  • Utilização das áreas próprias da plataforma logística para estoque, diminuindo assim  assim o espaço necessário na própria planta do cliente;
  • Alcance maior na cadeia de distribuição, a possibilidade de realização de transporte multimodal/intermodal, o que contribui para a diminuição dos custos logísticos, assim como no balanceamento da matriz de transportes;
  • Proximidade de estruturas de apoio e a possibilidade de exploração de inúmeras alternativas no âmbito de terceiras partes que estão envolvidas no serviço
  • Geração imediata de empregos na região de operação da plataforma logística.

A Pier 8 tem soluções em logística a partir de tecnologias consistentes, como o sistema WMS. Entre em contato conosco!


Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?