Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

O que é um Profissional de Suprimentos?

29.1.2020 12:14

Quando o assunto é talentos, podemos dizer que temos vivido um período de escassez.  Isso tem sido um dos principais problemas vividos pelas organizações empresariais, o que tem levado à intensificação da competição global entre empresas, em resposta à crescente necessidade de capital humano para gerenciar os inúmeros desafios, que, sobretudo, os países emergentes, como o Brasil, experimentam no processo de desenvolvimento.

O capital humano que é destacado acima, além de outras atribuições, será de grande importância no desenvolvimento de inovações, que irão alimentar a competitividade e impulsionar a economia daqueles que ainda estão na trajetória de crescimento. Entretanto, países em desenvolvimento vêm encontrando dificuldades para obter profissionais qualificados para a manutenção do fluxo de suprimentos dos projetos que estão em processo de conclusão.

Dois fatores importantes, a realidade e a necessidade do mercado globalizado, nos contextos interno e externo das organizações, dinamizam um novo momento e perfil de atuação. O que indica que não existe espaço para o profissional de suprimentos do passado, retrógrado, isolado em um processo repetitivo, no qual o procedimento cotidiano consiste em eternas cotações, ocupando uma posição sem destaque e decisão na organização, em que sua posição não aparecia nos organogramas das empresas, confundindo-se, muitas vezes, com outras áreas administrativas ou até mesmo de materiais.

Leia também: Aprenda como escolher um Parceiro Logístico

Qual o perfil adequado de um Profissional de Suprimentos

No passado, o setor de suprimentos era tido como uma área de suporte e seus líderes eram meros provedores de informações e de posições acerca de aquisições/contratações realizadas e outras atividades inerentes ao setor, reportando essas informações aos superiores hierárquicos, com pouca ou nenhuma incidência na rentabilidade da empresa, a preocupação era com os descontos, tempos de processamento de ordens de compras e prazos de entrega.

Nesse sentido, o perfil do profissional de suprimentos que o mercado necessita mudou, as características que eram super valorizadas em outros tempos foram reconfiguradas em relação às atuais, o agente de suprimentos tem de estar preparado para atender e entender o mercado, em busca de soluções criativas e inovadoras, mantendo-se sempre atualizado e disposto a desafios, mudanças e adequações.

perfil de um profissional de suprimentos - pier8

As competências em negociação e gestão dos fornecedores são exemplos de habilidades únicas e desenvolvidas para cada empresa, tornando de valor único e distinto o talento, que possui as competências mencionadas, contribuindo para a aquisição de vantagens competitivas.

Podemos dizer que grande parte das posições das empresas, as competências requeridas para o desempenho das posições existentes estão voltadas exclusivamente à educação elementar, porém, para desempenhar as atividades típicas de um Departamento de Suprimentos, o profissional deve conhecer as práticas de gestão modernas, que são revestidas de tecnologia, e ter habilidade de empregá-las, de acordo com  as diferentes situações de aquisição de bens e serviços, com competência para lidar com os fornecedores, capacidade de análise, habilidade de agir alinhado com a estratégia da organização, trabalhar em condições adversas, estar apto a enfrentar dificuldades e conviver com complexidades, motivado e com facilidade de se adaptar a diferentes situações. 

É importante que essa visão e experiência profissional leve ao envolvimento de diversas áreas e especialidades, a que são requeridos dos profissionais de suprimentos conhecimentos de áreas como Administração, Economia, Jurídica, Finanças, Legislação Tributária e Relações Internacionais, demandando que esteja focado sobre toda a cadeia e ciclo dos suprimentos, além de conhecer profundamente o negócio da organização, devendo ser proativo, estratégico, planejador e negociador, o que demanda grande preparo e capacitação.

  • Desenvolvimento de habilidades analíticas e quantitativas para a aplicação em equalização de propostas;
  • Cálculo de juros;
  • Análise de TCO e valor presente líquido, que fazem parte desse contexto;
  • Conhecimento de aspectos tributários e fiscais, afinal, no Brasil, essa temática pode trazer muitas oportunidades ou riscos. Em diversos casos, a viabilização de acordos com fornecedores, ou até mesmo, desenvolvimento de novos negócios passa por encontrar benefícios fiscais legítimos.

Outro ponto importante, entretanto, muitas vezes negligenciado ou usado em excesso, de maneira flácida, é a importância dos profissionais de suprimentos saberem vender suas qualidades e resultados auferidos.Os profissionais de suprimentos precisam e devem praticar a mercantilização, vender a sua empresa para os fornecedores e a si mesmos para a sua liderança e seus pares, vender as suas ideias e seu valor. 

No entanto, para que isso seja concretizado precisam desenvolver habilidades de comunicação, oratória, objetividade e concisão, e ter familiaridade com ferramentas de tecnologia de uso corporativo, como planilhas, editores de texto e de apresentações.

Além do que já destacamos acima, é fundamental para o profissional de suprimentos ser ético, apesar de rudimentar, é conveniente destacar a legitimidade do aspecto ético na atuação do profissional de suprimentos.

A ética é um princípio que precisa nortear a conduta de todos os profissionais, principalmente, no que tange à função suprimentos, devendo pautar as suas carreiras e atitudes sob os alicerces da lisura ética. Ética não confere diferencial competitivo, tampouco fornece certificado de honradez para o mercado, trata-se de um valor que tem de ser internalizado e permeado por toda a organização.

Analisando pelo prisma da adição de valor, da minha trajetória profissional, tenho límpido que os profissionais de suprimentos estratégicos precisam adicionar valor diretamente ao negócio. Como fazer isso? Aumentando o valor econômico do negócio, tradicionalmente reduzindo o custo total, trazendo inovação e vantagem competitiva, por meio do relacionamento com os fornecedores, reduzindo o risco operacional e empresarial, e garantindo o abastecimento de insumos e serviços.

Não deixe de ler: 5 motivos que comprovam que Terceirizar Logística é otimizar e-commerce

Para finalizar este conteúdo, outro ponto de destaque está em torno do profissional de suprimentos estratégico conhecer sobre gestão de categorias, de modo a entender com profundidade todas as particularidades das categorias inerentes ao seu escopo de suprimentos, para que então consiga delinear estratégias capazes de desdobrar em redução de custos, e melhor com a maximização da produtividade.

Terceirização de Logística com a Pier 8

Algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8:

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.



  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.


Leia mais: Como funciona o cálculo de ICMS sobre frete sem segredos!


Destacamos o que faz um profissional de suprimentos, além disso, finalizamos o conteúdo com algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de suprimentos ainda mais eficaz!

Continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu negócio! 

Até a próxima!



Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert