Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

O que é Same day delivery, seu novo aliado estratégico!

24.9.2019 13:43

O mundo dos negócios está em contínua mudança, e rapidamente, sobretudo no que se refere aos e-commerces. Por isso, é tarefa dos empreendedores utilizarem os melhores recursos à sua disposição e implementar bons sistemas, com o objetivo de manter seu potencial de vendas.

O same day delivery trata-se de uma dessas ferramentas que vem crescendo e ganhando mais espaço no mercado. Continue essa leitura e saiba mais! 

Leia também: Guia Definitivo: Logística para E-Commerce

O que significa Same Day Delivery?

Essa expressão é inglesa e significa “entrega no mesmo dia”, e revela toda a mobilidade que está profunda ao mundo dos negócios. Ter conhecimento de que compras serão entregues no mesmo dia satisfaz ainda mais o cliente, que gosta de atendimento imediato e personalizado, sobretudo nesta era informacional em que tudo é rápido.

Apesar de sua importância, o same day delivery ainda não é muito conhecido e praticado no Brasil. Porém, existem grandes lojas que fazem uso dele, como Magazine Luiza, Livraria Saraiva e Netshoes. As internacionais importantes que se apropriaram deste recurso são Walmart, Amazon e eBay, entre muitas outras.

Vantagens do same day delivery para o consumidor

As vantagens do same day delivery são inquestionáveis para o consumidor, afinal, integra a possibilidade de escolha e preço atrativo ao receber rápido o produto e na comodidade do lar.

Na internet, esse método de entrega implica em maior número de clientes satisfeitos, sobretudo aqueles que fazem compras com urgência. Vamos a algumas vantagens! 

1ª vantagem do Same Day Delivery: Não depender exclusivamente dos Correios para receber o produto

Qualquer método escolhido para a processo de distribuição possui suas particularidades e empecilhos. Empresas de transporte de cargas podem enfrentar desafios expressivos como a ocorrência de furtos e roubos nas estradas, más condições da malha viária brasileira e altos custos incididos sobre as operações.

Os correios, por exemplo, que realizam a distribuição da grande maioria dos itens adquiridos pela Internet, hora ou outra podem apresentar problemas. Ter o conhecimento de que o recebimento do seu produto não depende desses serviços que, na maior parte dos casos, atrasam pelos mesmos motivos, é uma grande vantagem.

Importante: Não erre na hora de escolher a melhor empresa de Fulfillment!

2ª vantagem do Same Day Delivery: Possibilidade de funcionamento do e-commerce fora do horário comercial

O cliente não necessita que as lojas estejam abertas para adquirir um produto, comodidade disponível somente em e-commerces.

Com o same day delivery, esse processo, mesmo que seja menos ágil que a retirada imediata, ocorre no mesmo dia, assim, o consumidor pode se programar melhor e realizar a compra em qualquer horário do seu cotidiano, desde que esteja dentro da programação de distribuição da empresa.

3ª vantagem do Same Day Delivery: Acesso a opinião de outros consumidores

Quando o assunto são as plataformas digitais, é muito mais fácil obter um feedback sobre os produtos, conhecer clientes que já experimentaram, atestam a qualidade dos itens e estão dispostos a compartilhar sua experiência com os outros. Isso é um fato. 

Dessa forma, é mais fácil encontrar um produto com as mesmas características e qualidades que são desejadas, além do cliente ter mais opções de fornecedores e as ferramentas de busca disponíveis que facilitam todo esse processo de consumo.

Reconhecer o valor intrínseco no processo de compra às vezes depende da disponibilidade dos produtos para os clientes. Tratando do same day delivery esse processo é facilitado, afinal, a disponibilidade é quase imediata.

Não deixe de ler: 7 Dicas para Evitar Problemas com Entrega de Mercadorias
same day delivery, seu novo aliado estratégico

Vantagens do same day delivery para as empresas

Para as empresas que tornam esse serviço disponível, muitas vantagens podem ser ditas, como:

  • potencial ampliado de fidelização e captação de clientes;
  • diferencial no comércio eletrônico a nível nacional;
  • maior valor agregado ao nome da empresa;
  • contato mais estreito e rápido com o consumidor;
  • mais feedbacks positivos;
  • serviço mais caro e, mesmo diante disso, mais procurado.


Saiba que a estratégia do same day delivery está caminhando para sua máxima expansão, sendo que o consumidor já está demonstrando grande interesse pelo serviço de logística.

Diante disso: 

Como implementar o same day delivery?

Para programar esse sistema, as empresas devem considerar algumas questões:

  • ter exemplares dos itens em vários pontos da cidade ou manter a proximidade com fornecedores, centros de distribuição e centros de maior demanda a fim de reduzir custos de transporte;
  • facilitar um maior número de entregas no mesmo dia e facilitar o processo despacho;
  • efetivar parcerias com empresas de transporte especializadas para garantir agilidade nas entregas;
  • investir em softwares para controle de rotas e de custos e outras ferramentas que agilizam os processos na cadeia de suprimentos;
  • garantir eficiência em todas as fases da cadeia logística, sobretudo as de picking e packing;
  • informar para o consumidor os horários limite em que as compras devem ser finalizadas para que possam ser entregues no mesmo dia.


Para finalizar este conteúdo, o same day delivery é uma grande aposta e será uma grande tendência e garantia de competitividade quando grande parte das empresas estiverem devidamente preparadas para então disponibilizá-lo. 

Se antecipe e garanta o pioneirismo para fidelizar o quanto antes os clientes que valorizam experiências de consumo.


Até a próxima!


Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert