O planejamento de rotas de entrega é uma etapa muito importante, e diante disso jamais pode ser negligenciada. Atender aos prazos de entrega, principalmente se tratando dos novos consumidores, é essencial para qualquer tipo de empresa, isso porque, tem impacto direto na satisfação dos clientes, sobretudo quando falamos de uma empresa de entrega rápida! E sem dúvidas, para além disso, organizar rotas de entrega é muito importante para qualquer tipo de empresa.
É possível fazer sua rota de entrega até mesmo pelo Google Maps, entretanto há muitos fatores que você precisa considerar para uma roteirização de entrega efetiva, que irá gerar redução de custos e um aumento da produtividade em suas operações.
Acompanhe abaixo alguns passos fundamentais sobre como fazer roteirização de entregas de fato eficiente para o seu negócio.
Tenha conhecimento sobre as distâncias, faça os cálculos, explore possibilidades de caminhos diferentes. A ideia é identificar a rota de entrega mais efetiva e, no entanto, para isso, diversos fatores — que vamos perpassar a seguir — precisam ser considerados.
Algumas perguntas precisam ser respondidas para que a roteirização de entrega seja eficiente, por exemplo: as ruas por onde o veículo irá passar são muito movimentadas? Em casos que há engarrafamentos ou trânsito lento, o tempo de deslocamento poderá ser maior.
Há situações que pode até valer a pena optar por caminhos mais longos, porém menos movimentados, a fim de agilizar o percurso, mesmo percorrendo uma distância maior. Sempre irá valer a pena testar e calcular.
Ainda nessa questão, é essencial estar atento para as condições da via. Ruas esburacadas aumentam as chances de deteriorar veículo, o que leva a custos com manutenção, além de prejudicar a rentabilidade da operação. Frente a isso, dê preferência por ruas em melhores condições.
Você sabe quanto um veículo faz por litro de combustível? A resposta para essa pergunta é essencial ao fazer roteirização de entregas, afinal, você precisa estimar os custos que terá em cada rota, além de ser necessário para calcular o custo de entrega.
Faça uma avaliação de quanto combustível o veículo gasta no percurso roteirizado, custos de pedágio, assim como o nível de desgaste de componentes como pneus e pastilhas de freio. Além disso, estime a periodicidade ideal para a manutenção da frota e quanto isso irá custar no fim das contas.
Lembre-se: tanto a distância do percurso quanto o nível de tráfego e as condições das vias têm impacto direto nesses gastos.
Entendendo o funcionamento da roteirização de entregas e colocando seu planejamento em prática, será possível coletar dados mais precisos, otimizando assim ainda mais os resultados de sua roteirização.
Fazer uma análise da sua demanda é fundamental para concretizar a roteirização de entregas. Diante disso, vale refletir:
São questões que podem ser simples, entretanto são essenciais para uma roteirização de entregas eficiente. Por exemplo, há lugares que possuem restrição de horários para receber entregas, e aí você precisa estar atento a isso.
Lembre-se: que o cumprimento dos prazos é muito importante para a satisfação do cliente, ainda mais quando falamos de uma empresa de entrega rápida. Um bom desempenho é vital para conferir uma boa imagem para o seu negócio.
A definição do melhor percurso é o grande objetivo de uma roteirização de entregas, mas como fazer isso? Tendo em mãos o estudo e análise de todos os pontos mencionados anteriormente.
A sugestão aqui é agrupar os pontos de parada respeitando a sua proximidade e iniciar as entregas pelo mais distante. Dessa maneira, você viabiliza um maior número de entregas em um menor espaço de tempo, otimizando a rentabilidade da operação.
A terceirização de logística trata-se da contratação de uma (ou mais) empresas parceiras, que serão responsáveis pela execução de determinadas rotinas do seu negócio.
É comum que essa prática seja adotada em rotinas de distribuição (realizada por transportadoras), ou mais ampla, compreendendo também as áreas de recebimento, estoque e expedição (realizada por operadores logísticos).
Para que ela seja adotada, é necessário contar com parceiros de negócio que possuem valores semelhantes e que, sobretudo, firmam compromisso com o objetivo da sua empresa. Portanto, é uma relação que vai muito além de fornecer serviços. Nesse sentido, ela busca aprimorar os resultados, por meio da contribuição com conhecimento de mercado, tecnologia e ativos. O custo da logística terceirizada é um investimento, pois seu objetivo principal, ter um negócio de sucesso, estará sendo projetado.
Algumas das vantagens da logística terceirizada para e-commerce com a Pier 8:
Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.
Essas são somente algumas das vantagens que a logística terceirizada proporciona. Entre em contato conosco, nosso orçamento é o melhor do mercado!