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O que é Marketplace e quais são as vantagens desse segmento para shopping center?

22.7.2019 12:18

Não é novidade para ninguém que os consumidores estão cada vez mais adeptos às compras em sites. Hoje existem muito mais vantagens em comprar online do que em lojas físicas. Dados do 37º Webshoppers, elaborado pela Ebit, apontam que o segmento de marketplace de produtos usados, novos e artesanatos faturou R$ 73,4 bilhões nos últimos anos, um crescimento de 21,9%, em relação a 2016, quando o movimento foi de R$ 60,2 milhões.

O número de clientes fiéis desse segmento também mostra que o marketplace segue crescendo e vem se tornando um dos negócios mais populares do Brasil, pois 58% dos clientes realizaram pelo menos quatro compras nesse tipo de plataforma, em 2017.

Por isso que seguimos com esta máxima: os consumidores estão cada vez mais adeptos às compras em sites. Marketplaces estimam que as vendas vão empatar com o varejo físico em novas vendas realizadas durante todo o ano de 2019, com estimativa de movimentação de US$ 600 bilhões, esses dados foram extraídas da empresa americana de pesquisas Activate.

Sabemos também que as vendas online vão dobrar de tamanho entre 2018 e 2022, passando de US$ 3 trilhões para US$ 6 trilhões, e irá elevar o comércio digital de 12% do varejo para 20%. Neste conteúdo vamos tirar todas suas dúvidas sobre marketplace.

Leia também: Quer facilitar suas entregas de e-commerce? Esse conteúdo é seu!

O que é marketplace

O marketplace trata-se de uma espécie de shopping center virtual, no qual várias marcas e lojas deixam disponíveis seus produtos para compras online, você mesmo deve ter se deparado com isso em sites como Mercado Livre, OLX e Amazon. Mesmo que esse segmento esteja crescendo, a logística ainda é uma das grandes dificuldades desse setor, dados mostram que 50% dos pedidos online no Brasil sofrem problemas como danos e atraso na entrega.

Há uma novidade em torno de que o lojista de shopping center já possui um marketplace para chamar de seu, esta é a plataforma online On Stores.Esta iniciativa congrega em um só e-commerce mais de mil produtos de 300 lojas, residentes de sete shoppings, para proporcionar ao consumidor uma experiência unificada de compra.

Vantagens do Marketplace

Visibilidade

o que é marketplace

Não há dúvidas que esta é a maior vantagem do marketplace. Quanto maior a quantidade de visitas que o site possui, mais sólido será o público atingido. Dessa forma é eliminada a necessidade de investimento de tempo e dinheiro para a divulgação. O Mercado Livre é um exemplo disso,pois ele é acessado por milhões de usuários cotidianamente e é o maior site do segmento. Sabendo-se disso, uma vez que seu produto esteja na vitrine dos maiores e-commerces, maior a confiança dos clientes para comprá-lo, mesmo que a sua marca ainda seja novidade no mercado. Podemos dizer que o marketplace é a porta de entrada, e uma vez gerando confiança ao consumidor, ganha-se credibilidade no mercado.

O que fica subentendido é que todos os produtos são confiáveis e de ótima qualidade.

Custos e Retornos

Levando em conta que trata-se de uma plataforma com tantas marcas, os custos de publicidade acabam sendo reduzidos. No geral, você deverá negociar com o marketplace os valores acordados, pois ele fornece a vitrine para você expor seus produtos e ,como consequência, receber tráfego e visitação. Os investimentos em marketing, tecnologia e mídia, pelos quais o lojista dispensa nesse formato, a margem de lucro se torna ainda mais alta no marketplace, afinal, a grande maioria trabalha com porcentagens sobre lucros ou comissões sobre vendas.

Aumento das Vendas

O marketplace oferece uma grande oportunidade de vendas para as lojas. Sabe-se que os maiores, e principais, marketplaces brasileiros têm uma audiência elevada, que agrega em média, 40 milhões de potenciais compradores. Ao firmar uma parceira, trabalhar com essa plataforma, você amplia sua possibilidade de novos clientes realmente interessados no seu produto.

Leia mais:Como uma gestão logística impecável vai ajudar e muito seu e-commerce

SEO

De acordo com a WebPeak, empresa que oferece em um único lugar diferentes ferramentas de SEO, embora os buscadores estejam com a tecnologia sempre em evolução, como tudo o que envolve tecnologia, existem alguns elementos básicos que permaneceram inalterados desde os primeiros dias de SEO.

Para esclarecer:

Search Engine Optimization (SEO), que em português significa Otimização para Buscadores, faz referência a otimização de conteúdo para que ele apareça mais facilmente nas buscas feitas por usuários.

Quando você utiliza esse recurso de forma correta, seu site aparece com maior facilidade para quem interessa: o possível cliente.

Se tratando de SEO, seu produto irá aparecer em sites muito bem indexados e, consequentemente, terá uma referência para sua loja nele. Seu próprio e-commerce ganhará força no SEO, contribuindo indiretamente no ranqueamento de seu site, aumentando seus acessos e, consequentemente, suas vendas diretas.

Diversidade de Público e Crescimento do Negócio

Muitos novos usuários irão conhecer sua marca, trazendo um novo público para você, possibilitando a chegada de uma nova demanda, isso irá fazer com que ocorra o aumento do leque de produtos oferecidos pelo seu e-commerce.

A partir do aumento de visibilidade, de clientes e de faturamento, o marketplace irá possibilitar o crescimento do seu negócio. Dessa forma, terá novas oportunidades e ideais para atingir metas cada vez maiores, apostando em novos produtos, trazendo novos nichos para a loja, podendo destacar seu negócio ainda mais.

Para finalizar, é sempre fundamental estar atento às novidades do mundo digital. Não é novidade para ninguém que as pessoas estão cada vez mais por dentro da dinâmica online.

o que é marketplace

Se você tem uma loja virtual, ou pretende ter, saiba que em tempos digitais, de informação rápida e avanço tecnológico constante, ter estratégias e ações bem definidas faz toda diferença para seu negócio.

Espero que tenha gostado desse conteúdo, continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu negócio!

Até a próxima!  

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