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21
07
2021

O que é Marketing Logístico? Entenda a cadeia de suprimentos

Tag
logística

O ponto de partida é refletir como você estrutura a sua cadeia logística. Afinal, em um cenário competitivo e desafiador, o mais importante é girar os objetivos em torno da entrega dos produtos aos clientes finais, mesmo com limitações de cadeias de suprimentos ou na gestão de cobranças.

Grandes empresas têm conquistado êxito nesse processo quando adotam o conceito de marketing logístico. Dessa maneira, o marketing trabalha de forma integrada com a logística, assim, o foco é retirado da produtividade individual e converge todos os esforços em torno das necessidades dos clientes.

O que é Marketing Logístico?

O conceito de marketing logístico não é novidade no mercado, ele começou a ser empregado ainda na década de 50, no momento em que grandes empresas como a IBM e a General Foods incorporaram ao modelo de negócio a ideologia do marketing. A ideia era que as metas das suas organizações dependiam da demanda e desejos do seu público final.

Integrar esse pensamento com a logística veio com a capacidade que os processos logísticos têm de entregar serviço, através da distribuição de produtos para fornecedores, intermediários e consumidores finais, de forma ordenada.

Dessa maneira, enquanto o marketing gera e alimenta o desejo de consumir serviços, a logística é destinada a entregar tudo no tempo certo, sem falhas que acabem com a experiência do consumidor. A integração facilita a percepção de valor e produz ciclos fechados de venda. Por consequência, o cliente fica mais satisfeito, já que seu negócio consegue se destacar frente aos seus concorrentes.

Qual a importância do marketing logístico?

Disponibilizar o produto certo, na hora certa. A relação entre marketing e logística tem vínculos profundos com os atestados na teoria e na prática. Contudo, podemos resumi-lo dessa forma. 

Muito além de lucro, a geração de valor proporcionada pelo marketing logístico configura ao seu negócio valor agregado. Além disso, a integração do marketing com a logística pressupõe que você tenha a intenção de manter um nível de lucratividade crescente em longo prazo, não apenas por meio de ações pontuais.

Assim, todas as suas ações convergem para a satisfação do consumidor final, e por consequência são resultados mais consolidados e construídos de maneira sinérgica entre todos os setores da sua organização.

Quando a logística trabalha de maneira isolada, fica difícil entender muito bem qual o seu real impacto devido às variáveis, que não colaboram para isso. O consumidor não é o foco, e sim as metas: tanto de entrega quanto de custos operacionais ou de distribuição.

Na prática, é como se o seu trabalho ficasse literalmente no meio do caminho e, por conta disso, desconsiderasse a percepção do cliente final.

Quem pode aderir ao marketing logístico?

A grande vantagem do marketing logístico está diante de sua estrutura, por se tratar de um processo organizacional, que não requer custos adicionais, e sim um esforço para integrar essas duas áreas que, geralmente, trabalham de forma isolada dentro das organizações.

Diante disso, qualquer empresa do ramo de logística pode aderir a essa forma de trabalho, independentemente do tamanho ou dos recursos disponíveis.

O grande objetivo dos negócios é ter resultados constantes e crescentes, ou seja, funciona como o motor para dar início a integração do marketing com a logística

Como fazer a integração entre Marketing e Logística

Se chegou até aqui compreendeu muito bem a importância do marketing logístico dentro das empresas, e agora deve estar se perguntando como aplicar, certo? 

Para começar, faça uma consulta ao seu cliente. Esse contato pode ser feito por meio de e-mails, de formulários curtos no momento da entrega, de contatos telefônicos ou de outra forma que a sua empresa achar mais assertiva.

Fazendo as perguntas certas, é provável que o nível de satisfação com as entregas e a fidelidade que o seu consumidor tem para com a sua empresa aumente. Dessa forma, você pode focar em pontos mais fracos e alavancar os seus pontos fortes. 

O ideal é que tudo se transforme em um ciclo de movimentos conjuntos entre o marketing e logística, o objetivo é que trabalhem de maneira integrada para garantir a satisfação do consumidor e aumentar a lucratividade da sua empresa, principalmente em longo prazo.

Confira algumas ações importantes:

  • defina as necessidades do seu consumidor;
  • descubra a percepção que os clientes têm em relação aos serviços oferecidos pela sua empresa;
  • estruture prazos de distribuição e entrega de acordo com as necessidades do seu consumidor final;
  • repita o passo 2, consulte a percepção do seu consumidor a respeito do serviço da sua empresa;
  • com base nos seus processos estruturados, crie ou estimule novos desejos de consumo por meio do seu setor de marketing.

Principais desafios ao tentar aplicar o marketing logístico

Apesar de algumas coisas parecerem simples, podem não ser tão fáceis quanto parece. 

Na tentativa de associar o marketing com a logística, muitos gestores cometem o erro de propor metas diferentes para esses setores. No entanto, quando falamos em integração, também estamos falando no compartilhamento de metas e objetivos.

Isso significa que de nada vale propor a aplicação do marketing logístico se as suas equipes de marketing e de logística ainda trabalham de forma independente. 

Para que a união dos dois setores dê certo, é fundamental definir metas e objetivos em comum entre os dois setores. O principal deve ser a lucratividade.

O registro de um bom parceiro logístico preza pela qualidade do seu serviço final e entende que esse fator se constrói com a capacitação adequada de sua equipe, certificações necessárias e estrutura de qualidade para armazenar e zelar pelo produto de seus parceiros.

Conheça nossas soluções em logísticas alinhadas com tecnologia. Entre em contato conosco através do formulário, podemos tirar todas suas dúvidas! 


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logística

O que é Marketing Logístico? Entenda a cadeia de suprimentos

O ponto de partida é refletir como você estrutura a sua cadeia logística. Afinal, em um cenário competitivo e desafiador, o mais importante é girar os objetivos em torno da entrega dos produtos aos clientes finais, mesmo com limitações de cadeias de suprimentos ou na gestão de cobranças.

Grandes empresas têm conquistado êxito nesse processo quando adotam o conceito de marketing logístico. Dessa maneira, o marketing trabalha de forma integrada com a logística, assim, o foco é retirado da produtividade individual e converge todos os esforços em torno das necessidades dos clientes.

O que é Marketing Logístico?

O conceito de marketing logístico não é novidade no mercado, ele começou a ser empregado ainda na década de 50, no momento em que grandes empresas como a IBM e a General Foods incorporaram ao modelo de negócio a ideologia do marketing. A ideia era que as metas das suas organizações dependiam da demanda e desejos do seu público final.

Integrar esse pensamento com a logística veio com a capacidade que os processos logísticos têm de entregar serviço, através da distribuição de produtos para fornecedores, intermediários e consumidores finais, de forma ordenada.

Dessa maneira, enquanto o marketing gera e alimenta o desejo de consumir serviços, a logística é destinada a entregar tudo no tempo certo, sem falhas que acabem com a experiência do consumidor. A integração facilita a percepção de valor e produz ciclos fechados de venda. Por consequência, o cliente fica mais satisfeito, já que seu negócio consegue se destacar frente aos seus concorrentes.

Qual a importância do marketing logístico?

Disponibilizar o produto certo, na hora certa. A relação entre marketing e logística tem vínculos profundos com os atestados na teoria e na prática. Contudo, podemos resumi-lo dessa forma. 

Muito além de lucro, a geração de valor proporcionada pelo marketing logístico configura ao seu negócio valor agregado. Além disso, a integração do marketing com a logística pressupõe que você tenha a intenção de manter um nível de lucratividade crescente em longo prazo, não apenas por meio de ações pontuais.

Assim, todas as suas ações convergem para a satisfação do consumidor final, e por consequência são resultados mais consolidados e construídos de maneira sinérgica entre todos os setores da sua organização.

Quando a logística trabalha de maneira isolada, fica difícil entender muito bem qual o seu real impacto devido às variáveis, que não colaboram para isso. O consumidor não é o foco, e sim as metas: tanto de entrega quanto de custos operacionais ou de distribuição.

Na prática, é como se o seu trabalho ficasse literalmente no meio do caminho e, por conta disso, desconsiderasse a percepção do cliente final.

Quem pode aderir ao marketing logístico?

A grande vantagem do marketing logístico está diante de sua estrutura, por se tratar de um processo organizacional, que não requer custos adicionais, e sim um esforço para integrar essas duas áreas que, geralmente, trabalham de forma isolada dentro das organizações.

Diante disso, qualquer empresa do ramo de logística pode aderir a essa forma de trabalho, independentemente do tamanho ou dos recursos disponíveis.

O grande objetivo dos negócios é ter resultados constantes e crescentes, ou seja, funciona como o motor para dar início a integração do marketing com a logística

Como fazer a integração entre Marketing e Logística

Se chegou até aqui compreendeu muito bem a importância do marketing logístico dentro das empresas, e agora deve estar se perguntando como aplicar, certo? 

Para começar, faça uma consulta ao seu cliente. Esse contato pode ser feito por meio de e-mails, de formulários curtos no momento da entrega, de contatos telefônicos ou de outra forma que a sua empresa achar mais assertiva.

Fazendo as perguntas certas, é provável que o nível de satisfação com as entregas e a fidelidade que o seu consumidor tem para com a sua empresa aumente. Dessa forma, você pode focar em pontos mais fracos e alavancar os seus pontos fortes. 

O ideal é que tudo se transforme em um ciclo de movimentos conjuntos entre o marketing e logística, o objetivo é que trabalhem de maneira integrada para garantir a satisfação do consumidor e aumentar a lucratividade da sua empresa, principalmente em longo prazo.

Confira algumas ações importantes:

  • defina as necessidades do seu consumidor;
  • descubra a percepção que os clientes têm em relação aos serviços oferecidos pela sua empresa;
  • estruture prazos de distribuição e entrega de acordo com as necessidades do seu consumidor final;
  • repita o passo 2, consulte a percepção do seu consumidor a respeito do serviço da sua empresa;
  • com base nos seus processos estruturados, crie ou estimule novos desejos de consumo por meio do seu setor de marketing.

Principais desafios ao tentar aplicar o marketing logístico

Apesar de algumas coisas parecerem simples, podem não ser tão fáceis quanto parece. 

Na tentativa de associar o marketing com a logística, muitos gestores cometem o erro de propor metas diferentes para esses setores. No entanto, quando falamos em integração, também estamos falando no compartilhamento de metas e objetivos.

Isso significa que de nada vale propor a aplicação do marketing logístico se as suas equipes de marketing e de logística ainda trabalham de forma independente. 

Para que a união dos dois setores dê certo, é fundamental definir metas e objetivos em comum entre os dois setores. O principal deve ser a lucratividade.

O registro de um bom parceiro logístico preza pela qualidade do seu serviço final e entende que esse fator se constrói com a capacitação adequada de sua equipe, certificações necessárias e estrutura de qualidade para armazenar e zelar pelo produto de seus parceiros.

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