Inscreva-se e receba nossos artigos

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
03
06
2020

O que é Logística Verde?

logística
logística 4.0
logistica reversa

A indústria e comércio estão sempre investindo na tentativa de vender a cada ano mais, e produtos estão com a vida útil cada vez mais curta, infelizmente, nesse contexto, quem mais sofre é o meio ambiente. 


Para amenizar os danos ambientais que ocorrem devido ao consumismo à natureza, surgiu o conceito de logística verde, trata-se de um processo que busca dar a destinação correta à esíduos de bens de consumo.

O que é Logística Verde e qual a sua importância?

O que é Logística Verde?

Neste momento, a preocupação da sociedade com o meio ambiente torna a logística verde ainda mais importante dado o que são as empresas. Trata-se da área da logística que se preocupa com os impactos ambientais das atividades sobre o entorno, tanto das pessoas quanto do ambiente em que está inserido.


Essa preocupação que uma empresa tem com o meio ambiente pode atrair frutos. Pois, além de ajudar a sociedade, tende a atrair mais consumidores. Entretanto, lembre-se:

é preciso ficar atento quanto às reais práticas, e não somente ao que as empresas alegam. Algumas empresas gastam muito em marketing para expor sua condição sustentável e a prática beira ao resultado zero. 


Segundo especialista em solução logística, há  questões importantes a serem monitoradas pelas empresas que buscar por adotar melhores práticas de gestão ambiental. Entre elas, estão a vida média dos pneus utilizados para transporte de cargas, a quilometragem por galão de combustível utilizado, o total de aproveitamento de espaço de carga pelos veículos e metas de redução de resíduos de embalagens.

Logística verde x Logística reversa

O que é Logística Verde?

Há uma confusão bastante comum em nomenclatura quando o assunto é logística. Afinal, logística verde e logística reversa são a mesma coisa? A resposta é não. 


Apesar do fato de que possuem aspectos semelhantes, e ambas sejam norteadas pela preocupação com o meio ambiente, há alguns aspectos próprios da logística verde que a diferenciam da logística reversa.


Algo em comum é que ambas prezam pela reciclagem, pela remanufatura e por questões como embalagens reutilizáveis. Entretanto, se por um lado a logística reversa se encarrega da devolução dos produtos e do retorno comercial por parte das empresas, que obedece ao conceito “do berço à cova”, a logística verde possui aspectos mais amplos, como a preocupação com a redução de embalagens e do impacto ambiental das indústrias.


Essa é a parte da logística que tem como objetivo central cuidar do impacto ambiental gerado cadeia produtiva. É essencial frisar que a logística reversa é uma parte integrante da logística verde, e não a mesma coisa. 

A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio. Entre em contato conosco, estamos ansiosos por sua parceria logística. 


Não deixe de acompanhar nosso blog e receber mais dicas para seu negócio.


Até a próxima! 

Inscreva-se e receba nossos artigos!

Tem alguma dúvida sobre Logística para E-Commerce?