O comércio eletrônico está crescendo velozmente. Impulsionados pelas melhores práticas de logística, os varejistas têm uma oportunidade incrível de aumentar a lucratividade e reduzir o gasto de envio, simultaneamente. Você tem o que é preciso para se destacar no mercado? Entenda exatamente o que é logística e o que fazer para melhorar a sua!
Logística é o planejamento, execução e controle do transporte e armazenagem de bens dentro de um sistema projetado para atingir objetivos específicos. No contexto de um comércio eletrônico, a logística é responsável por garantir que os itens certos estejam no lugar certo, na hora certa. Muitas vezes, este termo aparece ao lado de “gestão da cadeia de suprimentos”. Isto acontece porque o papel da gestão de logística é garantir que o planejamento, a implementação e o controle deste fluxo ocorra da forma mais eficiente e econômica possível. No entanto, existem alguns desafios no caminho...
Embora o conceito básico de logística seja bastante simples, sua execução está se tornando cada vez mais complexa. As funções de manuseio de materiais, transporte, gerenciamento de estoque, embalagem e armazenamento estão se tornando mais técnicas e, além disso, todas elas precisam ser integradas em um único esforço coordenado. Além de entender o que é logística dentro da realidade do seu negócio, os desafios são:
Logística é, talvez, o estágio de um negócio de comércio eletrônico quando toda a operação digital é transformada em uma plataforma de entrega off-line. E aí que surge o desafio: assumir essa tarefa sozinho ou contratar uma solução de logística?
Cuidar da própria logística pode sair mais caro. Mesmo que você decida realizar a logística por conta própria, é preciso criar um processo completo de gerenciamento para as suas operações.
Ninguém gosta de esperar para receber encomendas, o que dirá recebê-las atrasadas. A única solução plausível é ajudar os seus clientes, oferecendo opções de datas e horários de entrega precisos. Assim, você poderá melhorar a satisfação do cliente e impulsionar as vendas on-line rapidamente! Isso significa disponibilizar mais recursos (tempo e dinheiro) para realizar algo que você nem tem certeza que vai dar certo. Para uma pequena área geográfica o processo pode ser fácil de realizar, mas o verdadeiro desafio reside no caso de uma ampla área de envio ou entregas internacionais.
Embora ninguém possa realmente determinar o que a logística reserva para o mundo do e-commerce, as principais tendências indicam um horizonte repleto de tecnologia, serviços hiperconectados e ganhos de eficiência. As oportunidades de crescimento e sucesso nunca foram tão altas. Algumas das principais tendências incluem:
Entender as tendências da logística de comércio eletrônico pode ajudá-lo a posicionar sua marca para ter sucesso, melhorando a lucratividade e a escalabilidade ao mesmo tempo. Ao combinar produtos de qualidade com entregas eficientes, as suas chances de sucesso aumentam bastante! Será que a sua estratégia de logística está preparada essas novidades? Entre em contato com a Pier8 e conheça as nossas soluções. Até a próxima!