Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

O que é logística? Quais são as melhores práticas para melhorar minha logística?

22.7.2019 11:56

O comércio eletrônico está crescendo velozmente. Impulsionados pelas melhores práticas de logística, os varejistas têm uma oportunidade incrível de aumentar a lucratividade e reduzir o gasto de envio, simultaneamente. Você tem o que é preciso para se destacar no mercado? Entenda exatamente o que é logística e o que fazer para melhorar a sua!

O que é logística?

Logística é o planejamento, execução e controle do transporte e armazenagem de bens dentro de um sistema projetado para atingir objetivos específicos. No contexto de um comércio eletrônico, a logística é responsável por garantir que os itens certos estejam no lugar certo, na hora certa. Muitas vezes, este termo aparece ao lado de “gestão da cadeia de suprimentos”. Isto acontece porque o papel da gestão de logística é garantir que o planejamento, a implementação e o controle deste fluxo ocorra da forma mais eficiente e econômica possível. No entanto, existem alguns desafios no caminho...

Principais desafios da Logística no E-commerce

o que é logística, logística

Embora o conceito básico de logística seja bastante simples, sua execução está se tornando cada vez mais complexa. As funções de manuseio de materiais, transporte, gerenciamento de estoque, embalagem e armazenamento estão se tornando mais técnicas e, além disso, todas elas precisam ser integradas em um único esforço coordenado. Além de entender o que é logística dentro da realidade do seu negócio, os desafios são:

  • Escolher um parceiro de logística

Logística é, talvez, o estágio de um negócio de comércio eletrônico quando toda a operação digital é transformada em uma plataforma de entrega off-line. E aí que surge o desafio: assumir essa tarefa sozinho ou contratar uma solução de logística?

  • Lidar com despesas extras

Cuidar da própria logística pode sair mais caro. Mesmo que você decida realizar a logística por conta própria, é preciso criar um processo completo de gerenciamento para as suas operações.

  • Entregar os produtos no prazo

Ninguém gosta de esperar para receber encomendas, o que dirá recebê-las atrasadas. A única solução plausível é ajudar os seus clientes, oferecendo opções de datas e horários de entrega precisos. Assim, você poderá melhorar a satisfação do cliente e impulsionar as vendas on-line rapidamente! Isso significa disponibilizar mais recursos (tempo e dinheiro) para realizar algo que você nem tem certeza que vai dar certo. Para uma pequena área geográfica o processo pode ser fácil de realizar, mas o verdadeiro desafio reside no caso de uma ampla área de envio ou entregas internacionais.

Tendências de Logística: melhore suas operações com estas dicas

Embora ninguém possa realmente determinar o que a logística reserva para o mundo do e-commerce, as principais tendências indicam um horizonte repleto de tecnologia, serviços hiperconectados e ganhos de eficiência. As oportunidades de crescimento e sucesso nunca foram tão altas. Algumas das principais tendências incluem:

o que é logística, logística
  1. A automação dentro da cadeia de suprimentos permitirá que os comerciantes movimentem mais produtos a custos menores. Isto inclui o uso de drones e veículos sem motoristas para entregas, bem como robôs nos armazéns.
  2. Uso de fornecedores locais: Com o aumento do número de pedidos e a demanda por atendimento mais rápido, os comércios eletrônicos tendem a optar por parceiros locais.
  3. Incorporação de métodos de pagamento digital. Da mesma forma que as compras evoluíram no e-commerce, o modo como os consumidores pagam por elas também deve evoluir. Isso inclui o uso de criptomoedas e outros tipos de ativos digitais.
  4. Uso de Big Data para análise de comportamento de mercado. Compreender os comportamentos de mercado e os hábitos de compra dos consumidores através do uso de big data irá refinar ainda mais a estratégia de logística de e-commerce.
  5. Integração com assistentes inteligentes. Já pensou integrar suas experiências de compras com assistentes digitais pessoais, como a Siri ou a Alexa? O papel dos assistentes inteligentes continuará a aumentar para atender à demanda de comércio eletrônico.
  6. Plataformas SaaS ganham uma parcela maior do mercado. A capacidade de usar uma plataforma de software como serviço (SaaS) para melhorar a eficiência da logística e atender a mais pedidos se tornará mais crítica à medida que os varejistas buscarem novas maneiras de se manterem competitivos com os gigantes do mercado, como a Amazon.
  7. Blockchain substituirá sistemas de rastreamento de encomenda. Os varejistas devem considerar o uso da tecnologia blockchain para aprimorar os sistemas de rastreamento de produtos.
  8. Same day delivery: Os consumidores digitais querem receber suas encomendas para ontem. As entregas no mesmo dia já são realidade e a tendência é que as janelas de entrega aceitáveis diminuam.

Entender as tendências da logística de comércio eletrônico pode ajudá-lo a posicionar sua marca para ter sucesso, melhorando a lucratividade e a escalabilidade ao mesmo tempo. Ao combinar produtos de qualidade com entregas eficientes, as suas chances de sucesso aumentam bastante! Será que a sua estratégia de logística está preparada essas novidades? Entre em contato com a Pier8 e conheça as nossas soluções. Até a próxima!

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert