Logística trata-se do processo de planejamento da distribuição de um produto. Esse processo envolve diversas etapas que, quando bem executadas, positivam a percepção do cliente com relação à empresa.
Se não há uma boa logística, é provável que clientes fiquem insatisfeitos com a experiência de compra do seu Ecommerce e não vão recomendar para outros possíveis clientes em potencial.
Nesse sentido, você consegue enxergar a importância em otimizar o processo de entrega e oferecer uma boa experiência é capaz de aumentar a chance do seu cliente retornar para comprar mais, não é mesmo?
Um sistema de logística eficiente é aquele no qual o produto chega ao cliente no menor tempo possível, gerando assim o mínimo de gastos. Nesse sentido: mais rápido e mais barato. Essa é a missão de um gestor ou dono de negócios.
Simultaneamente a isso, esse também é o maior desafio. É um tema para o qual a busca por solução nunca chega ao fim, porque sempre há uma melhor forma de entregar para o cliente. E, quando encontra uma forma eficiente, é preciso também também alinhar isso aos custos cabíveis.
A Amazon é um bom exemplo aqui. Afinal, ela investe pesado em soluções logísticas para a empresa e que até companhias aéreas estão vendo neste mercado uma oportunidade de lucro.
Agora você já entender o que é a logística, então agora é o momento de conhecer as etapas que fazem ela funcionar bem. Lembre-se também que mesmo infoprodutos precisam de uma estratégia logística. Neste caso, ao invés de pensar em estoque físico, vale pensar em armazenamento, hospedagem, sistema de entrega, entre outros aspectos.
A logística do e-commerce se inicia com a compra dos produtos que serão vendidos. O vendedor busca os produtos que deseja vender – ou manda produzir produtos próprios -, faz a montagem do estoque e arca com os custos iniciais.
Essa etapa deve ser realizada com bastante cuidado, afinal, para manter o armazenamento abastecido, você precisa planejar e calcular a média de vendas que o seu negócio tem para repor o estoque quando necessário.
Quando o negócio estiver rolando, é algo que vai ter mais clareza. Dessa forma, poderá observar quais os produtos que mais vendem, os que menos vendem, o que atraem os clientes (produto estrela) e o que não pode faltar de maneira nenhuma.
Com os produtos em mãos, é o momento de pensar em armazenagem, ou seja, um local seguro e de fácil acesso. Isso vai fazer você economizar tempo, agilizando cada vez mais o processo de entrega.
É possível fazer o armazenamento dentro da sua própria casa – se você estiver começando, e é isso mesmo que indicamos -, empresa ou alugar outro espaço para guardar o estoque. Lembre-se: quanto mais acessível for o lugar, mais tempo você ganha.
Se você está começando no Ecommerce, é provável que seu estoque não tenha grande volume, dessa maneira é mais fácil de gerenciar a chegada e saída dos produtos.
Após organizar o armazenamento, você terá um estoque com todos os produtos prontos para serem entregues.
É importante pensar também no posicionamento dos pacotes dentro do estoque. Assim, pense que os produtos precisam estar bem posicionados para evitar perda e/ou desperdício dos produtos.
Dica: se você vende produtos sob demanda, é essencial garantir que toda a sua matéria-prima esteja no estoque. Ou seja: se você estiver pintando um quadro, não pode deixar faltar tinta e tela, não é mesmo? E assim por diante.
Ser parceiro de um bom fornecedor é fundamental, afinal, é necessário controlar a saída e entrada de produtos, além do abastecimento regular do estoque.
O fornecedor deve estar alinhado com o que está entrando e saindo no seu negócio, para então não haver desperdícios e questões do gênero, principalmente para não ficar com excedentes ou estoque parado, até porque poderia ter algo mais interessante ali.
Dessa forma, é importante entrar em contato com o fornecedor e pedir para ele não enviar mais produtos, no caso de situações como a de cima, pois você não tem espaço. Isso pode perturbar alguns fornecedores, porque vai acabar com a previsibilidade deles, entretanto, se tiverem um bom relacionamento, poderão entrar num acordo que trará benefícios para ambos os lados.
Além disso, o contato próximo com o fornecedor também é fundamental para alinhar data de entrega, conseguir melhores condições de pagamento, movimentação de produto, entre outras questões relacionados a esse ponto da logística.
É fundamental que os produtos estejam embalados corretamente para evitar qualquer imprevisto, como caixas rasgadas e objetos quebrados.
Pequenos e médios empresários costumam separar um espaço no escritório – ou a mesa de casa – para montar as embalagens. Você pode armazenar as caixas e sacolas desmontadas para ocupar menos espaço e só fazer a montagem quando for enviar o produto. Nessas horas, o recomendado é que você tenha dois ou três tipos de caixas com tamanhos diferentes, fita adesiva e papel específico para embalagem.
Se a o produto for pequeno e não preencher nenhuma das caixas que você tem, tenha por perto algo para preencher os espaços vazio (isopor, celofane picado, plástico bolha…). Isso é importante para evitar que o produto quebre durante o transporte.
Quando você for fazer a distribuição e entrega, é essencial levar em consideração desde a retirada do pacote do estoque até o caminho que o produto irá percorrer para chegar ao destino final.
Nesta etapa você precisa analisar questões como:
Lembre-se: se você utilizar o Correios ou outra transportadora terceirizada, como é de costume no Brasil nos últimos anos, salve o código de rastreio e faça o acompanhamento. Além disso, é sempre bom enviar esse código para o cliente, assim ele fica mais tranquilo sobre a entrega do produto e pode acompanhar. Não se esqueça que a experiência do cliente conta muito para o sucesso do seu negócio.
Muitas vezes, mesmo com uma logística de entrega eficaz e bons parceiros, alguns imprevistos podem acontecer. Por exemplo, seu cliente pode não ter recebido o que estava esperando e opte por devolver o produto.
É uma situação desconfortável, algo que acontece com frequência com produtos vendidos pela internet, além de ser um direito garantido por lei (o consumidor tem até 7 dias a partir da data de recebimento para devolver o produto, sem custos). Aqui, nesse sentido, sugerimos que você prepare para estas situações e tente ao máximo melhorar a experiência do cliente com a sua marca: é aqui que entra a Logística Reversa.
De maneira clara, a logística reversa uma um procedimento de devolução da mercadoria, sem complicações. Diversas transportadores fazem esse serviço sem custo para o cliente – inclusive os Correios. Nestes casos, quem arca com o valor da devolução é o vendedor.
Cumprir suas promessas e atender às necessidades dos clientes é fundamental para criar uma boa experiência de compra e fidelizá-los. Dessa forma, a logística está mais do que envolvida nisso.
A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio! Preencha o formulário, vamos bater um papo!
Logística trata-se do processo de planejamento da distribuição de um produto. Esse processo envolve diversas etapas que, quando bem executadas, positivam a percepção do cliente com relação à empresa.
Se não há uma boa logística, é provável que clientes fiquem insatisfeitos com a experiência de compra do seu Ecommerce e não vão recomendar para outros possíveis clientes em potencial.
Nesse sentido, você consegue enxergar a importância em otimizar o processo de entrega e oferecer uma boa experiência é capaz de aumentar a chance do seu cliente retornar para comprar mais, não é mesmo?
Um sistema de logística eficiente é aquele no qual o produto chega ao cliente no menor tempo possível, gerando assim o mínimo de gastos. Nesse sentido: mais rápido e mais barato. Essa é a missão de um gestor ou dono de negócios.
Simultaneamente a isso, esse também é o maior desafio. É um tema para o qual a busca por solução nunca chega ao fim, porque sempre há uma melhor forma de entregar para o cliente. E, quando encontra uma forma eficiente, é preciso também também alinhar isso aos custos cabíveis.
A Amazon é um bom exemplo aqui. Afinal, ela investe pesado em soluções logísticas para a empresa e que até companhias aéreas estão vendo neste mercado uma oportunidade de lucro.
Agora você já entender o que é a logística, então agora é o momento de conhecer as etapas que fazem ela funcionar bem. Lembre-se também que mesmo infoprodutos precisam de uma estratégia logística. Neste caso, ao invés de pensar em estoque físico, vale pensar em armazenamento, hospedagem, sistema de entrega, entre outros aspectos.
A logística do e-commerce se inicia com a compra dos produtos que serão vendidos. O vendedor busca os produtos que deseja vender – ou manda produzir produtos próprios -, faz a montagem do estoque e arca com os custos iniciais.
Essa etapa deve ser realizada com bastante cuidado, afinal, para manter o armazenamento abastecido, você precisa planejar e calcular a média de vendas que o seu negócio tem para repor o estoque quando necessário.
Quando o negócio estiver rolando, é algo que vai ter mais clareza. Dessa forma, poderá observar quais os produtos que mais vendem, os que menos vendem, o que atraem os clientes (produto estrela) e o que não pode faltar de maneira nenhuma.
Com os produtos em mãos, é o momento de pensar em armazenagem, ou seja, um local seguro e de fácil acesso. Isso vai fazer você economizar tempo, agilizando cada vez mais o processo de entrega.
É possível fazer o armazenamento dentro da sua própria casa – se você estiver começando, e é isso mesmo que indicamos -, empresa ou alugar outro espaço para guardar o estoque. Lembre-se: quanto mais acessível for o lugar, mais tempo você ganha.
Se você está começando no Ecommerce, é provável que seu estoque não tenha grande volume, dessa maneira é mais fácil de gerenciar a chegada e saída dos produtos.
Após organizar o armazenamento, você terá um estoque com todos os produtos prontos para serem entregues.
É importante pensar também no posicionamento dos pacotes dentro do estoque. Assim, pense que os produtos precisam estar bem posicionados para evitar perda e/ou desperdício dos produtos.
Dica: se você vende produtos sob demanda, é essencial garantir que toda a sua matéria-prima esteja no estoque. Ou seja: se você estiver pintando um quadro, não pode deixar faltar tinta e tela, não é mesmo? E assim por diante.
Ser parceiro de um bom fornecedor é fundamental, afinal, é necessário controlar a saída e entrada de produtos, além do abastecimento regular do estoque.
O fornecedor deve estar alinhado com o que está entrando e saindo no seu negócio, para então não haver desperdícios e questões do gênero, principalmente para não ficar com excedentes ou estoque parado, até porque poderia ter algo mais interessante ali.
Dessa forma, é importante entrar em contato com o fornecedor e pedir para ele não enviar mais produtos, no caso de situações como a de cima, pois você não tem espaço. Isso pode perturbar alguns fornecedores, porque vai acabar com a previsibilidade deles, entretanto, se tiverem um bom relacionamento, poderão entrar num acordo que trará benefícios para ambos os lados.
Além disso, o contato próximo com o fornecedor também é fundamental para alinhar data de entrega, conseguir melhores condições de pagamento, movimentação de produto, entre outras questões relacionados a esse ponto da logística.
É fundamental que os produtos estejam embalados corretamente para evitar qualquer imprevisto, como caixas rasgadas e objetos quebrados.
Pequenos e médios empresários costumam separar um espaço no escritório – ou a mesa de casa – para montar as embalagens. Você pode armazenar as caixas e sacolas desmontadas para ocupar menos espaço e só fazer a montagem quando for enviar o produto. Nessas horas, o recomendado é que você tenha dois ou três tipos de caixas com tamanhos diferentes, fita adesiva e papel específico para embalagem.
Se a o produto for pequeno e não preencher nenhuma das caixas que você tem, tenha por perto algo para preencher os espaços vazio (isopor, celofane picado, plástico bolha…). Isso é importante para evitar que o produto quebre durante o transporte.
Quando você for fazer a distribuição e entrega, é essencial levar em consideração desde a retirada do pacote do estoque até o caminho que o produto irá percorrer para chegar ao destino final.
Nesta etapa você precisa analisar questões como:
Lembre-se: se você utilizar o Correios ou outra transportadora terceirizada, como é de costume no Brasil nos últimos anos, salve o código de rastreio e faça o acompanhamento. Além disso, é sempre bom enviar esse código para o cliente, assim ele fica mais tranquilo sobre a entrega do produto e pode acompanhar. Não se esqueça que a experiência do cliente conta muito para o sucesso do seu negócio.
Muitas vezes, mesmo com uma logística de entrega eficaz e bons parceiros, alguns imprevistos podem acontecer. Por exemplo, seu cliente pode não ter recebido o que estava esperando e opte por devolver o produto.
É uma situação desconfortável, algo que acontece com frequência com produtos vendidos pela internet, além de ser um direito garantido por lei (o consumidor tem até 7 dias a partir da data de recebimento para devolver o produto, sem custos). Aqui, nesse sentido, sugerimos que você prepare para estas situações e tente ao máximo melhorar a experiência do cliente com a sua marca: é aqui que entra a Logística Reversa.
De maneira clara, a logística reversa uma um procedimento de devolução da mercadoria, sem complicações. Diversas transportadores fazem esse serviço sem custo para o cliente – inclusive os Correios. Nestes casos, quem arca com o valor da devolução é o vendedor.
Cumprir suas promessas e atender às necessidades dos clientes é fundamental para criar uma boa experiência de compra e fidelizá-los. Dessa forma, a logística está mais do que envolvida nisso.
A Pier 8 tem soluções em logística para seu negócio! Preencha o formulário, vamos bater um papo!