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20
09
2020

O que é lead time de entrega?

Tag
logística
logística para e-commerce
fulfillment

Em situações em que os clientes reclamam da demora em receber o produto, o problema pode estar no lead time de entrega. Afinal, o que é isso? 

O lead time, em tradução livre, significa tempo de espera. Nesse sentido, trata-se do intervalo de tempo que o cliente precisa aguardar entre o momento do pedido e o recebimento do produto. Há especialistas que denominam este intervalo como tempo de aprisionamento, ou ciclo de produção. Ele pode variar de acordo com o nicho que a sua empresa está, nível de complexidade de produção e personalização. Algumas empresas com maior valor agregado, alta personalização dos produtos e serviços costumam apresentar lead time de entrega e de produção maiores.

Mas veja, importante: não significa que possui ineficiência. Fique bem atento  ao avaliar o lead time da sua empresa. O ideal é traçar parâmetros de comparação baseados nas metas do seu planejamento estratégico. E, certamente, o lead time padrão de empresas do seu setor.

Nestas comparações, quanto menor o lead time, melhor. Sobretudo o lead time de entrega!

Lead Time: O que é lead time de entrega?

O que é lead time de entrega?

O consumidor moderno está acostumado a receber centenas de ofertas de produtos muito parecidos aos seus, vindos de todas as partes do Brasil (ou do mundo). A oferta é tão grande que ele passou a ser muito mais exigente do que há alguns anos.

O primeiro reflexo desse movimento foi reconhecido na melhoria contínua na qualidade dos produtos. Ok. E depois que tantas empresas se organizaram neste sentido? O que elas fizeram para chamar a atenção do consumidor e cativá-lo?

Exatamente… Melhorar os serviços!

Não à toa que hoje a experiência de compra é um dos principais indicadores de que uma empresa vai bem, ou seja, muito além do produto em si. O cliente avalia a forma como é tratado, agilidade no atendimento, preocupação da empresa em solucionar reclamações e entrega mais eficiente. E com as redes sociais e fóruns online servindo como tribunais, vale a pena dar uma atenção. 

Uma das formas mais inovadoras de competir no grande mercado é otimizar a sua entrega. Grandes empresas têm conseguido realizar same day delivery e se diferenciar. 

Leia também: O que Você Precisa Saber sobre Same Day Delivery

Mas como isso funciona? Confira agora!

Lead time de entrega pode ser considerado um indicador de desempenho logístico eficiente nesses tempos. Pensando que o setor de logística tem, hoje, funções extremamente robustas e complexas, para facilitar a análise, podemos fazer um cálculo do lead time de todo o processo, tal qual a definição, ou analisar etapas de maneira separada.

E para isso, podemos subdividir o lead time logístico para identificar mais facilmente onde estão os gargalos do seu ciclo de produção: 

Lead time de compras

O lead time de compras trata-se do tempo decorrido entre o pedido de compra dos insumos, emissão do pedido e disposição do material no local de uso. Ou seja, ele começa a contar a partir da hora em que você fecha a compra com o seu fornecedor e termina quando o produto está no local de uso cotidiano, após a entrega e armazenagem.

Lead time de produção

O que é lead time de entrega?

O lead time de produção trata-se do intervalo de tempo que os insumos entram em produção até o estado final do produto pronto para utilização. Independentemente de quantas etapas ele precisa para ser produzido.

Lead time de entrega

Agora sim. Lead time de entrega é o período que o produto pronto demora para chegar até o cliente final. Está incluído aqui:

A maioria dos clientes deixam de comprar com uma empresa ao perceberem o alto valor de frete, ou prazo acima do oferecido pelo concorrente. Isso significa que o lead time de entrega é tão essencial internamente, quanto externamente.

Fatores impactam diretamente o cálculo de lead time de entrega:

  • Fornecedor;
  • Burocracia (sobretudo em transações internacionais);
  • Frota;
  • Rota e
  • Colaboradores.

Fornecedores confiáveis irão garantir os prazos e níveis de serviço estipulados no SLA de entrega. A escolha correta da frota, tanto própria ou terceirizada, podem otimizar o transporte, ou gerar um gargalo no lead time de entrega. Da mesma forma o planejamento de rotas de entrega. E, por último mas não menos importante, a equipe envolvida no percurso precisa ser capacitada e treinada para cumprir com os prazos esperados.

A entrega no e-commerce deve ser umas das prioridades das empresas que almejam conquistar seus consumidores, além de, claro, desenvolverem um diferencial competitivo relevante diante do mercado virtual. Diante disso, reavalie suas estratégias logísticas e muito sucesso. 

Uma coisa é certa: as ambições do seu negócio e suas competências internas vão determinar o tipo de solução que deve ser buscada no mercado. O uso inteligente da tecnologia e operação logística são os principais motivos críticos de sucesso para o e-commerce.

A Pier8 pode ajudar você nessa etapa importante a partir das soluções em logísticas para e-commerce! Entre em contato conosco através do formulário , podemos tirar todas suas dúvidas! :)

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