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O que é KPI? Como, onde e quando usar? A gente te explica!

26.9.2019 9:59

Alguma vez você já pensou o que todas as estratégias de sucesso têm em comum? Na verdade é muito simples, elas acompanham constantemente a performance das ações.

Conforme pesquisa da Content Trends 2017, 78,1% das empresas que acompanham sua estratégia tendem a se considerar bem-sucedidas. Em empresas que não possuem essa o controle dessa documentação, a porcentagem cai para 25,2%. 

É através desse acompanhamento que é possível determinar o que está funcionando e o que não está. Em outras palavras, essa é a melhor maneira de analisar os resultados. Mas tem um porém, toda essa análise necessita de números!

Os números ainda são o melhor jeito de saber se os seus resultados estão em harmonia com as metas da sua estratégia de Marketing Digital e se o seu negócio está tendo o ROI desejado.

o que é kpi  e como usar

Para te ajudar a medir esses resultados, vamos apresentar os famosos KPIs para que você consiga alcançar os seus objetivos.

O que é KPI?

KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator, que traduzindo significa, Indicador-chave de Performance. Essa é uma maneira de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas está atendendo de forma eficaz aos objetivos propostos pela corporação.

Há uma infinidade de indicadores que podem ser mensurados. Estamos em uma era em que o fluxo de informação é constante e em um volume bem maior. O fator principal é saber escolher quais são os indicadores a serem medidos.

Para começar um KPI pode ser um número ou um percentual.

Se o seu interesse é medir quantas páginas um visitante viu dentro do seu blog criado exclusivamente para sua empresa durante uma visita, você poderá fazer os cálculos conforme as necessidades da sua empresa.

Qual a diferença entre KPI e Métrica?

É mais comum do que parece a confusão com essas duas formas de análise. KPIs não são o mesmo que métricas, entretanto, uma métrica pode se tornar um indicador-chave de performance. Bugou? Calma que nós explicamos!

Os KPIs são indicadores importantes para a sua empresa e o seu objetivo, por outro lado uma métrica é apenas algo a ser medido. Se em algum momento essa métrica se torna relevante para a sua estratégia, ela se torna um indicador-chave. 

O mais importante é saber o que pode auxiliar na tomada de decisão dentro do seu negócio. Esse é o primeiro passo básico para a escolha de qualquer KPI e é como uma métrica se torna um indicador.

Um indicador-chave de performance precisa ser de extrema importância para o negócio e direcionar você e os seus superiores a tomar decisões inteligentes.

Mas como escolher um bom KPI? Veremos isso a seguir.

Como escolher um bom KPI?

É necessário que KPI seja relevante para o seu objetivo. Caso você queira mais visitantes no seu blog, acompanhar toda jornada de compras do consumidor dentro do e-commerce este talvez não seja o momento ideal.

Os KPIs estão diretamente ligados aos objetivos do negócio por um motivo bem simples: são eles que medem a performance de cada um destes objetivos. 

Assim como o sol nasce todas as manhãs, indicadores errados mostram performances erradas. Dessa forma, você pode ter a impressão de que está indo de vento em poupa, mas na verdade não está — e vice-versa!

Para facilitar essa escolha, listamos 5 características de um bom KPI

1. Disponibilidade para ser mensurado

Pode até parecer óbvio, mas é a realidade, para definir um KPI principal ele precisa estar disponível, só assim é possível ser mensurado e analisado da forma correta. Um exemplo simples: você só pode quantificar leads após começar a gerá-los.

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2. Importância para a base do negócio

O KPI consegue identificar e mostrar a sua estratégia está gerando resultados e que o objetivo principal está sendo alcançado.

No caso do seu negócio crescer e vender mais, o KPI vai mostrar todas as informações de como você está realmente crescendo e vendendo mais.

3. Relevância

Um grande erro na escolha dos KPIs é optar por indicadores de vaidade, em outras palavras, números que não mostram nenhum resultado, mas que fazem a equipe de Marketing ficar feliz.

Indicadores primários como comentários, curtidas e compartilhamentos em redes sociais não apresentam resultados reais e com consistência, na verdade são superficialmente importantes. Mantenha o foco no que realmente vai direcionar o seu negócio ao sucesso!

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4. Ajudar em escolhas inteligentes

Dados e informações são o início concreto de boas escolhas. O seu indicador-chave de performance primário precisa te auxiliar na hora que precisar fazer escolhas inteligentes.

Não adianta nada ter um bom banco de dados se eles não forem a base para escolher o melhor caminho para o seu negócio.

5. Ter periodicidade

É necessário que o KPI seja medido constantemente, pois é esse acompanhamento que permite entender o que acontece dentro do seu negócio, o que não funciona e se o ROI é interessante.

Escolha KPIs que possam ser medidos periodicamente e que te direcione nos momentos de tomar decisões importantes em um tempo determinado. 

Gostou das dicas? Para ter acesso a mais conteúdos como este basta continuar nos acompanhando. 

Até a próxima!


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