Join Our Newsletter
  Corrija o(s) campo(s) assinalado(s) acima.

O que é Gestão de Riscos?

23.4.2020 16:01

Sabemos que toda a situação anda complicada a um tempo. E para agravar a situação, diversos países entraram em quarentena ou isolamento social voluntário, fechando também os portos e indústrias. Ao mesmo tempo, sabemos também que até alguns dias atrás, a China, um dos maiores exportadores de matéria-prima e produtos, estava completamente fechada.


Essas medidas foram tomadas também em outros países, que agora já soma muito mais do que Itália, Espanha, Portugal e Estados Unidos. 


Tudo para tentar desacelerar a disseminação do COVID-19.


Diante de todo esse cenário incerto, as pessoas estão segurando mais os gastos e investindo somente no que é necessário, como alimentação e saúde. Inclusive, um relatório da Google divulgado recentemente mostrou que esses dois setores estão em alta em todos os países afetados pelo vírus.


Mas os demais setores apresentam queda drástica. Estão nesses setores, a Moda e Decoração, dois dos segmentos que seguiam em crescimento acelerado no E-commerce.


O que traz como solução é a gestão de riscos em momentos de crise. A partir disso, você pode mapear os riscos que sua empresa, prever problemas e antecipar soluções. Ou, ao mesmo tempo que isso, criar formas de amenizar o impacto da crise na sua empresa.


Isso vale para qualquer período conturbado, ou seja, para esse momento é perfeito. Ao longo deste conteúdo, vamos te mostrar como fazer uma Gestão de Riscos em tempos de Crise. 


Vamos lá! 

O que é Gestão de Risco?

O que é Gestão de Riscos?

O próprio nome já diz quase tudo o que você precisa saber sobre gestão de risco


Basicamente, risco é tudo que for incerto e que, ao passar do tempo, pode causar impactos negativos no resultado final da sua empresa. Qualquer coisa que pode ameaçar o objetivo final é um risco.


E, tendo conhecimento desse risco, você pode criar uma estratégia para prevenir essa situação. Com base numa análise do panorama, você consegue ter uma ideia do impacto real dessa ameaça no seu E-commerce. Dessa forma, a partir dessa análise, você pode tomar as medidas cabíveis para neutralizar ou diminuir o impacto da ameaça nos seus resultados.

Não deixe de ler: O que é Torre de Controle Logístico?

Gestão de Crise x Gestão de riscos 

Apesar da semelhança dos conceitos, há diferença importante entre eles. 

Enquanto a gestão de risco é um processo no qual a empresa identifica os fatores que podem ser uma ameaça futura, por outro lado, a gestão de crise trabalha com soluções caso a crise de fato aconteça.


Ou seja: a gestão de risco é a parte da gestão de crise que traz o plano de ação para combater a crise. O gestor de crise – ou o dono do negócio – vai aplicar todos os procedimentos feitos com base na gestão de risco já planejada para controlar a crise. 


No final, a Gestão de Riscos e a Gestão de Crise acabam por se complementarem. O trabalho bem realizado de uma gestão de riscos facilita e muito o trabalho de controle de um gestor de crise


Vamos a um exemplo para ficar mais claro, a pandemia do Coronavírus (COVID-19), talvez, se antes de tudo tivéssemos observado o movimento da China e nos preparado, é provável que nada precisaria ser feito às pressas, no desespero que estamos presenciando, que é o cenário de grande parte das empresas hoje.


E mesmo que isso não tivesse sido feito, já passamos outros momento de crise econômica, como em 2010, quando começaram os reflexos da crise norte-americana no Brasil. Foi um momento bastante desafiador. 


Infelizmente, é provável que outras crises apareçam ao longo do tempo. O que só reafirma a necessidade de saber fazer boa gestão de riscos e de crise.


Se você tem um negócio, é muito importante que esteja preparado para enfrentar situações como essa, sejam elas de impacto mundial ou regional. Mas nós, da Pier 8, quero estar com você!

Pier 8, sua parceira logística em tempos de crise

O que é Gestão de Riscos?

Listamos algumas das vantagens de terceirizar a logística da sua loja virtual com a Pier 8 para superar obstáculos em tempos de crise. Veja só!

  • Diminuição nos custos de estoque;
  • Menos pessoas de sua equipe alocada;
  • Know-how do parceiro serviço de mais qualidade;
  • Redução no preço final do frete segurança prazos. 


Independentemente da operação, seja ela terceirizada ou interna, utilize essas dicas em seu processo de fulfillment. Essas estratégias irão te ajudar a reduzir custos e otimizar sua gestão na loja virtual.

  1. Picking & Packing: Todo o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência. No packing atendemos o que o seu produto precisar. 
  2. Transporte: Pelo grande volume de vendas feito por nossos clientes possuímos condições diferenciadas de frete para reduzir seus custos e do cliente final. 
  3. WMS: Temos parceria com diversas Plataformas de ERP, assim conseguimos integrar seus pedidos em nossa plataforma de forma simples e automatizada.
  4. Segurança: Seu produto na Pier8 é nossa responsabilidade. Trabalhamos somente com produtos com NF e Seguro. 
  5. 100% Online: Sua ferramenta de gestão é 100% online, onde você consegue acompanhar todas as etapas do seu processo.
Leia mais: Como funciona o cálculo de ICMS sobre frete sem segredos!

Essas são somente algumas das vantagens que a terceirização de logística proporciona para as empresas que estão envolvidas, porém os frutos gerados de uma boa parceria podem ir além dessa lista, contribuindo, inclusive, para uma gestão de cadeia de nutrição ainda mais eficaz!


Até a próxima!

Categorias

Conteúdos Relacionados

Tem alguma dúvida sobre logística?

fale com um expert